Cientistas podem ter descoberto um novo tipo de onda gravitacional

Investigadores podem ter descoberto uma deformação subtil no tecido do espaço, resultado da colisão cataclísmica de duas estrelas de neutrões.

Agora, para comprovar esta descoberta, os cientistas estão a apontar os seus telescópicos, tal como o Hubble, para analisar a fonte da possível onda: uma galáxia elíptica que está a centenas de milhões de anos-luz de distância.

As ondas gravitacionais são marcadores dos eventos mais violentos do nosso Universo, gerados quando objetos densos, tal como buracos negros ou estrelas de neutrões, colidem a uma energia tremenda.

O LIGO, nos Estados Unidos, e o VIRGO, na Europa, já detetaram pequenas mudanças no caminho dos raios laser causados pela passagem de ondas gravitacionais. O LIGO detetou três fontes de ondas gravitacionais até ao momento, todas resultantes de colisões de buracos negros.

Os dois têm coordenado o armazenamento de dados desde novembro, aumentando a sua sensibilidade e logo poderão anunciar um novo tipo de onda gravitacional, resultado da colisão de estrelas de neutrões.

Especulação e pistas

Durante o fim-de-semana, o astrónomo J. Craig Wheeler, da Universidade do Texas, em Austin, lançou especulações sobre uma potencial nova descoberta do LIGO.

O investigador sugeriu que os cientistas observaram a luz emitida pela fonte de onda gravitacional o que, por sua vez, indica que essa fonte são estrelas de neutrões pois, ao contrário dos buracos negros, podem ser analisadas em comprimentos de onda visíveis.

O porta-voz do LIGO, David Shoemaker, não quis comentar os rumores, dizendo apenas que uma etapa de observação “muito emocionante” chegará ao fim este mês e que a equipa deverá então publicar novas atualizações importantes.

A especulação está a acontecer por causa da NGC 4993, uma galáxia a cerca de 130 milhões de anos-luz de distância.

Esta semana, o Telescópio Espacial Hubble já mudou o seu foco para uma fusão de estrelas de neutrões binárias dentro da galáxia. Agora é esperar para ver.

PARTILHAR

RESPONDER

Camorra, droga e a queda meteórica: Eis o novo documentário do mítico Maradona

O documentário "Diego Maradona", produzido pelo cineasta britânico Asif Kapadia, estreou-se esta semana no Festival de Cinema de Cannes, e promete trazer "imagens inéditas" sobre a vida atribulada do antigo futebolista argentino. Kapadia, que produziu já …

Mais de 90% dos portugueses reformam-se sem saber quanto vão receber

Nove em cada dez pensionistas não conhecia o valor que iria receber até seis meses antes da data da reforma. Cerca de 30% dizem que gostariam de se ter reformado mais tarde. A maioria dos portugueses …

PS quer aprovar já diploma do direito a desligar do trabalho (PSD está reticente)

O PS quer aprovar até 19 de julho uma proposta que defina quando é que os trabalhadores têm ou não direito a desligar do trabalho. PSD não revela, para já, o seu sentido de voto. Segundo …

Menino ou menina? Hong Kong é o centro do tráfico de teste proibido na China

Na China, o teste para saber o género dos bebés é proibido, lei criada para controlar o nascimento de crianças do sexo masculino. Contudo, nas redes sociais, tem aumentado o número de individuos que se …

Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato coletivo de trabalho

Os estivadores do porto de Setúbal aprovaram esta quinta-feira, por unanimidade, o acordo do novo contrato coletivo de trabalho negociado entre o sindicato e as entidades patronais. Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores e Atividade …

Senado brasileiro aprova projeto que criminaliza a homofobia

O senado brasileiro aprovou um projeto que criminaliza a homofobia. Quem "impedir ou restringir a manifestação razoável de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público", excetuados os templos religiosos, poderá …

Magistrados europeus denunciam destruição do Estado de Direito na Turquia

Os magistrados europeus afirmam que há "sinais muito sombrios na área da justiça", dando o exemplo da Turquia onde há uma "campanha para destruir a independência do poder judicial e o Estado de Direito." A MEDEL …

Câmara de Lisboa terá gastado ilegalmente quatro milhões de euros em obras sem concurso

A Câmara de Lisboa terá gastado ilegalmente quase quatro milhões de euros em obras públicas feitas sem o respetivo concurso. A conclusão é de uma fiscalização do Tribunal de Contas que analisou três empreitadas e concluiu …

Juros da dívida portuguesa atingem mínimo histórico abaixo dos 1%

Os juros da dívida portuguesa atingiram, esta quinta-feira, o valor mais baixo de sempre. Pela primeira vez, ficou abaixo dos 1%, chegando aos 0,995% no prazo a dez anos. Às 9h30 desta quinta-feira, os juros da …

INEM foi chamado duas vezes por engano devido a obra de arte em Lisboa

A polícia, os bombeiros e o INEM foram chamados duas vezes à Calçada do Correio Velho, em Lisboa, por transeuntes que julgaram ver uma pessoa inanimada no chão, por detrás de uma vitrina. Na verdade, trata-se …