Cientistas simulam clima de “Game of Thrones”

(dr) HBO

The Winter is Coming, Game of Thrones

Como qualquer pessoa que assista à série Game of Thrones sabe, o Inverno está a chegar.

Cientistas das Universidades de Bristol, Cardiff e Southampton deram um passo em frente e usaram o Modelo de Clima para simular e explorar o clima do mundo de fantasia cheio de dragões, reis, rainhas e muita magia de Game of Thrones.

Os resultados mostraram que a Muralha, que mantém Westeros a salvo dos “White Walkers”, tem um clima semelhante ao da Lapónia, Por outro lado, Casterly Rock, o baluarte dos tão amados e odiados Lannisters, tem um clima parecido ao Houston, Texas e Changsha, na China.

A velocidade dos ventos e direções preditas pelo modelo de clima explicam fanómenos como o domínio dos mares pela Frota de Ferro, agora liderada por Euron Greyjoy, as rotas comerciais entre Westeros e as Cidades Livres através do Mar Estreito.

As temperaturas previstas pelo Modelo de Clima indicam também as zonas de hibernação mais prováveis para os White Walkers no verão.

Os resultados foram publicados numa revista simulada. E se é um verdadeiro fã de Game of Thrones já sabe quem escreveu o estudo: pois é, Samwell Tarly, que está na Citadela a estudar para se tornar um “Maester” (mas que acabou a fugir com a família no último episódio da série).

Samwell mostra que as longas estações podem ser explicadas por uma “queda” da inclinação do eixo giratório do planeta enquanto orbita o Sol, de tal forma que o mesmo Hemisfério está sempre inclinado para o Sol.

O quase “Maester” modela ainda o aquecimento global que poderia ocorrer se as concentrações dos gases de efeito estufa na atmosfera se multiplicassem (devido a aumentos de dióxido de carbono e emissões de metano de dragões e uso excessivo de “wildfire” – o fogo-vivo que matou Margaery).

As suas estimativas de aquecimento global de 2.1ºC para uma duplicação do dióxido de carbono estão dentro do alcance previsto pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da (verdadeira) Terra, de 1.5 a 4.5ºC.

Dan Lunt, da Universidade de Bristol, disse que “como os modelos de clima são baseados em processos científicos fundamentais, são capazes não só de simular o clima da Terra moderna, como também de facilmente se adaptar à simulação de qualquer planeta, real ou imaginário, desde que as posições dos continentes subjacentes e os seus pesos, assim como a profundidade dos oceanos seja conhecida”.

A Professora da Universidade de Cardiff, Carrie Lear, acrescentou: “O trabalho pode parecer só diversão, mas tem um lado mais sério. Modelos de clima simulam processos físicos reais que operam tanto em climas quentes como frios. Os cientistas que trabalharam SWEET projectt estão a usar técnicas inovadoras para reconstruir o clima de estados super-quentes do passado da Terra”.

“Estão a usar esta informação pata testar modelos climáticos de última geração em condições de altas concentrações de dióxido de carbono, semelhantes ás expectáveis no fim deste século”.

“O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas tem mostrado que os modelos climáticos conseguem, com sucesso, simular climas que vão desde a última Idade do Gelo, até ao intenso calor vivido na estufa de Eoceno, há 50 milhões de anos. Estes modelos são depois usados para simular futuros climas no nosso planeta“, explicou o Professor da Universidade de Southampton, Gavin Foster.

CF, ZAP // EurekAlert!

PARTILHAR

RESPONDER

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …