Cientistas preveem apagão solar para meados deste século

Um grupo de cientistas supõe que na primeira metade do atual século a atividade solar será mínima, o que fará com que menos calor chegue à Terra.

A conclusão é de um estudo publicado no The Astrophysical Journal em dezembro.

Os cientistas do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, analisaram dados recolhidos nos últimos 20 anos pelo Explorador Internacional de Luz Ultravioleta (IUE, na sigla em inglês) – um telescópio espacial orbital que opera na área desse tipo de raio.

Ao medir a radiação emitida pelas estrelas do tipo solar, conseguiram revelar as condições que precedem as grandes temperaturas mínimas.

Como resultado da investigação, a equipa de cientistas descobriu que a diminuição da atividade solar pode ser prevista a partir da frequência da formação de manchas solares.

De acordo com especialistas, a possibilidade da Terra enfrentar uma grande temperatura mínima no futuro próximo é bastante alta. Não obstante, este arrefecimento global não será suficientemente forte para compensar o aumento da temperatura média do planeta causado pelo aquecimento global. Assim, o calor que a Terra recebe do Sol diminuirá, mas isso não impedirá o aquecimento global, revelam os investigadores.

O resfriamento seria o que os cientistas chamam de um grande mínimo, um período em que o magnetismo do Sol diminui, formam-se manchas solares e menos radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre.

“Agora temos um ponto de referência com o qual podemos realizar melhores simulações de modelos climáticos Portanto, podemos ter uma ideia melhor de como as mudanças de radiação UV solar afeta a alteração climática”, afirmou Dan Lubin, físico e diretor do projeto, segundo um comunicado da universidade.

Os astrónomos consideram que é possível repetir o mínimo de Maunder, que ocorreu no período entre 1645 e 1715 e que foi caracterizado por um pequeno número de manchas solares.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Climate Change and Global Warming – Exposed: Hidden Evidence, Disguised Plans Paperback – September 17, 2017
    by Andrew Johnson”
    A farsa do aquecimento global antropogénico vai sendo desmascarada entretanto…

  2. Resfriamento ou arrefecimento? Isto é suposto ser um site brasileiro ou português? Convém que se decidam e o digam claramente. É que a morada diz .pt, não .br.

    Já agora, em nenhuma das variantes do português se pode separar o sujeito e o verbo com uma vírgula (a possibilidade da Terra enfrentar uma grande temperatura mínima no futuro próximo, é bastante alta).

  3. assim só falta dizer que andaram a aquecer o planeta para precaver este ‘minimo solar’ hahahahah.
    o mais grave nem é o aquecimento global pois teremos: a contaminação biologica do plastico (feito de petrolico nã0?), o excesso de população, extinção de imensas especies ….
    afinal o aquecimento global não é preocupante mas tudo o resto até parece esquecido ou sem relevo graças ao zum-zum do aquecimento global.
    Concluindo: só dá para rir mesmo assim. hahahahaha

    • Note-se, que uma menor recepção de radiação solar, não evita o aquecimento global, uma vez que este provem do efeito de estufa e do excesso de carbono na atmosfera..

      A regulação da temperura na terra ‘e uma sistema de alta inercia, por isso as mudanças climaticas são graduais,

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …