Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas com álcool.

O novo estudo, publicado no fim de outubro na revista Hepatology, contou uma equipa internacional de cientistas do México, Espanha e Estados Unidos.

Para a investigação, os especialistas estudaram dados de 193 países soberanos – incluindo os 50 estados e os 3.144 municípios norte-americanos – a partir de informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Meteorológica Mundial.

As conclusões da pesquisa sugerem que a temperatura média anual e o número anual de horas solares têm uma “correlação inversa” com o consumo de álcool anual per capita.

Tendo isto em conta, os cientistas afirmam que os problemas relacionados com o dependência do álcool – como a cirrose hepática – são mais comuns em países frios. Os especialistas acreditam que estes números podem ser causados pelo desejo das pessoas   “aquecerem” ou até mesmo de “fugir da depressão” causada pela falta de dias de sol.

O álcool é um vasodilatador, ou seja, é uma substância que aumenta o fluxo de sangue quente para a pele, que é repleta de sensores de temperatura. Por este mesmo motivo, consumir álcool pode aumentar a sensação de calor.

“É algo que toda a gente já assume há décadas, mas ninguém o demonstrou cientificamente. Por que bebem tanto as pessoas que vivem na Rússia? Em Wisconsin? Toda a gente acredita que é porque faz frio”, disse Ramon Bataller, autor do estudo.

Não obstante, notam os cientistas, o alcoolismo está, em termos globais, em declínio.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que mentira!!! Portugal é um dos países onde se consome mais álcool, se não for o primeiro, e é um país muito solarengo. E os portugueses não bebem porque têm frio ou estão deprimidos pela falta de calor, bebem porque são uma cambada de bêbados. O fato de haver mais cirrose em países mais frios não justifica serem mais consumidores de álcool, se calhar a justificação é outra, se calhar têm menos resistência ao álcool e por isso adoecem mais frequentemente. Se calhar nos países mais quentes, o calor faz evaporar o álcool mais facilmente do sistema. É uma justificação tão estúpida e válida como outra qualquer.

    • O mal está na desinformação. Por viciar rapidamente e ser tão perigoso é que o álcool é considerada droga pesada, e alguns especialistas consideram-na ainda pior que a heroína ou o crack.
      Verdadeira porta de entrada para outras drogas (gateway drug) E é legal!… Agora pensa.

  2. Quando eu era criança eu tinha medo dos bebados por que mamãe dizia que eles eram malvados… Hoje eu vejo que somos uns caras legais e mal compreendidos…. kkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Que dados fidignos analisaste? Deves ser uma autoridade sobre a cambada de bêbados? Tal como a cambada de gente que sabe tudo apesar de não estudarem os assuntos. Opiniões estúpidas e sem valor. Como sabes que em Portugal é um dos que bebe mais? Já ouviste dizer? Os outros é que têm o fígado fraco. Viva o fígado português! Mas o que dizer do cérebro?
    Mêrda já comecei o dia a perder tempo com porcaria.

  4. Será que nos países quentes há mais multas por excesso de álcool no Inverno? Sabendo a resposta talvez ajudasse a confirmar o estudo.

  5. eheeheheheh vivaa PINGA. Ja se bebe de tudo e toma-se de tudo, fuma-se de tudo etc etc a PINGA entao carago e engolilo GOELA ABAIXO iiiiiiii ca vai mais UM COPITO iiii rrro golgologolo caramba que RICA PINGA ou MARIA ahahahque rica PINGA ou MANELahahahazzzupsssssiiiiii
    agp

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …