Cientistas encontraram uma forma de reverter a nossa idade biológica

Um novo estudo sugeriu pela primeira vez que será possível reverter o relógio epigenético do corpo, que mede a nossa idade biológica, através de uma mistura de três medicamentos.

De acordo com a Nature, durante um ano, nove voluntários saudáveis tomaram um cocktail de três medicamentos comuns: uma hormona de crescimento e dois medicamentos para a diabetes. Além da idade biológica dos participantes ter diminuído, em média, dois anos e meio, o sistema imunitário mostrou sinais de rejuvenescimento.

“Esperava ver a desaceleração do relógio, não uma reversão. Foi algo um tanto futurista”, disse Steve Horvath, geneticista da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que conduziu a análise epigenética.

O último teste foi desenvolvido sobretudo para testar se a hormona de crescimento poderia ser usada em humanos para restaurar tecidos do timo, uma glândula localizada entre os pulmões e o esterno responsável pelo amadurecimento dos linfócitos T (glóbulos brancos que asseguram a eficiência do sistema imunitário contra infeções e cancro). Depois da puberdade, o timo começa a encolher e a ficar cada vez mais entupido de gordura.

Evidências de estudos anteriores em animais e em humanos mostram que esta hormona estimula a regeneração desta glândula. No entanto, como também causa problemas de diabetes, os cientistas decidiram então administrar dois medicamentos contra a doença: desidroepiandrosterona (DHEA) e metformina.

Os cientistas recolheram amostras de sangue dos nove participantes — homens caucasianos com idades entre os 51 e os 65 anos — durante o período de tratamento. Os testes mostraram que a contagem de células sanguíneas foi rejuvenescida em todos os participantes.

Os investigadores também recorreram a ressonâncias magnéticas para determinar a composição do timo no início e no fim do estudo. Em sete participantes, a gordura acumulada tinha sido substituída por tecido regenerado.

Horvath usou ainda quatro relógios epigenéticos diferentes para avaliar a idade biológica de cada paciente e encontrou uma reversão significativa para cada participante em todos os testes. Além disso, o efeito persistiu nos seis participantes que forneceram uma amostra final de sangue seis meses depois da interrupção do teste.

A regeneração do timo pode ser útil em pessoas que têm um sistema imunitário pouco ativo, como os idosos, pois são um alvo fácil das pneumonias e outras doenças infeciosas.

Os resultados foram surpreendentes, contudo, os investigadores do estudo, publicado na revista científica Aging Cell, alertam que esta descoberta é preliminar, uma vez que a amostra usada era pequena, pouco diversificada e não tinha um grupo de controlo.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Existem actualmente variadíssimas vertentes de estudo sobre por um lado o prolongamento da esperança de vida (Lifespan) e por outro o melhoramento da saúde até mais tarde na vida (Healthspan). Idealmente o objectivo sería conseguir os dois.

    Desde o combate à senescência celular, passando pela inibição dos chamados Splicing Factors (proteinas como a DAF-2, que ligam e desligam certos genes responsáveis pelo envelhecimento celular), modificação genética de células somáticas através do método de edição genética CRISP. até mesmo a estudos sobre alterações epigenéticas, como o levado a cabao por Matt Kaeberlein, David Sinclair (cujo livro sai hoje curiosamente) ou Juan Carlos Izpisua Belmonte do Salk Institute for Biological Studies… Enfim, estes estudos anti-aging estão a ser levado a cabo por diversas vertentes.

    Mas o problema é sempre o mesmo: desde controvérsias éticas sobre alterações do código genético, passando pelo regulamento de procedimentos até à aprovação de medicamentos, tudo leva por vezes a atrasos… Alguns justificáveis, outros desnecessários por excesso de formalismos e regulamentações que são porventura excessivos. Acredito que mais uns 10 anos e teremos drogas e tratamentos cá fora (que não hão-de ser muito baratas nem acessíveis).

    Sería no entanto fundamental que as pessoas se preocupassem mais em viver uma vida com um sentido, com autenticidade e orientada pela virtude e pelo altruismo… Do que simplesmente viver mais por viver mais. Vivamos 70 ou 200 anos, nunca vamos achar que é suficiente. Mas se vivermos com autenticidade e virtude, qualquer altura de partir deste plano de existência é encarada com mais serenidade.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …