Cientistas inventam por acaso couro sintético feito de chá fermentado

Investigadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, desenvolveram um material bastante semelhante ao couro dos animais usados no fabrico de roupas, malas, sapatos e outros acessórios.

A descoberta do novo material aconteceu quando uma equipa de investigadores da universidade, liderada pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colónias de bactérias e leveduras encontradas numa bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína, a kombucha.

Composta de fibras de celulose em forma de gel, quando recolhida e seca, a substância dá origem a um material parecido com o couro; o visual e a textura são praticamente idênticos.

Por serem bio-degradáveis, o ciclo de vida dos produtos produzidos com este tipo de couro falso é ainda mais sustentável.

Em condições controladas por laboratório, o material leva três a quatro semanas a desenvolver-se.

Este é provavelmente o primeiro couro cultivado do mundo.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efémera de cultura, é arte e tecnologia a manifestarem-se em forma”, diz Young-A Lee, citada pelo jornal da Iowa State University.

“As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, ano após ano, apenas para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores”, lembra a investigadora.

“Esses produtos e artigos todos irão eventualmente acabar, como qualquer outro lixo, em enormes espaços subterrâneos”, conclui Lee.

Para a investigadora, este couro sintético é assim uma alternativa mais sustentável para a indústria da moda – e para toda a humanidade.

ZAP / EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …