Cientistas transformam folha de espinafre em tecido cardíaco

Cientistas do Worcester Polytechnic Institute (WPI), em Massachusetts, nos EUA, descobriram uma maneira de usar estruturas de folhas de espinafre para regenerar tecidos cardíacos humanos.

O estudo foi publicado na Biomaterials, e descreve uma nova forma de criar sistemas vasculares, uma das grandes dificuldades da engenharia de tecidos. Outros cientistas já criaram grandes tecidos humanos em laboratório com impressoras em 3D, mas o grande desafio é desenvolver pequenos e delicados vasos sanguíneos, que são muito importantes para a saúde do tecido.

“A maior restrição para a engenharia de tecido é a falta de conexões vasculares. Sem esta rede, o tecido morre”, afirma o especialista Joshua Gershlack.

Uma das características da folha de espinafre é a rede de pequenas veias que levam água e nutrientes para as células. Com esta rede vegetal, foi possível replicar a forma com que o sangue se movimenta nas veias humanas.

Para tornar isto possível, foi necessário mergulhar as folhas de espinafre num tipo de detergente especial para remover todas as células vegetais das folhas, mantendo apenas as estruturas de celulose.

Joshua R. Gershlak

Decelularização da folha de espinafre

Decelularização da folha de espinafre

“A celulose é biocompatível e já foi utilizada em várias aplicações regenerativas médicas, como na engenharia de tecido de cartilagem, engenharia de ossos e cicatrização de ferimentos”, destacam os autores do estudo.

A equipa de cientistas mergulhou a estrutura da planta em células humanas para que o tecido humano pudesse crescer no apoio da folha de espinafre.

Assim, quando a folha se transforma num mini-coração, os especialistas enviam fluídos e corantes através das pequenas veias para mostrar como é que as células sanguíneas poderiam fluir neste sistema.

O objetivo final dos especialistas é conseguir substituir tecidos danificados em pacientes que sofreram um ataque cardíaco ou que têm problemas cardíacos que impedem a contração do coração.

Mas esta técnica não funciona exclusivamente em folhas de espinafre. A madeira, por exemplo, poderia ser usada para substituir ossos humanos.

“Temos ainda muito trabalho a fazer, mas por enquanto isto é muito promissor. Adaptar plantas abundantes que têm sido cultivadas há milhares de anos para usar na engenharia de tecidos pode solucionar vários problemas”, explica o cientista Glenn Gaudette.

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …