Cientistas russos descobrem dois continentes desaparecidos no Ártico

Universidade Estatal de Novosibirsk

Dmitry Metelkin, investigador da NSU e um dos autores do estudo

Dmitry Metelkin, investigador da NSU e um dos autores do estudo

Uma equipa de cientistas siberianos descobriu que o Árctico que hoje conhecemos é afinal a terceira encarnação de uma ancestral massa de terra no topo do mundo.

A primeira incarnação do continente polar, uma massa continental chamada Arctida, formou-se há mil milhões de anos, mas partiu-se em dois há cerca de 750 milhões de anos.

500 milhões de anos mais tarde, os dois pedaços da Arctida original juntaram-se novamente, de acordo com o estudo de uma equipa de cientistas do Instituto de Geologia e Geofísica Petrolífera da Rússia e da NSU – Universidade Estatal de Novosibirsk, na Sibéria.

O continente viria a desaparecer de novo, depois de se fragmentar em vários pedaços massivos, na altura da formação do super-continente Pangea, descobriram os cientistas, segundo uma nota do gabinete de imprensa da NSU.

Universidade Estatal de Novosibirsk

O continente desaparecido Arctida, há 950 e 255 milhões de anos atrás

O continente desaparecido Arctida, há 950 e 255 milhões de anos atrás

Actualmente, o que resta de Arctida inclui, entre outros, os arquipélagos da Terra do Norte e de Svalbard, na Noruega, as ilhas da Nova Sibéria e parte da península de Taimyr, na Rússia, o extremo norte do Alaska, nos Estados Unidos, e algumas ilhas próximas da Gronelândia.

“Há pelo menos dois continentes desaparecidos na região do Árctico, e não apenas um, como pensávamos”, diz Dmitry Metelkin, investigador da NSU e um dos autores do estudo, que foi publicado na revista científica Precambrian Research.

O estudo foi baseado na análise de anos de dados paleo-magnéticos da região, recolhidos em diversas missões expedicionárias ao Árctico efectuadas pelos investigadores nos últimos 20 anos.

A exploração do Árctico tem sido objecto de interesse dos países que o rodeiam – EUA, Rússia, Canada, Dinamarca e Noruega – que disputam os eventuais lucros dos enormes depósitos de petróleo e gás natural que se estima que o continente possua.

Mas para já quem fica a ganhar é a ciência, que acumula mais conhecimento sobre a história do planeta em que vivemos.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …