Cientistas testam implante que impede evolução do VIH

Intarcia Therapeutics Inc.

O implante que impede evolução do VIH é do tamanho de um fósforo

Cientistas norte-americanos estão a testar um pequeno implante do tamanho de um fósforo que, ao ser inserido por baixo da pele, oferece uma proteção diária contra o risco de infeção do VIH.

O dispositivo emite diariamente as doses diárias necessárias de um anticorpo que impede a proliferação do vírus pelo corpo.

Este procedimento, chamado de profilaxia pós-exposição (PREP), consiste na prevenção da infeção do VIH para qualquer pessoa que entre em contacto com o vírus.

A PREP pode reduzir o risco de uma pessoa contrair o VIH em mais de 90%, mas a medicação tem de ser tomada todos os dias para ter efeito, algo que não é possível em alguns países mais pobres devido aos custos elevados.

Para evitar estes problemas, os cientistas desenvolveram o novo dispositivo que tem duração de 12 meses e, assim que passar um ano desde a sua instalação, basta apenas que seja substituído por um novo.

O dispositivo, chamado “The Medici Drug Delivery System“, está a ser desenvolvido pela Intarcia Therapeutics, uma empresa biofarmacêutica com sede em Boston, nos EUA.

A nova invenção conta com um investimento da fundação Bill & Melinda Gates, dividido em duas partes: 50 milhões de dólares por uma participação na Intarcia Therapeutics e 90 milhões de dólares que serão doados se a empresa atingir determinadas metas de desenvolvimento.

“Atualmente, não existe uma vacina eficaz contra o VIH e os medicamentos anti-retrovirais só estão disponíveis sob a forma de uma pílula diária”, afirmou ao Huffington Post o diretor da fundação Bill & Melinda Gates, Emilio Emini.

“O novo sistema da Intarcia, que pode ser usado para administrar medicamentos anti-retrovirais de modo prolongado, tem o potencial de resolver os atuais desafios da proteção do vírus”, sublinhou.

Os especialistas pretendem testar os efeitos do implante para que, no futuro, seja possível disponibilizá-lo em larga escala aos países com elevados índices de propagação do VIH.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …