Cientistas reconstruíram o rosto de uma jovem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson

Rosto reconstruído de Avgi, jovem mulher que viveu há 9 mil anos na Idade da Pedra.

Uma equipa multidisciplinar de cientistas conseguiu recriar o rosto de uma adolescente que viveu na Grécia há cerca de 9 mil anos, durante a Idade da Pedra.

Baptizada Avgi, que significa Amanhecer em grego, esta jovem mulher que teria entre 15 a 18 anos é a nova grande atracção do Museu da Acrópole em Atenas, na Grécia, onde se encontra exposta ao público.

A escultura, composta por um modelo de silicone criado com recurso a tomografias e a tecnologia de impressão 3D, é assinada pelo artista sueco Oscar Nilsson que se tem dedicado à recriação de rostos de personagens que viveram noutros tempos, como os Vikings.

Para dar vida a Avgi, o escultor baseou-se em ossos encontrados numa caverna na Grécia, em 1993, onde arqueólogos encontraram vestígios humanos que datam de há 45 mil anos. O cientista também contou com o contributo de outros profissionais, nomeadamente do ortodontista grego Manolis Papagrigorakis.

Nilsson conta ao Live Science que teve que criar uma cópia sintética do crânio, recorrendo a uma impressora 3D, porque não podia trabalhar com a peça original, dada a sua fragilidade.

Depois, recolheu informação dos arqueólogos que analisaram os ossos e que determinaram a idade, o sexo, a etnia e o peso estimado da jovem mulher.

E foi assim que esculpiu o modelo de silicone, dando vida às feições de Avgi, incutindo “uma alma” à figura, imaginando que há “algo por trás dos olhos”, conforme conta Nilsson.

Os investigadores da Universidade de Atenas que analisaram os ossos concluíram que Avgi terá vivido na altura da Idade da Pedra, por volta de 7000 antes de Cristo, e que teria vários problemas de saúde.

A mulher sofreria de anemia, falta de vitaminas e escorbuto e teria ainda dificuldades em movimentar-se devido a problemas nas articulações e numa anca, males que podem ter contribuído para a sua morte, conforme reporta a BBC.

Também teria uma mandíbula saliente que terá sido causada pelo facto de mastigar pele de animal para a transformar em cabedal macio, acrescenta a estação de rádio.

Os “ossos indicam que teria 15 anos quando morreu, mas os dentes sugerem que tinha 18″, constata ainda a BBC, realçando que Nilsson imaginou a cor da pele e dos olhos tendo em conta as características da maioria da população da época.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O licor mais famoso da China foi leiloado no Reino Unido por mais de um milhão de euros

Uma caixa do licor chinês "Kweichow Moutai" foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço …

Apneia obstrutiva do sono agrava doenças cardíacas, revela estudo

A apneia, que ocorre quando uma obstrução das vias aéreas superiores causa episódios repetidos de interrupção da respiração durante o sono, é encontrada em 40% a 80% das pessoas com doenças cardiovasculares, sendo, ainda assim, …

Estranho caso de infeção com SARS-COV-2 durante 218 dias em investigação no Brasil

Um grupo de cientistas brasileiros a estudar um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na …

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …