Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas com álcool.

O novo estudo, publicado no fim de outubro na revista Hepatology, contou uma equipa internacional de cientistas do México, Espanha e Estados Unidos.

Para a investigação, os especialistas estudaram dados de 193 países soberanos – incluindo os 50 estados e os 3.144 municípios norte-americanos – a partir de informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Meteorológica Mundial.

As conclusões da pesquisa sugerem que a temperatura média anual e o número anual de horas solares têm uma “correlação inversa” com o consumo de álcool anual per capita.

Tendo isto em conta, os cientistas afirmam que os problemas relacionados com o dependência do álcool – como a cirrose hepática – são mais comuns em países frios. Os especialistas acreditam que estes números podem ser causados pelo desejo das pessoas   “aquecerem” ou até mesmo de “fugir da depressão” causada pela falta de dias de sol.

O álcool é um vasodilatador, ou seja, é uma substância que aumenta o fluxo de sangue quente para a pele, que é repleta de sensores de temperatura. Por este mesmo motivo, consumir álcool pode aumentar a sensação de calor.

“É algo que toda a gente já assume há décadas, mas ninguém o demonstrou cientificamente. Por que bebem tanto as pessoas que vivem na Rússia? Em Wisconsin? Toda a gente acredita que é porque faz frio”, disse Ramon Bataller, autor do estudo.

Não obstante, notam os cientistas, o alcoolismo está, em termos globais, em declínio.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que mentira!!! Portugal é um dos países onde se consome mais álcool, se não for o primeiro, e é um país muito solarengo. E os portugueses não bebem porque têm frio ou estão deprimidos pela falta de calor, bebem porque são uma cambada de bêbados. O fato de haver mais cirrose em países mais frios não justifica serem mais consumidores de álcool, se calhar a justificação é outra, se calhar têm menos resistência ao álcool e por isso adoecem mais frequentemente. Se calhar nos países mais quentes, o calor faz evaporar o álcool mais facilmente do sistema. É uma justificação tão estúpida e válida como outra qualquer.

    • O mal está na desinformação. Por viciar rapidamente e ser tão perigoso é que o álcool é considerada droga pesada, e alguns especialistas consideram-na ainda pior que a heroína ou o crack.
      Verdadeira porta de entrada para outras drogas (gateway drug) E é legal!… Agora pensa.

  2. Quando eu era criança eu tinha medo dos bebados por que mamãe dizia que eles eram malvados… Hoje eu vejo que somos uns caras legais e mal compreendidos…. kkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Que dados fidignos analisaste? Deves ser uma autoridade sobre a cambada de bêbados? Tal como a cambada de gente que sabe tudo apesar de não estudarem os assuntos. Opiniões estúpidas e sem valor. Como sabes que em Portugal é um dos que bebe mais? Já ouviste dizer? Os outros é que têm o fígado fraco. Viva o fígado português! Mas o que dizer do cérebro?
    Mêrda já comecei o dia a perder tempo com porcaria.

  4. Será que nos países quentes há mais multas por excesso de álcool no Inverno? Sabendo a resposta talvez ajudasse a confirmar o estudo.

  5. eheeheheheh vivaa PINGA. Ja se bebe de tudo e toma-se de tudo, fuma-se de tudo etc etc a PINGA entao carago e engolilo GOELA ABAIXO iiiiiiii ca vai mais UM COPITO iiii rrro golgologolo caramba que RICA PINGA ou MARIA ahahahque rica PINGA ou MANELahahahazzzupsssssiiiiii
    agp

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …