Cientistas preveem apagão solar para meados deste século

Um grupo de cientistas supõe que na primeira metade do atual século a atividade solar será mínima, o que fará com que menos calor chegue à Terra.

A conclusão é de um estudo publicado no The Astrophysical Journal em dezembro.

Os cientistas do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, analisaram dados recolhidos nos últimos 20 anos pelo Explorador Internacional de Luz Ultravioleta (IUE, na sigla em inglês) – um telescópio espacial orbital que opera na área desse tipo de raio.

Ao medir a radiação emitida pelas estrelas do tipo solar, conseguiram revelar as condições que precedem as grandes temperaturas mínimas.

Como resultado da investigação, a equipa de cientistas descobriu que a diminuição da atividade solar pode ser prevista a partir da frequência da formação de manchas solares.

De acordo com especialistas, a possibilidade da Terra enfrentar uma grande temperatura mínima no futuro próximo é bastante alta. Não obstante, este arrefecimento global não será suficientemente forte para compensar o aumento da temperatura média do planeta causado pelo aquecimento global. Assim, o calor que a Terra recebe do Sol diminuirá, mas isso não impedirá o aquecimento global, revelam os investigadores.

O resfriamento seria o que os cientistas chamam de um grande mínimo, um período em que o magnetismo do Sol diminui, formam-se manchas solares e menos radiação ultravioleta atinge a superfície terrestre.

“Agora temos um ponto de referência com o qual podemos realizar melhores simulações de modelos climáticos Portanto, podemos ter uma ideia melhor de como as mudanças de radiação UV solar afeta a alteração climática”, afirmou Dan Lubin, físico e diretor do projeto, segundo um comunicado da universidade.

Os astrónomos consideram que é possível repetir o mínimo de Maunder, que ocorreu no período entre 1645 e 1715 e que foi caracterizado por um pequeno número de manchas solares.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Climate Change and Global Warming – Exposed: Hidden Evidence, Disguised Plans Paperback – September 17, 2017
    by Andrew Johnson”
    A farsa do aquecimento global antropogénico vai sendo desmascarada entretanto…

  2. Resfriamento ou arrefecimento? Isto é suposto ser um site brasileiro ou português? Convém que se decidam e o digam claramente. É que a morada diz .pt, não .br.

    Já agora, em nenhuma das variantes do português se pode separar o sujeito e o verbo com uma vírgula (a possibilidade da Terra enfrentar uma grande temperatura mínima no futuro próximo, é bastante alta).

  3. assim só falta dizer que andaram a aquecer o planeta para precaver este ‘minimo solar’ hahahahah.
    o mais grave nem é o aquecimento global pois teremos: a contaminação biologica do plastico (feito de petrolico nã0?), o excesso de população, extinção de imensas especies ….
    afinal o aquecimento global não é preocupante mas tudo o resto até parece esquecido ou sem relevo graças ao zum-zum do aquecimento global.
    Concluindo: só dá para rir mesmo assim. hahahahaha

    • Note-se, que uma menor recepção de radiação solar, não evita o aquecimento global, uma vez que este provem do efeito de estufa e do excesso de carbono na atmosfera..

      A regulação da temperura na terra ‘e uma sistema de alta inercia, por isso as mudanças climaticas são graduais,

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …