Cientistas encontraram uma forma de reverter a nossa idade biológica

Um novo estudo sugeriu pela primeira vez que será possível reverter o relógio epigenético do corpo, que mede a nossa idade biológica, através de uma mistura de três medicamentos.

De acordo com a Nature, durante um ano, nove voluntários saudáveis tomaram um cocktail de três medicamentos comuns: uma hormona de crescimento e dois medicamentos para a diabetes. Além da idade biológica dos participantes ter diminuído, em média, dois anos e meio, o sistema imunitário mostrou sinais de rejuvenescimento.

“Esperava ver a desaceleração do relógio, não uma reversão. Foi algo um tanto futurista”, disse Steve Horvath, geneticista da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que conduziu a análise epigenética.

O último teste foi desenvolvido sobretudo para testar se a hormona de crescimento poderia ser usada em humanos para restaurar tecidos do timo, uma glândula localizada entre os pulmões e o esterno responsável pelo amadurecimento dos linfócitos T (glóbulos brancos que asseguram a eficiência do sistema imunitário contra infeções e cancro). Depois da puberdade, o timo começa a encolher e a ficar cada vez mais entupido de gordura.

Evidências de estudos anteriores em animais e em humanos mostram que esta hormona estimula a regeneração desta glândula. No entanto, como também causa problemas de diabetes, os cientistas decidiram então administrar dois medicamentos contra a doença: desidroepiandrosterona (DHEA) e metformina.

Os cientistas recolheram amostras de sangue dos nove participantes — homens caucasianos com idades entre os 51 e os 65 anos — durante o período de tratamento. Os testes mostraram que a contagem de células sanguíneas foi rejuvenescida em todos os participantes.

Os investigadores também recorreram a ressonâncias magnéticas para determinar a composição do timo no início e no fim do estudo. Em sete participantes, a gordura acumulada tinha sido substituída por tecido regenerado.

Horvath usou ainda quatro relógios epigenéticos diferentes para avaliar a idade biológica de cada paciente e encontrou uma reversão significativa para cada participante em todos os testes. Além disso, o efeito persistiu nos seis participantes que forneceram uma amostra final de sangue seis meses depois da interrupção do teste.

A regeneração do timo pode ser útil em pessoas que têm um sistema imunitário pouco ativo, como os idosos, pois são um alvo fácil das pneumonias e outras doenças infeciosas.

Os resultados foram surpreendentes, contudo, os investigadores do estudo, publicado na revista científica Aging Cell, alertam que esta descoberta é preliminar, uma vez que a amostra usada era pequena, pouco diversificada e não tinha um grupo de controlo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Existem actualmente variadíssimas vertentes de estudo sobre por um lado o prolongamento da esperança de vida (Lifespan) e por outro o melhoramento da saúde até mais tarde na vida (Healthspan). Idealmente o objectivo sería conseguir os dois.

    Desde o combate à senescência celular, passando pela inibição dos chamados Splicing Factors (proteinas como a DAF-2, que ligam e desligam certos genes responsáveis pelo envelhecimento celular), modificação genética de células somáticas através do método de edição genética CRISP. até mesmo a estudos sobre alterações epigenéticas, como o levado a cabao por Matt Kaeberlein, David Sinclair (cujo livro sai hoje curiosamente) ou Juan Carlos Izpisua Belmonte do Salk Institute for Biological Studies… Enfim, estes estudos anti-aging estão a ser levado a cabo por diversas vertentes.

    Mas o problema é sempre o mesmo: desde controvérsias éticas sobre alterações do código genético, passando pelo regulamento de procedimentos até à aprovação de medicamentos, tudo leva por vezes a atrasos… Alguns justificáveis, outros desnecessários por excesso de formalismos e regulamentações que são porventura excessivos. Acredito que mais uns 10 anos e teremos drogas e tratamentos cá fora (que não hão-de ser muito baratas nem acessíveis).

    Sería no entanto fundamental que as pessoas se preocupassem mais em viver uma vida com um sentido, com autenticidade e orientada pela virtude e pelo altruismo… Do que simplesmente viver mais por viver mais. Vivamos 70 ou 200 anos, nunca vamos achar que é suficiente. Mas se vivermos com autenticidade e virtude, qualquer altura de partir deste plano de existência é encarada com mais serenidade.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …