Cientistas inventam óleo alimentar que pode ser usado 80 vezes

Universidade Putra Malaysia

A professora Suhaila Mohamed e a sua equipa com o óleo alimentar AFDHAIL

A professora Suhaila Mohamed e a sua equipa com o óleo alimentar AFDHAIL

Uma equipa de investigadores indianos desenvolveu uma nova fórmula de óleo alimentar que pode ser usado 80 vezes.

Depois de sete anos de investigação, uma equipa de cientistas da Universidade Putra Malaysia desenvolveu uma nova forma de óleo alimentar que tem uma durabilidade muito maior do que os convencionais, conta o The Star Online.

Desenvolvido por Suhaila Mohamed, professora no Instituto de Biociências da universidade, este óleo, para além de poder ser usado 80 vezes antes de ser deitado fora, “é 85% menos absorvido pelos alimentos e é mais saudável pois não contribui tanto, como os outros óleos, no desenvolvimento de doenças cardíacas e cancerígenas”, declara a página.

Na sua composição está um extrato da rutácea, uma erva com composição anti-oxidante, anti-bacteriana, com propriedades anti-histamínicas e que, para juntar o útil ao agradável, “melhora o sabor e torna os alimentos mais crocantes”.

Esta podia ser uma revolução na indústria alimentar, não fosse este óleo ter uma grande desvantagem.

O produto usa como base o óleo de palma, muito discutido por causa da sua insustentabilidade para a indústria.

AFDHAL foi o nome escolhido para o produto e significa “Antioxidant Free Decrease Have Anti Lengthen”, o que decompondo a palavra se traduz por “Antioxidant” (com extratos naturais de uma erva), “Free” (livre de gorduras, substâncias sintéticas e colesterol), “Decrease” (sem desperdício, deterioração e alergia), “Have” (com benefícios para a saúde), “Anti” (quase nenhum óleo absorvido pelos alimentos) e “Lengthen” (com uma vida e uso útil).

A responsável por esta descoberta diz que este óleo pode ser adicionado aos óleos de cozinha habituais,  em pequena quantidade, para provocar os benefícios mencionados.

“O óleo AFDHAL pode ser usado com todos os tipos de óleos alimentares, misturando uma quantidade de 15ml, uma colherada de 150ml ou metade de uma caneca num óleo de cozinha convencional”, pode ler-se no comunicado publicado pelo Science Daily.

 Suhaila afirma que, nas prateleiras dos supermercados, os óleos mais saudáveis são os azeites virgem extra mas que estes, para além de caros, não são uma boa opção para fritar.

Com este produto, a investigadora espera que os consumidores sejam capazes de reduzir custos e, ao mesmo tempo, serem mais conscientes.Apesar da intenção em expandir o produto, o contacto com alguns mercados locais não prosperaram.

A professora considera que a população ainda “não está 100% confiante no produto malaio” mas sente-se otimista.

Temos planos para exportar o produto, sobretudo para a China”, acrescentou.

Para já, o óleo AFDHAL está a ser comercializado no Lazada, um dos maiores sites asiáticos de compra e venda de todo o tipo de produtos.

FM, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …