Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas com álcool.

O novo estudo, publicado no fim de outubro na revista Hepatology, contou uma equipa internacional de cientistas do México, Espanha e Estados Unidos.

Para a investigação, os especialistas estudaram dados de 193 países soberanos – incluindo os 50 estados e os 3.144 municípios norte-americanos – a partir de informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Meteorológica Mundial.

As conclusões da pesquisa sugerem que a temperatura média anual e o número anual de horas solares têm uma “correlação inversa” com o consumo de álcool anual per capita.

Tendo isto em conta, os cientistas afirmam que os problemas relacionados com o dependência do álcool – como a cirrose hepática – são mais comuns em países frios. Os especialistas acreditam que estes números podem ser causados pelo desejo das pessoas   “aquecerem” ou até mesmo de “fugir da depressão” causada pela falta de dias de sol.

O álcool é um vasodilatador, ou seja, é uma substância que aumenta o fluxo de sangue quente para a pele, que é repleta de sensores de temperatura. Por este mesmo motivo, consumir álcool pode aumentar a sensação de calor.

“É algo que toda a gente já assume há décadas, mas ninguém o demonstrou cientificamente. Por que bebem tanto as pessoas que vivem na Rússia? Em Wisconsin? Toda a gente acredita que é porque faz frio”, disse Ramon Bataller, autor do estudo.

Não obstante, notam os cientistas, o alcoolismo está, em termos globais, em declínio.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que mentira!!! Portugal é um dos países onde se consome mais álcool, se não for o primeiro, e é um país muito solarengo. E os portugueses não bebem porque têm frio ou estão deprimidos pela falta de calor, bebem porque são uma cambada de bêbados. O fato de haver mais cirrose em países mais frios não justifica serem mais consumidores de álcool, se calhar a justificação é outra, se calhar têm menos resistência ao álcool e por isso adoecem mais frequentemente. Se calhar nos países mais quentes, o calor faz evaporar o álcool mais facilmente do sistema. É uma justificação tão estúpida e válida como outra qualquer.

    • O mal está na desinformação. Por viciar rapidamente e ser tão perigoso é que o álcool é considerada droga pesada, e alguns especialistas consideram-na ainda pior que a heroína ou o crack.
      Verdadeira porta de entrada para outras drogas (gateway drug) E é legal!… Agora pensa.

  2. Quando eu era criança eu tinha medo dos bebados por que mamãe dizia que eles eram malvados… Hoje eu vejo que somos uns caras legais e mal compreendidos…. kkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Que dados fidignos analisaste? Deves ser uma autoridade sobre a cambada de bêbados? Tal como a cambada de gente que sabe tudo apesar de não estudarem os assuntos. Opiniões estúpidas e sem valor. Como sabes que em Portugal é um dos que bebe mais? Já ouviste dizer? Os outros é que têm o fígado fraco. Viva o fígado português! Mas o que dizer do cérebro?
    Mêrda já comecei o dia a perder tempo com porcaria.

  4. Será que nos países quentes há mais multas por excesso de álcool no Inverno? Sabendo a resposta talvez ajudasse a confirmar o estudo.

  5. eheeheheheh vivaa PINGA. Ja se bebe de tudo e toma-se de tudo, fuma-se de tudo etc etc a PINGA entao carago e engolilo GOELA ABAIXO iiiiiiii ca vai mais UM COPITO iiii rrro golgologolo caramba que RICA PINGA ou MARIA ahahahque rica PINGA ou MANELahahahazzzupsssssiiiiii
    agp

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …