/

Cientistas inventam por acaso couro sintético feito de chá fermentado

Investigadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, desenvolveram um material bastante semelhante ao couro dos animais usados no fabrico de roupas, malas, sapatos e outros acessórios.

A descoberta do novo material aconteceu quando uma equipa de investigadores da universidade, liderada pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colónias de bactérias e leveduras encontradas numa bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína, a kombucha.

Composta de fibras de celulose em forma de gel, quando recolhida e seca, a substância dá origem a um material parecido com o couro; o visual e a textura são praticamente idênticos.

Por serem bio-degradáveis, o ciclo de vida dos produtos produzidos com este tipo de couro falso é ainda mais sustentável.

Em condições controladas por laboratório, o material leva três a quatro semanas a desenvolver-se.

Este é provavelmente o primeiro couro cultivado do mundo.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efémera de cultura, é arte e tecnologia a manifestarem-se em forma”, diz Young-A Lee, citada pelo jornal da Iowa State University.

“As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, ano após ano, apenas para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores”, lembra a investigadora.

“Esses produtos e artigos todos irão eventualmente acabar, como qualquer outro lixo, em enormes espaços subterrâneos”, conclui Lee.

Para a investigadora, este couro sintético é assim uma alternativa mais sustentável para a indústria da moda – e para toda a humanidade.

ZAP / EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.