Cientistas e milionários norte-americanos criam grupo secreto para combater a covid-19

Alejandro Garcia / EPA

Um grupo secreto composto por cientistas e milionários norte-americanos uniu-se para encontrar soluções na ciência, especialmente “não ortodoxas”, que possam combater a Covid-19. O objetivo é ajudar a criar terapias e planear a reaberatura da economia, minimizando o risco de novas crises de saúde pública.

Segundo noticiou o Wall Street Journal, citado pelo Expresso, os envolvidos concebem este grupo secreto como o equivalente ao Projeto Manhattan, que criou a bomba atómica nos anos 1940. O Scientists to Stop COVID-19 foi criado em março, por iniciativa de Tom Cahill, médico e fundador-gestor de um fundo com o valor de 125 milhões de dólares.

Para Cahill, a ciência e a investigação não estavam a receber a atenção devida. Contactou então investidores – alguns com ligações à indústria farmacêutica e à Casa Branca -, e o grupo inclui agora nomes conhecidos da finança, como Peter Thiel e Michael Milken.

Os cientistas são de áreas que vão desde a epidemiologia e a imunobiologia até à neurobiologia e à ciência nuclear. O grupo sintetizou as suas recomendações num relatório confidencial que enviou ao governo e a instituições de saúde pública.

Numa versão para o público, descreveram quatro propostas gerais: “Como adaptar um medicamento antiviral para tratar doentes de Covid-19; como acelerar o desenvolvimento de medicamentos de anticorpos para tratar doentes e fornecer proteção de curto prazo a indivíduos saudáveis; como desenvolver vacinas para a Covid-19 num quatro temporal acelerado; e, finalmente, como reabrir as nossas empresas e escolas de uma forma que reduza o risco de futuros surtos e mortes”.

De acordo com o Expresso, o grupo já conseguiu alguns triunfos. No final de março, graças a ligações à equipa do vice-presidente Mike Pence, conseguiu que a Food and Drug Administration (FDA) aprovasse rapidamente que uma empresa transferisse para a Irlanda a produção de um anticorpo monoclonal, um tipo de fármaco que se ‘agarra’ a células.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …