Cientistas e milionários norte-americanos criam grupo secreto para combater a covid-19

Alejandro Garcia / EPA

Um grupo secreto composto por cientistas e milionários norte-americanos uniu-se para encontrar soluções na ciência, especialmente “não ortodoxas”, que possam combater a Covid-19. O objetivo é ajudar a criar terapias e planear a reaberatura da economia, minimizando o risco de novas crises de saúde pública.

Segundo noticiou o Wall Street Journal, citado pelo Expresso, os envolvidos concebem este grupo secreto como o equivalente ao Projeto Manhattan, que criou a bomba atómica nos anos 1940. O Scientists to Stop COVID-19 foi criado em março, por iniciativa de Tom Cahill, médico e fundador-gestor de um fundo com o valor de 125 milhões de dólares.

Para Cahill, a ciência e a investigação não estavam a receber a atenção devida. Contactou então investidores – alguns com ligações à indústria farmacêutica e à Casa Branca -, e o grupo inclui agora nomes conhecidos da finança, como Peter Thiel e Michael Milken.

Os cientistas são de áreas que vão desde a epidemiologia e a imunobiologia até à neurobiologia e à ciência nuclear. O grupo sintetizou as suas recomendações num relatório confidencial que enviou ao governo e a instituições de saúde pública.

Numa versão para o público, descreveram quatro propostas gerais: “Como adaptar um medicamento antiviral para tratar doentes de Covid-19; como acelerar o desenvolvimento de medicamentos de anticorpos para tratar doentes e fornecer proteção de curto prazo a indivíduos saudáveis; como desenvolver vacinas para a Covid-19 num quatro temporal acelerado; e, finalmente, como reabrir as nossas empresas e escolas de uma forma que reduza o risco de futuros surtos e mortes”.

De acordo com o Expresso, o grupo já conseguiu alguns triunfos. No final de março, graças a ligações à equipa do vice-presidente Mike Pence, conseguiu que a Food and Drug Administration (FDA) aprovasse rapidamente que uma empresa transferisse para a Irlanda a produção de um anticorpo monoclonal, um tipo de fármaco que se ‘agarra’ a células.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.