Cientistas japoneses criam ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório

Orie Hikabe / Nature

 Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Um grupo de cientistas japoneses afirma ter criado ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório, usando apenas células da pele dos animais.

O estudo, que marca a primeira produção de óvulos totalmente fora de um animal, foi liderado pelo biólogo Katsuhiko Hayashi, da Universidade Kyushu, no Japão, e publicado na revista Nature.

Os investigadores utilizaram células adultas do rabo de um rato e transformaram-nas em células ainda imaturas, conseguindo depois converter essas células-tronco em óvulos.

As células tronco têm a capacidade de se multiplicar e adquirir a funcionalidade de qualquer tecido.

Nem todos os óvulos criados foram viáveis para a pesquisa, mas os que foram considerados “úteis” foram usados numa fertilização in vitro.

Os óvulos fertilizados foram, depois, colocados no útero de uma ratazana adulta, desenvolvendo mais de 12 filhos saudáveis que se conseguiram reproduzir.

Uma equipa de cientistas já conseguiu produzir, em 2009, espermatozoides em laboratório – mas utilizaram uma célula-tronco ainda embrionária e imatura.

Esta nova experiência recorreu a células já adultas e transformou-as em óvulos, algo que é ainda mais complicado e inovador.

Os especialistas acreditam que este estudo poderá, no futuro, ajudar casais com problemas de fertilidade, mas reconhecem que ainda faltam anos de desenvolvimento para serem realizadas experiências em humanos.

“Um dia, este método poderá ser útil para mulheres inférteis e pode permitir melhorias em tratamentos de fertilidade”, disse Richard Anderson, do Centro de Saúde Reprodutiva da Universidade de Edimburgo, na Escócia, citado pelo The Guardian.

Antes de ser possível testar o novo procedimento com embriões humanos, os investigadores pretendem apurá-lo em animais de porte maior.

BZR, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …