Cientistas japoneses criam ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório

Orie Hikabe / Nature

 Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Um grupo de cientistas japoneses afirma ter criado ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório, usando apenas células da pele dos animais.

O estudo, que marca a primeira produção de óvulos totalmente fora de um animal, foi liderado pelo biólogo Katsuhiko Hayashi, da Universidade Kyushu, no Japão, e publicado na revista Nature.

Os investigadores utilizaram células adultas do rabo de um rato e transformaram-nas em células ainda imaturas, conseguindo depois converter essas células-tronco em óvulos.

As células tronco têm a capacidade de se multiplicar e adquirir a funcionalidade de qualquer tecido.

Nem todos os óvulos criados foram viáveis para a pesquisa, mas os que foram considerados “úteis” foram usados numa fertilização in vitro.

Os óvulos fertilizados foram, depois, colocados no útero de uma ratazana adulta, desenvolvendo mais de 12 filhos saudáveis que se conseguiram reproduzir.

Uma equipa de cientistas já conseguiu produzir, em 2009, espermatozoides em laboratório – mas utilizaram uma célula-tronco ainda embrionária e imatura.

Esta nova experiência recorreu a células já adultas e transformou-as em óvulos, algo que é ainda mais complicado e inovador.

Os especialistas acreditam que este estudo poderá, no futuro, ajudar casais com problemas de fertilidade, mas reconhecem que ainda faltam anos de desenvolvimento para serem realizadas experiências em humanos.

“Um dia, este método poderá ser útil para mulheres inférteis e pode permitir melhorias em tratamentos de fertilidade”, disse Richard Anderson, do Centro de Saúde Reprodutiva da Universidade de Edimburgo, na Escócia, citado pelo The Guardian.

Antes de ser possível testar o novo procedimento com embriões humanos, os investigadores pretendem apurá-lo em animais de porte maior.

BZR, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Por problemas éticos, Polícia dos Políticos. Ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …