Tratamento de enzima reverteu completamente Alzheimer em cobaias

Um novo tratamento experimental conseguiu reverter completamente a doença de Alzheimer em cobaias, apenas com a redução dos níveis de uma enzima no cérebro dos animais.

Os resultados foram publicados esta quarta-feira no Journal of Experimental Medicine e reforçam a teoria de que as placas amilóides estão na raiz da misteriosa doença cerebral. O grupo de cientistas que fez o estudo sinaliza que tratar estas placas poderia levar a uma eventual cura para a doença.

O estudo descobriu que a redução lenta dos níveis da enzima BACE1 em cobaias, à medida em que envelheciam, impediu ou reverteu a formação de placas amilóides no cérebro. As placas amilóides, formadas quando pedaços de proteína se acumulam no cérebro, são encontradas em quantidades elevadas em pacientes com Alzheimer.

A BACE1 é uma proteína que se forma naturalmente no cérebro e ajuda a produzir péptido beta-amilóide, uma proteína também envolvida na formação de placa cerebral.

Segundo defendem os cientistas da Cleveland Clinic, reduzir a BACE1 no cérebro teria um efeito de destilação, reduzindo a formação da placa. Na experiência, os cientistas examinaram os ratos criados para desenvolver a doença de Alzheimer.

Gradualmente , os ratos produziram menos enzimas BACE1 à medida que envelheciam, a última através da remoção de um gene crucial. Esses ratos deveriam ter desenvolvido a doença de Alzheimer, mas sem a BACE1, isso não aconteceu. Os ratos acabaram por se desenvolver normalmente e permaneceram saudáveis até chegarem a uma idade avançada.

Os investigadores observaram que reduzir os níveis de BACE1 não só impediu a doença de Alzheimer em cobaias, mas também reverteu a doença em animais que começavam a mostrar os primeiros sinais.

O Dr. Daniel Franc, neurologista em Santa Monica, na Califórnia, disse que, independentemente de essa descoberta exata ter sucesso para os seres humanos, os resultados continuam a ser importantes. “Eu diria que esta é uma descoberta incremental. Não é revolucionária, mas agrega mais apoio às atuais abordagens contínuas”, disse Franc.

A pesquisa dá esperança de que a ciência esteja no caminho certo para encontrar um tratamento viável. “Acho que este foi o momento ideal para pensar que teremos intervenções para a doença de Alzheimer”.

O Dr. Richard Isaacson sustenta que os resultados são promissores e acrescentaram mais provas de que o inibidor de BACE1 poderia ser um tratamento efetivo contra o Alzheimer. Mas advertiu que ainda é muito cedo para celebrar.

Os ratos são muito diferentes dos seres humanos para que possamos ter em conta estes resultados. “O outro lado da moeda é que 99% de todos os ensaios de medicamentos clínicos para a doença de Alzheimer falharam e não sabemos porquê“, disse Isaacson, que não estava envolvido no novo estudo. “Talvez o amilóide não seja o alvo certo”.

Mesmo que os amilóides sejam o alvo certo, Isaacson explicou que ainda teríamos que esperar um mínimo de cinco a sete anos antes de saber se a mesma abordagem é útil nos seres humanos.

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …