Cientistas identificam o lugar onde pode ter surgido a vida na Terra

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, podem ter encontrado o lugar onde surgiu a vida na Terra: lagos ricos em fósforo.

A vida tal como a conhecemos requer fósforo, um dos seis principais elementos químicos da vida, que forma a espinha dorsal das moléculas de ADN e ARN, que atua como a principal corrente de energia em todas as células e ancora os lípidos que separam as células do ambiente circundante.

O problema é que as reações químicas que fazem os blocos de construção dos seres vivos precisam de muito fósforo – mas o fósforo é escasso. Por isso, num novo estudo, os cientistas tentam responder à pergunta: como é que um ambiente sem vida no início da Terra forneceu este ingrediente-chave?

De acordo com o estudo publicado esta semana na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a vida na Terra pode ter surgido em lagos ricos em fósforo, uma vez que essas águas reúnem as condições necessárias para a o aparecimento de moléculas orgânicas.

Mas, antes de chegar a esta conclusão, os investigadores concentraram-se nuos lagos salgados, ricos em carbonatos, como ponto de partida. Este tipo de lago que existe em todo o mundo forma-se em ambientes secos, dentro de depressões que canalizam a água das áreas circundantes. As formações também são conhecidas como lagos alcalinos ou de sódio, porque as suas altas taxas de evaporação fazem com que as suas águas concentrem soluções salinas e alcalinas altas.

Os cientistas analisaram o Lago Mono, nos Estados Unidos; o Lago Magadi, no Quénia; e o Lago Lonar, na Índia, descobrindo que esses depósitos ricos em carbonato têm níveis de fósforo até 50 mil vezes mais do que os encontrados na água do mar e noutros tipos de lagos. As concentrações apontaram para a existência de um mecanismo natural que acumula o elemento químico nesses corpos de água.

Após análises em laboratório, os cientistas concluíram que a razão pela qual essas águas têm alto teor de fósforo é o seu teor de carbonatos.

Na maioria dos lagos, o cálcio, que é muito mais abundante na Terra, liga-se ao fósforo para produzir minerais sólidos de fosfato de cálcio, aos quais a vida não pode aceder. No entanto, em águas ricas em carbonato, o carbonato ultrapassa o fosfato para se ligar ao cálcio, deixando parte do fosfato sem aderir.

“Níveis extremamente altos de fosfato nestes lagos e lagoas teriam causado reações que colocavam fósforo nos blocos moleculares de ARN, proteínas e gorduras, todos necessários para a vida continuar”, explicou o co-autor do estudo, David Catling, em comunicado.

O ar rico em dióxido de carbono na Terra primitiva, há cerca de quatro mil milhões de anos, teria sido ideal para criar estes lagos e permitir que atingissem níveis máximos de fósforo. Lagos ricos em carbonato tendem a formar-se em atmosferas com alto dióxido de carbono. Além disso, o dióxido de carbono dissolve-se na água para criar condições ácidas que libertam com eficiência fósforo das rochas.

“O início da Terra era um lugar vulcânico ativo, haveria muitas rochas vulcânicas frescas a reagir com dióxido de carbono e a fornecer carbonato e fósforo aos lagos”, disse Jonathan Toner, principal autor do estudo. “A Terra primitiva poderia ter hospedado muitos lagos ricos em carbonatos, que teriam concentrações de fósforo suficientemente altas para iniciar a vida”.

Outro estudo recente destes autores, publicado em setembro na revista científica Geochimica et Cosmochimica Acta, mostrou que esses tipos de lagos também podem fornecer cianeto abundante para apoiar a formação de aminoácidos e nucleotídeos, os blocos de construção de proteínas, ADN e ARN. O cianeto é venenoso para os seres humanos – mas não para os micróbios primitivos – e é fundamental para o tipo de química que cria os blocos de construção da vida.

ZAP //

PARTILHAR

57 COMENTÁRIOS

  1. Se vocês já identificaram todos os ingredientes que fizeram a vida surgir no universo , como dizem que são fósforos , carbonatos e etc…pergunto: porque não simulam com todos esses ingredientes para que a a vida surja novamente ,da mesma forma que a natureza procedeu ? Ficaria até mais fácil para vocês, pois já tem a fórmula e é só juntar . Pago para ver .

    • Pois então, perca seu dinheiro: já foi realizado um muito conhecido experimento sobre exatamente o que você propôs. Pesquise sobre a Experiência Miller-Urey.

      • Sr. Oslav, não crie entropia porque, muito embora a experiência de Miller -Urey na realidade conseguiu demonstrar experimentalmente que seria possível aparecerem moléculas orgânicas através de reações químicas na atmosfera utilizando compostos que poderiam estar nela presentes. Estas moléculas orgânicas são indispensáveis para o surgimento da vida. Contudo, COM ESSA EXPERIÊNCIA NÃO SURGIRAM (micro)ORGANISMOS VIVOS. Bem sei que foi um 1º passo, pois ela demonstrou que é possível aparecerem moléculas orgânicas através de reações químicas na atmosfera utilizando compostos que poderiam estar nela presentes. Qual o estudo científico que conseguiu de que com esses compostos é possível replicar a formação de seres vivos, mesmo que sejam unicelulares? Muito agradeceria que me disse-se qual o artigo científico onde esteja demonstrado esse processo? Fico a aguardar. Talvez só chegue essa informação muito depois de eu ter morrido.
        Outra pergunta: quem pode replicar a formação inicial de carbonatos, fosfatos, etc; isto é, como se formam do nada esses compostos inorgânicos?

        • Não existe tal artigo pois provavelmente tal experiência demoraria milhões de anos, ou acha que a vida surgiu em 2 dias? O facto é que os mecanismos da Abiogénese são uma área contínua de estudo, onde a maior parte das coisas ainda está por descobrir. Nada disso invalida o estudo agora publicado, que poderá ser (ou não) mais um pequeníssimo mas importante passo na compreensão da Abiogénese. O problema de comentários como o do Sr. Armando é que revelam uma enorme ignorância sobre o tópico em questão, e só faltou dizer: “Não conseguem criar vida a partir do nada? Então só pode ter sido Deus”. É a clássica falácia, quando não compreendemos algo, então só pode ter sido Deus. Não será melhor ser curioso e tentar mesmo compreender as coisas? Quem sabe no fim de contas ainda descobrimos mesmo “Deus”.

          • Concordo em grau e número, exatamente é assim que a ignorância reage qdo não quer admitir que Deus é apenas sonho como papai no elenco por ex.

            • Complicado mesmo…
              Tem coisas piores ainda…. há pessoas que acreditam (tem fé, sem provas), na teoria da Abiogênese.

            • O que o Alex e o Alexandre não compreendem é que ninguém “acredita”, nem ninguém tem “fé” na Abiogénese. É apenas uma teoria, por acaso suportada por variadíssimas evidências. Aparentemente o Alex não conhece nenhuma dessas evidências, mas isso é apenas evidência da sua falta de conhecimento sobre o tópico em questão, nada mais. Por outro lado, o facto da Abiogénese ainda não ser replicável em laboratório significa apenas que se trata de um processo complexo, caso exista. Não significa que não exista.
              Quanto ao Alexandre, também demonstra saber pouco do que fala, pois nenhum cientista diz que o mundo e os seus habitantes surgiram do “nada”. Aliás, a própria teoria da Abiogénese diz exatamente o contrário disso.
              Não há certezas na Ciência, e é isso que leva os verdadeiramente curiosos em busca de mais conhecimento. Ter a certeza absoluta que um suposto Deus criou tudo é meio caminho para uma pessoa achar que sabe tudo, perder a curiosidade e nunca aprender mais nada. Até pode ser que exista Deus, etc, mas vamos tentar descobrir isso, passo por passo, ou não? Estão com medo do quê?

          • Abiogênese requer mais fé do que as religiões. Vai demorar muito, mesmo tendo todos os elementos necessários, pois as pressuposições permeiam essa matéria!
            É o mesmo que dizer que descobriu como se faz o bolo, tendo os ingredientes em mãos e mesmo assim, dizer que leva anos …. blá blá de sempre

            • E como vai demorar mesmo muito, nunca o saberemos! Nem nós nem os nossos descendentes… Portanto a ESSE FENÔMENO, CRIADOR de todas as coisas, visíveis e invisíveis e também do inexplicável que sempre fica depois de tudo parecer estar definitivamente explicado, chamemos-lhe então DEUS ou outro nome qualquer, mas sempre com muito respeito, adoração e extasiamento!

        • Disse bem “quando já tiver morrido”, pois todos esses ingredientes aliados ao (tempo, noutras escalas) e não ao seu (nosso TEMPO)…ou isso

    • Isso já foi feito em um experimento na década de 1970. Simulou-se o ambiente primitivo da Terra e a sopa primordial com a atmosfera cheia de dióxido de carbono e raios. Através desse experimento, os cientistas americanos criaram moléculas orgânicas básicas à vida.

    • Nao vejo necessidade de recriar a roda não… Só uma dúvida me despertou= Então devia ter continuado a formar vida! Parou porquê…????!-!… Porquê parou???!!!???…

      • Quem diz que não continua? Claramente trata-se de um processo longo, em escalas de tempo muito, mas mesmo muito superiores à vida humana. Consegue entender isso?

      • Caro Deu, tal não acontece devido à intensa atividade microbiana presente em todos os sistemas onde poderia ocorrer neogenese (=nova formação de vida). As moléculas que poderiam originar vida apresentam-se como potenciais nutrientes dissolvidos na água (doce ou salgada) Logo, não tarda a aparecerem bactérias, vírus, etc… que as absorvam, utilizando-se como nutrientes.

    • Adorei o seu desafio. De boa, já está chato tanta mentira e blá blá blá… Deus, entendeu ciência? Deus é o responsável por isso, e vcs não querem engolir a verdadeira criação do mundo. Chega de falar de Marte, meteoro, planeta que neva protetor solar… Tá vergonhosa essas mentiras, o povo já acordou! Ainda tenho que ler pessoas dizendo que não temos propriedades para falar. A pior cegueira vem da mente.

  2. Uma pessoa só pode dar sua opinião qdo. E conhecedora de assuntos desta natureza .. Uma pessoa pobre em relação a conhecimentos científicos quere dar opinião a algo que desconhece e obviamente como lançar palavras ao vento e bem humilhante para tal e aqueles que leem ler coisas sem fundamento lamentável fica aqui minhas palavras de manifesto boa tarde jca

  3. Só lembrando que a ciência não se fundamenta na verdade, trabalha com teorias e suposições, usando outros conhecimentos como o empírico e etc. A ciência ao que muitos pensam não trabalha com a verdade absoluta, tudo pode ser mutáveis. Portanto não sejamos egoístas, ninguém é obrigado a acreditar.

  4. Gostei bastante do artigo, o qual considero de alta relevância.
    Um passo a mais, como alguém já escreveu.
    Aproveito para parabenizar os irmãos portugueses, posto que os comentários dos leitores têm nível mais alto do que no Brasil: aqui predominam os “haters”, infelizmente.

    • Passo de que? O que foi PROVADO até agora? O artigo prova o quê? Fantasias naturalistas dos crentes de Carl Sagan e Neil Tyson degrasse?

      • Nada é definitivamente “PROVADO” em Ciência. A sua frase demonstra apenas uma total falta de noção sobre o que é a Ciência. Se tiver mesmo curiosidade, leia o artigo e formule uma opinião informada. Senão tiver capacidade de o fazer, talvez fosse melhor evitar falar sobre assuntos que não entende. Cumprimentos.

        • Nada é definitivamente provado em ciência?
          O seu micro-ondas só funciona quando vem o pai natal ou quando é a hora da missa.
          E os aviões, também só depois do milagre da missa do galo é que descola?

          Leio no seu texto “falta de noção”.
          Vejo que aplica em si o que prega aos outros.

          Parabéns.

          • Na ciência tudo parece estar provado até que apareça mais ciência que o desminta. Cuidado Sr Filipe Pais porque a falta de noção aplica-se também a si e a todos nós quando este tema surge. Não há entendimento na humanidade que chegue para entender o milagre que é a criação!

          • Caro Filipe, a única certeza em Ciência é que não há certezas. E isso é a grande mais valia da Ciência, pois obriga-nos a querer sempre saber mais, a nunca nos encostarmos à sombra da bananeira.
            E pode ter a certeza que não se sabe tudo sobre os microondas e sobre os aviões. O que existem são modelos suficientemente bons para que possamos prever o seu comportamento na grande maioria das vezes.
            Espero que com esta explicação tenha ganho um bocadinho de noção sobre a problemática em questão.
            Cumprimentos.

  5. Dizer que a ignorância canaliza o desconhecido para Deus é uma inversão de caminhos. Na verdade, os pseudocientistas retiram os fenômenos da pauta criacionista e passam o resto da vida iludindo-se mutuamente.
    A verdadeira ignorância profunda é rejeitar Deus e sua obra criadora.
    Que vantagem têm esses pseudocientistas sobre os que creem na Criação? Nenhuma! Pelo contrário, estão em larga desvantagem, pois acreditam apenas no que podem “ver”.
    Pobrezinhos!

    • Faço jus as suas palavras senhor Hermógenes, até agora o homem só consegui manipular o que já foi criado. Agora rejeitar o fato de uma intervenção Divina, isso sim é ignorância, se um cidadão não respeita e ignora fatos seja que tal teor for, e além de tudo não respeita as opiniões de outros…..isso sim é ser ignorante….. ignorante em seu próprio conhecimento. Sabe tudo e não conhece NADA.

    • Enquanto os religiosos rezavam, esses tais “pseudo-cientistas” criaram a tecnologia que vos permite vir aqui escrever essas barbaridades.
      Enquanto as pessoas de fé rezavam, esses tais “pseudo-cientistas” descobriram curas e vacinas para as maiores doenças da Humanidade.
      Enquanto os crentes aceitavam a obra criadora de Deus, esses tais “pseudo-cientistas” levaram a Humanidade ao espaço.
      Faço agora a seguinte pergunta: que descoberta, tecnologia, vacina descobriram essas pessoas de fé enquanto rezavam?
      E agora uma última pergunta: quem são os ignorantes no meio disto tudo?
      Cumprimentos.

      • Criaram tanta coisa boa para o nosso conforto a médio prazo!
        E originaram também tanta coisa má para aqueles que ao conforto não têm acesso, só miséria fome e guerras. Tanta sabedoria, tanto conhecimento e nas suas investigações não conseguiram prever e evitar as más consequências atuais e o futuro TÃO comprometido do nosso planeta. Não querer perceber as limitações dos cientistas é o quê?
        Permita-me lembra-lo que apesar de tudo há cientistas que já chegaram à conclusão que quanto mais investigam mais concluem que toda a existência de que nós temos conhecimento, é obra de um MARAVILHOSO CRIADOR!

    • Falar de conhecimento cientifico ao mesmo tempo que se fala de religião é de “bradar aos céus”.

      A hipocrisia atinge um novo recorde por mim testemunhado.

      Epah, se deus existe, e é tudo o que vocês acreditam, pergunto:

      Porque vão ao médico?
      Porque fecham a porta à chave?
      Porque usam cinto de segurança no carro?
      Porque usam preservativos?
      Porque usam carros, aviões, camiões, telemóveis, etc?
      Porque lavam os dentes ou tomam banho?
      E vacinarem-se para quê?

      Essa fé que “demonstram” da boca para fora é muito poucochinha e fraquinha, coitada!

      • É o que eu digo – esses fanáticos religiosos alienados tem tanta fé nos seus deuses que, mal tem uma “dor de barriga”, vão a correr para o hospital para ver se a ciência os cura!!

      • Porque, os carros, aviões, camiões, telemóveis, etc. não brotam assim ao acaso precisam de um criador/mentor, Sr Filipe Reis! Então o homem utilizando os meios que lhe foram dados e a inteligencia que também lhe foi dada, criou todos esses aparelhos. Assim como toda a tecnologia não pode aparecer ao acaso, alguém tem que construir, também o nosso planeta e tudo o mais, não são um acaso, mas sim obra de um CRIADOR.
        Também na natureza nada é acaso! Não fora o homem interferir tanto, e tudo teria razão de ser e seria perfeito!
        É claro que os cientistas são necessários, e para isso o homem usa a inteligencia que lhe foi dada. às vezes para o bem, às vezes para o mal.

  6. Isso tudo conversa sem sentido , ser humano continua a teimar com a criação de Deus , como surgiu o sol, universo, galáxia, outros planetas, o sentimentos do ser humano , alegria, tristeza, motivação, sabedoria, e agora vem com essa besteira de ilusão e ainda com 4 milhões de anos atrás e aínda mais absurdo , mais uma coisa tá para ver que os cientistas estão a procura da resposta correta de onde viemos e porque fomos criados.

