Cientistas “ouvem” dois átomos a conversar

TU Delft / Scixel

Uma equipa de cientistas da Delft University of Technology, em colaboração com a RWTH Aachen University e o Research Center Jülich, conseguiu intercetar uma “conversa” entre dois átomos. 

Os átomos não falam, mas podem interagir um com o outro, principalmente se estiverem em causa átomos magnéticos. Pela primeira vez, cientistas da Delft University of Technology (Holanda), em colaboração com a RWTH Aachen University (Alemanha) e o Research Center Jülich (Alemanha), conseguiram intercetar uma dessas “conversas atómicas”.

“Cada átomo tem um pequeno momento magnético chamado spin. Os spins influenciam-se uns aos outros, como as agulhas da bússola. Se empurrar um deles, os átomos vão começar a mover-se de uma maneira muito específica”, explicou o líder da investigação, Sander Otte, citado pelo Phys.



“De acordo com as leis da mecânica quântica, cada spin pode apontar simultaneamente em várias direções, formando uma superposição. Isto significa que a transferência real de informações quânticas ocorre mesmo entre os átomos, como uma espécie de conversa“, acrescentou.

Em grande escala, a troca de informações causa fenómenos muito interessantes, como a supercondutividade: quando alguns materiais perdem toda a resistividade elétrica abaixo de uma temperatura crítica. Apesar deste efeito não ser completamente compreendido, sabe-se que interações quânticas magnéticas desempenham um papel fundamental.

A equipa intercetou a troca de informações entre átomos justamente para explicar fenómenos como este.

O portal explica que os cientistas colocaram dois átomos próximos um do outro e, com a ajuda de um microscópio de tunelamento por varredura, que tem uma agulha afiada capaz de reorganizar átomos um a um, colocaram dois átomos de titânio a uma distância de cerca de um nanómetro.

A esta distância, os átomos conseguem detetar apenas o spin uns dos outros. Se um dos spins for torcido, a conversa começa sozinha.

A equipa inverteu o spin de um dos dois átomos com uma explosão repentina de corrente elétrica – uma abordagem drástica que resultou numa interação quântica.

Os eletrões colidiram com o átomo e fizeram girar o spin. Aparentemente, cada eletrão aleatório pode iniciar uma superposição coerente, isto é, uma combinação específica de estados quânticos elementares totalmente conhecida e que forma a base para quase todas as formas de tecnologia quântica.

Esta descoberta, cujo artigo científico foi recentemente publicado na Science, pode ser importante para a investigação de bits quânticos.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …