/

Cientistas propõem desviar asteróides perigosos com naves cheias de rochas

9

NASA / JPL-Caltech

Uma equipa de cientistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC) da Academia Chinesa apresentou uma nova técnica para desviar asteróides potencialmente perigosos da Terra.

A nova técnica consiste numa nave espacial que é capaz de recolher mais de cem toneladas de rochas de um objeto próximo da Terra e de atingir depois o asteróide, desviando da sua trajetória, noticia a agência espanhola Europa Press.

Trata-se de um conceito melhorado do conceito de impacto cinético para o desvio de asteróides potencialmente perigosos para a Terra.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, a nave espacial em causa não seria tripulada, passando a sua missão por recolher mais de cem toneladas de um asteróide próximo da Terra para que estas pudessem depois ser utilizadas para atingir o outro asteróide potencialmente perigoso.

Simulações computorizadas levadas a cabo pelos cientistas chineses mostraram que esta técnica é mais eficaz do que um impacto cinético clássico.

Em declarações à agência noticiosa chinesa Xinhua, Li Mingtao, um dos autores da nova investigação frisa que a nova técnica não está limitada pela necessidade de um lançamento terrestre de um impactador artificial, prometendo aumentar significativamente a defesa planetária contra asteróides de grandes dimensões.

Apesar de ser pouco provável – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, que um asteróide atingir a Terra nos próximos anos ser mínima, as agências espaciais e cientistas de todo o mundo têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

Várias tecnologias de defesa planetária foram já propostas, incluindo explosões nucleares, impactos cinéticos, ablação a laser, entre outros.

ZAP //

9 Comments

  1. Seria uma nave vazia, oca. Ideia brilhante.
    Podia levar logo também os materiais e equipamentos hospitalares chineses inúteis para fora.

  2. Nada de confiar em chineses, pois possivelmente ainda vamos ser corridos à pedrada lá de cima tal como estamos a ser condenados com o vírus chinês e que agora ninguém o consegue parar.

  3. Entendo que, toda ideia antes de ser brilhante tem de se tornar concreta, assim vamos julgar se é uma ideia idiota ou não, não sou preconceituoso…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.