Há uma nova explicação para a dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as alterações climáticas: quanto mais frio é o clima e menos sol há, mais as pessoas tendem a consumir bebidas com álcool.

O novo estudo, publicado no fim de outubro na revista Hepatology, contou uma equipa internacional de cientistas do México, Espanha e Estados Unidos.

Para a investigação, os especialistas estudaram dados de 193 países soberanos – incluindo os 50 estados e os 3.144 municípios norte-americanos – a partir de informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Meteorológica Mundial.

As conclusões da pesquisa sugerem que a temperatura média anual e o número anual de horas solares têm uma “correlação inversa” com o consumo de álcool anual per capita.

Tendo isto em conta, os cientistas afirmam que os problemas relacionados com o dependência do álcool – como a cirrose hepática – são mais comuns em países frios. Os especialistas acreditam que estes números podem ser causados pelo desejo das pessoas   “aquecerem” ou até mesmo de “fugir da depressão” causada pela falta de dias de sol.

O álcool é um vasodilatador, ou seja, é uma substância que aumenta o fluxo de sangue quente para a pele, que é repleta de sensores de temperatura. Por este mesmo motivo, consumir álcool pode aumentar a sensação de calor.

“É algo que toda a gente já assume há décadas, mas ninguém o demonstrou cientificamente. Por que bebem tanto as pessoas que vivem na Rússia? Em Wisconsin? Toda a gente acredita que é porque faz frio”, disse Ramon Bataller, autor do estudo.

Não obstante, notam os cientistas, o alcoolismo está, em termos globais, em declínio.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Que mentira!!! Portugal é um dos países onde se consome mais álcool, se não for o primeiro, e é um país muito solarengo. E os portugueses não bebem porque têm frio ou estão deprimidos pela falta de calor, bebem porque são uma cambada de bêbados. O fato de haver mais cirrose em países mais frios não justifica serem mais consumidores de álcool, se calhar a justificação é outra, se calhar têm menos resistência ao álcool e por isso adoecem mais frequentemente. Se calhar nos países mais quentes, o calor faz evaporar o álcool mais facilmente do sistema. É uma justificação tão estúpida e válida como outra qualquer.

    • O mal está na desinformação. Por viciar rapidamente e ser tão perigoso é que o álcool é considerada droga pesada, e alguns especialistas consideram-na ainda pior que a heroína ou o crack.
      Verdadeira porta de entrada para outras drogas (gateway drug) E é legal!… Agora pensa.

  2. Quando eu era criança eu tinha medo dos bebados por que mamãe dizia que eles eram malvados… Hoje eu vejo que somos uns caras legais e mal compreendidos…. kkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Que dados fidignos analisaste? Deves ser uma autoridade sobre a cambada de bêbados? Tal como a cambada de gente que sabe tudo apesar de não estudarem os assuntos. Opiniões estúpidas e sem valor. Como sabes que em Portugal é um dos que bebe mais? Já ouviste dizer? Os outros é que têm o fígado fraco. Viva o fígado português! Mas o que dizer do cérebro?
    Mêrda já comecei o dia a perder tempo com porcaria.

  4. Será que nos países quentes há mais multas por excesso de álcool no Inverno? Sabendo a resposta talvez ajudasse a confirmar o estudo.

  5. eheeheheheh vivaa PINGA. Ja se bebe de tudo e toma-se de tudo, fuma-se de tudo etc etc a PINGA entao carago e engolilo GOELA ABAIXO iiiiiiii ca vai mais UM COPITO iiii rrro golgologolo caramba que RICA PINGA ou MARIA ahahahque rica PINGA ou MANELahahahazzzupsssssiiiiii
    agp

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …