E a maior vítima do aquecimento global vai ser…

O aquecimento global é uma verdadeira ameaça para todas as espécies, mas poderá afetar de forma significativa os lagartos.

Uma equipa de biólogos da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, revelou que os lagartos poderão ser a maior vítima do aquecimento global.

Segundo a NPR, estes animais poderão extinguir-se por completo perante os efeitos deste fenómeno climático e muito por causa da sua anatomia.

Como este réptil é de sangue frio e adapta a sua própria temperatura corporal consoante o clima, estando ao sol ou procurando uma sombra, a mudança drástica do planeta poderá vir a ser fatal.

Os investigadores, liderados pelo biólogo Michael Sears, usaram um modelo computacional para ver como o tipo de sombra disponível poderá afetar a capacidade de um lagarto em manter uma temperatura corporal adequada.

Além disso, a equipa também implantou pequenos sensores de temperatura em alguns lagartos e fez várias experiências em recintos especiais no deserto do Novo México.

As conclusões foram que estes lagartos reagiram muito melhor quando tiveram acesso a muitas pequenas quantidades de sombra em vez de grandes (mas poucas) áreas.

“É como se uma pessoa estivesse a fazer jogging num dia de muito calor e só tivesse grandes árvores à sua disposição separadas por uma grande distância”, explica Sears.

“Mas se houvesse uma grande quantidade de árvores pelo caminho, provavelmente essa pessoa sentir-se-ia melhor”, conclui.

Este estudo confirma, em grande parte, os resultados de uma outra investigação, realizada em 2010 pela Universidade de Santa Cruz,  que previa a morte de 40% dos lagartos de todo o planeta.

É certo que o aquecimento global vai fazer muitas vítimas e prova disso foi a extinção, revelada em junho deste ano, do pequeno roedor da espécie Melomys rubicola.

Este mamífero vivia na ilha de Bramble Cay, no Estreito de Torres, que separa a Austrália da Papua-Nova Guiné, e terá sido extinto por causa da submersão quase total da ilha.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. BOA!!! Esta é ainda melhor que a desculpa dos árbitros que todos os anos uso quando o meu sporting nao vai além do 2º(nos bons anos).

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …