Cientistas testam implante que impede evolução do VIH

Intarcia Therapeutics Inc.

O implante que impede evolução do VIH é do tamanho de um fósforo

Cientistas norte-americanos estão a testar um pequeno implante do tamanho de um fósforo que, ao ser inserido por baixo da pele, oferece uma proteção diária contra o risco de infeção do VIH.

O dispositivo emite diariamente as doses diárias necessárias de um anticorpo que impede a proliferação do vírus pelo corpo.

Este procedimento, chamado de profilaxia pós-exposição (PREP), consiste na prevenção da infeção do VIH para qualquer pessoa que entre em contacto com o vírus.

A PREP pode reduzir o risco de uma pessoa contrair o VIH em mais de 90%, mas a medicação tem de ser tomada todos os dias para ter efeito, algo que não é possível em alguns países mais pobres devido aos custos elevados.

Para evitar estes problemas, os cientistas desenvolveram o novo dispositivo que tem duração de 12 meses e, assim que passar um ano desde a sua instalação, basta apenas que seja substituído por um novo.

O dispositivo, chamado “The Medici Drug Delivery System“, está a ser desenvolvido pela Intarcia Therapeutics, uma empresa biofarmacêutica com sede em Boston, nos EUA.

A nova invenção conta com um investimento da fundação Bill & Melinda Gates, dividido em duas partes: 50 milhões de dólares por uma participação na Intarcia Therapeutics e 90 milhões de dólares que serão doados se a empresa atingir determinadas metas de desenvolvimento.

“Atualmente, não existe uma vacina eficaz contra o VIH e os medicamentos anti-retrovirais só estão disponíveis sob a forma de uma pílula diária”, afirmou ao Huffington Post o diretor da fundação Bill & Melinda Gates, Emilio Emini.

“O novo sistema da Intarcia, que pode ser usado para administrar medicamentos anti-retrovirais de modo prolongado, tem o potencial de resolver os atuais desafios da proteção do vírus”, sublinhou.

Os especialistas pretendem testar os efeitos do implante para que, no futuro, seja possível disponibilizá-lo em larga escala aos países com elevados índices de propagação do VIH.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …