/

Cientistas japoneses criam ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório

Orie Hikabe / Nature

 Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Óvulos artificiais de rato criados a partir de células-tronco embrionárias

Um grupo de cientistas japoneses afirma ter criado ratos saudáveis a partir de óvulos feitos em laboratório, usando apenas células da pele dos animais.

O estudo, que marca a primeira produção de óvulos totalmente fora de um animal, foi liderado pelo biólogo Katsuhiko Hayashi, da Universidade Kyushu, no Japão, e publicado na revista Nature.

Os investigadores utilizaram células adultas do rabo de um rato e transformaram-nas em células ainda imaturas, conseguindo depois converter essas células-tronco em óvulos.

As células tronco têm a capacidade de se multiplicar e adquirir a funcionalidade de qualquer tecido.

Nem todos os óvulos criados foram viáveis para a pesquisa, mas os que foram considerados “úteis” foram usados numa fertilização in vitro.

Os óvulos fertilizados foram, depois, colocados no útero de uma ratazana adulta, desenvolvendo mais de 12 filhos saudáveis que se conseguiram reproduzir.

Uma equipa de cientistas já conseguiu produzir, em 2009, espermatozoides em laboratório – mas utilizaram uma célula-tronco ainda embrionária e imatura.

Esta nova experiência recorreu a células já adultas e transformou-as em óvulos, algo que é ainda mais complicado e inovador.

Os especialistas acreditam que este estudo poderá, no futuro, ajudar casais com problemas de fertilidade, mas reconhecem que ainda faltam anos de desenvolvimento para serem realizadas experiências em humanos.

“Um dia, este método poderá ser útil para mulheres inférteis e pode permitir melhorias em tratamentos de fertilidade”, disse Richard Anderson, do Centro de Saúde Reprodutiva da Universidade de Edimburgo, na Escócia, citado pelo The Guardian.

Antes de ser possível testar o novo procedimento com embriões humanos, os investigadores pretendem apurá-lo em animais de porte maior.

BZR, ZAP

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.