Imagens inéditas registam chimpanzés a fazer e usar ferramentas para beber água

https://www.youtube.com/watch?v=K-1oyB0AYVI

Investigadores de um projecto de conservação na Costa do Marfim conseguiram captar imagens de chimpanzés das florestas locais a fazer e usar ferramentas para beber água.

O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmaras automáticas que revelaram como os chimpanzés adaptam os pedaços mais finos de galhos de árvores. Eles mastigam a ponta destes materiais, transformando-os numa espécie de pincel que consegue absorver líquidos.

Os investigadores examinaram essas ferramentas e concluíram que elas foram criadas especificamente para que os animais conseguissem obter água. As descobertas foram publicadas na revista especializada American Journal of Primatology.

Juan Lapuente, o investigador que liderou o estudo para o Comoe Chimpanzee Conservation Project, explicou que outras populações de chimpanzés em África já usam uma técnica semelhante para recolher mel de colmeias de abelhas.

“Mas o uso destas varas com o que é parecido com um pincel na ponta para recolher água é completamente novo, e nunca tinha sido descrito antes”, contou à BBC.

“Estes chimpanzés usam esses galhos com ponta de pincel especialmente longos, que fazem especificamente para beber água – muito mais longos do que os que usam para recolher mel”, acrescentou.

Os investigadores testaram a absorção das varas de beber e concluíram que estas ferramentas davam vantagem aos animais. “Quanto mais longo o galho, mais água recolhem”, disse Lapuente.

“Isso permite que os chimpanzés do Parque Nacional de Comoe consigam água de buracos extremamente estreitos e fundos nas árvores. Apenas eles, e nenhum outro animal, conseguem explorar isso, o que lhes dá uma vantagem de adaptação incrível para sobreviver neste ambiente seco e imprevisível.”

Benjamin Jakabek / Flickr

-

Esta população de chimpanzés em particular tem o que Lapuente chama de “uma cultura de bebida”

Isso sugere que esta população de chimpanzés em particular tem o que os investigadores chamam de “uma cultura de bebida“, um hábito partilhado pelo grupo de fabricar ferramentas para os ajudar durante os períodos de seca.

Os animais pertencem à subespécie de chimpanzés comum na África Ocidental, que está ameaçada de extinção.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.