Cientistas podem ter descoberto um novo tipo de onda gravitacional

Investigadores podem ter descoberto uma deformação subtil no tecido do espaço, resultado da colisão cataclísmica de duas estrelas de neutrões.

Agora, para comprovar esta descoberta, os cientistas estão a apontar os seus telescópicos, tal como o Hubble, para analisar a fonte da possível onda: uma galáxia elíptica que está a centenas de milhões de anos-luz de distância.

As ondas gravitacionais são marcadores dos eventos mais violentos do nosso Universo, gerados quando objetos densos, tal como buracos negros ou estrelas de neutrões, colidem a uma energia tremenda.

O LIGO, nos Estados Unidos, e o VIRGO, na Europa, já detetaram pequenas mudanças no caminho dos raios laser causados pela passagem de ondas gravitacionais. O LIGO detetou três fontes de ondas gravitacionais até ao momento, todas resultantes de colisões de buracos negros.

Os dois têm coordenado o armazenamento de dados desde novembro, aumentando a sua sensibilidade e logo poderão anunciar um novo tipo de onda gravitacional, resultado da colisão de estrelas de neutrões.

Especulação e pistas

Durante o fim-de-semana, o astrónomo J. Craig Wheeler, da Universidade do Texas, em Austin, lançou especulações sobre uma potencial nova descoberta do LIGO.

O investigador sugeriu que os cientistas observaram a luz emitida pela fonte de onda gravitacional o que, por sua vez, indica que essa fonte são estrelas de neutrões pois, ao contrário dos buracos negros, podem ser analisadas em comprimentos de onda visíveis.

O porta-voz do LIGO, David Shoemaker, não quis comentar os rumores, dizendo apenas que uma etapa de observação “muito emocionante” chegará ao fim este mês e que a equipa deverá então publicar novas atualizações importantes.

A especulação está a acontecer por causa da NGC 4993, uma galáxia a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância.

Esta semana, o Telescópio Espacial Hubble já mudou o seu foco para uma fusão de estrelas de neutrões binárias dentro da galáxia. Agora é esperar para ver.

Avatar ZAP // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …