Cientistas e milionários norte-americanos criam grupo secreto para combater a covid-19

Alejandro Garcia / EPA

Um grupo secreto composto por cientistas e milionários norte-americanos uniu-se para encontrar soluções na ciência, especialmente “não ortodoxas”, que possam combater a Covid-19. O objetivo é ajudar a criar terapias e planear a reaberatura da economia, minimizando o risco de novas crises de saúde pública.

Segundo noticiou o Wall Street Journal, citado pelo Expresso, os envolvidos concebem este grupo secreto como o equivalente ao Projeto Manhattan, que criou a bomba atómica nos anos 1940. O Scientists to Stop COVID-19 foi criado em março, por iniciativa de Tom Cahill, médico e fundador-gestor de um fundo com o valor de 125 milhões de dólares.

Para Cahill, a ciência e a investigação não estavam a receber a atenção devida. Contactou então investidores – alguns com ligações à indústria farmacêutica e à Casa Branca -, e o grupo inclui agora nomes conhecidos da finança, como Peter Thiel e Michael Milken.

Os cientistas são de áreas que vão desde a epidemiologia e a imunobiologia até à neurobiologia e à ciência nuclear. O grupo sintetizou as suas recomendações num relatório confidencial que enviou ao governo e a instituições de saúde pública.

Numa versão para o público, descreveram quatro propostas gerais: “Como adaptar um medicamento antiviral para tratar doentes de Covid-19; como acelerar o desenvolvimento de medicamentos de anticorpos para tratar doentes e fornecer proteção de curto prazo a indivíduos saudáveis; como desenvolver vacinas para a Covid-19 num quatro temporal acelerado; e, finalmente, como reabrir as nossas empresas e escolas de uma forma que reduza o risco de futuros surtos e mortes”.

De acordo com o Expresso, o grupo já conseguiu alguns triunfos. No final de março, graças a ligações à equipa do vice-presidente Mike Pence, conseguiu que a Food and Drug Administration (FDA) aprovasse rapidamente que uma empresa transferisse para a Irlanda a produção de um anticorpo monoclonal, um tipo de fármaco que se ‘agarra’ a células.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …