Cientistas japoneses criam ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório

Orie Hikabe / Nature

 Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Um grupo de cientistas japoneses afirma ter criado ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório, usando apenas células da pele dos animais.

O estudo, que marca a primeira produção de óvulos totalmente fora de um animal, foi liderado pelo biólogo Katsuhiko Hayashi, da Universidade Kyushu, no Japão, e publicado na revista Nature.

Os investigadores utilizaram células adultas do rabo de um rato e transformaram-nas em células ainda imaturas, conseguindo depois converter essas células-tronco em óvulos.

As células tronco têm a capacidade de se multiplicar e adquirir a funcionalidade de qualquer tecido.

Nem todos os óvulos criados foram viáveis para a pesquisa, mas os que foram considerados “úteis” foram usados numa fertilização in vitro.

Os óvulos fertilizados foram, depois, colocados no útero de uma ratazana adulta, desenvolvendo mais de 12 filhos saudáveis que se conseguiram reproduzir.

Uma equipa de cientistas já conseguiu produzir, em 2009, espermatozoides em laboratório – mas utilizaram uma célula-tronco ainda embrionária e imatura.

Esta nova experiência recorreu a células já adultas e transformou-as em óvulos, algo que é ainda mais complicado e inovador.

Os especialistas acreditam que este estudo poderá, no futuro, ajudar casais com problemas de fertilidade, mas reconhecem que ainda faltam anos de desenvolvimento para serem realizadas experiências em humanos.

“Um dia, este método poderá ser útil para mulheres inférteis e pode permitir melhorias em tratamentos de fertilidade”, disse Richard Anderson, do Centro de Saúde Reprodutiva da Universidade de Edimburgo, na Escócia, citado pelo The Guardian.

Antes de ser possível testar o novo procedimento com embriões humanos, os investigadores pretendem apurá-lo em animais de porte maior.

BZR, ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunais retomam atividade. Juízes recusam fazer julgamentos em salas sem condições

Os tribunais retomam hoje a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do setor anteveem que o regresso à atividade normal será assimétrico e progressivo, sendo em alguns casos difícil assegurar totalmente as medidas de segurança …

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …