/

Cientistas identificaram uma nova espécie de polvo “dumbo”

(dr) Alexander Ziegler

O polvo Grimpoteuthis imperator

Cientistas identificaram uma nova espécie de polvo “dumbo”, que foi assim batizado por se parecer com a famosa personagem da Disney.

De acordo com o site Science Alert, cientistas identificaram o Grimpoteuthis imperator na parte norte da cadeia de montes submarinos Havai-Emperador, no noroeste do Oceano Pacífico.

Geralmente, a confirmação de uma nova espécie de polvo envolve testes de laboratório e dissecações mas, neste caso, a digitalização não invasiva fez quase todo o trabalho.

A equipa identificou este polvo “dumbo” (assim chamado por se parecer com a famosa personagem da Disney) através da combinação de imagens de ressonância magnética (MRI) e micro-tomografia computadorizada (micro-CT).

Os investigadores também fizeram uma análise de genes minimamente invasiva, realizada em amostras de tecido, e analisaram medições padronizadas e fotografias digitais para ter a certeza de que se tratava de uma nova espécie.

Tendo em conta o quão raros são estes octópodes com barbatanas, quanto menos dissecação ocorrer melhor. E, além de não existirem muitos espécimes, também desempenham um importante papel no fundo do mar, podendo descer a cerca de sete mil metros de profundidade.

Segundo o mesmo site, este tipo de tecnologia não invasiva está a tornar-se cada vez mais popular para identificar novos grupos no reino animal mas, até agora, tem sido usada sobretudo com animais mais pequenos. Este estudo, publicado a 23 de abril na revista científica BMC Biology, mostra que também pode funcionar em espécimes maiores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.