  7. Mais uma fantasia dos crentes fanáticos da abiogenese. Sempre tentam elaborar 1000 hipóteses pseudocientifcas para justificar o milagre da vida e como não podem PROVAR suas crenças em laboratório, apelam para especulações fantasiosas

    • Crença é acreditar no “milagre da vida” sem qualquer evidência desse facto.
      A Abiogénese não passa de uma teoria, que ao contrário do “milagre da vida”, é suportada por consideráveis evidências.
      Se é a Abiogénese é “pseudocientifica”, o Marco está com medo de quê afinal? A resposta é fácil.

      • Os cientistas e muito bem, procuram as “evidencias” e acho bem que o façam. Mas às evidencias encontradas, que anos, séculos ou milênios depois, tiveram de descartar, que nome lhe darão?
        Milagre da vida, na minha modesta opinião é por demais evidente, mesmo depois de esmiuçado pelos cientistas até ao lugar onde pode ter surgido a vida na Terra.
        Toda a vida é um milagre, seja lá por que forma que tenha começado!

  8. Amigos, a ciência é benvinda em gênero e grau. Sabemos da importância dela para o progresso do mundo em que vivemos. Só penso que estes cientistas querem fama, créditos, dinheiro para seus estudos científico. Daí é importante a sugestão de pesquisas que nunca irão dar em lugar nenhum. O homem, cientificamente provado é fruto do pó da terra. Os elementos do nosso corpo é terreno e não aquático ou gaseificada. Houve um formador deste grande universo. Porque não tentam descobrir quem Ele é? Sabe porquê não querem, porquê já foi revelado então não gera grana. são informações acessíveis somente ao que crê que o grande construtor é um Deus tão poderoso que formou o único ser que tem inteligência, o único dominador. Se isso não basta é porque necessitam provar o que jamais terão acesso. Toda humanidade se auto exterminara sem nunca saber esta resposta. Desculpo me com os cientistas de plantão. Façam pesquisas que contribuam com a permanência do ser humano aqui na Terra enquanto se pode.

  9. “Só penso que estes cientistas querem fama, créditos, dinheiro para seus estudos científico. Daí é importante a sugestão de pesquisas que nunca irão dar em lugar nenhum. ” – Em que se baseia para dizer tal coisa? Conhece os cientistas? Sabe alguma coisa do tópico em questão para dizer que não vai dar em nada? Ou é só uma opinião baseada na “fé”?

    “Porque não tentam descobrir quem Ele é?” – A ironia que lhe escapa é que estes cientistas (e todos no geral) estão a tentar fazer exatamente isso. O problema do Cláudio e de outros é que têm medo das respostas parciais que vão sendo descobertas. Estas respostas provavelmente vão colocar em causa tudo aquilo em que acredita cegamente.

    “o único ser que tem inteligência” – Frase extremamente arrogante, para não dizer pejada de ignorância. O Homem pode até ser o mais inteligente da Terra, mas não é certamente o único ser que com inteligência. Para não falar de inteligência fora da Terra, que poderá vir a ser descoberta nas próximas décadas.

  10. Querem os cientistas descobrir onde começou a vida! Veja-se a dificuldade com o mistério de uma simples flor, 60 anos não foram suficientes para desvendar um pequenino mistério:
    O PROBLEMA DO GIRASSOL.
    Se a flor tiver 21 curvas para a esquerda, obrigatoriamente terá 34 para a direita. Se tiver 34 para um dos lados, terá 55 para o outro. Por sua vez, se tiver 55 curvas no sentido contrário aos ponteiros do relógio, 89 estarão para o lado oposto. Se já está a reconhecer algum padrão nisto é perfeitamente normal. Trata-se da sequência de Fibonacci.
    Proporção divina, proporção áurea, número dourado. São vários os nomes usados para designar esta constante irracional, uma sequência infinita de dígitos que tende para o número 1,61803398875.
    Conhecido como o Problema do Girassol, ou a Conjetura do Girassol, diz respeito à frequência com que esperaríamos encontrar padrões semelhantes a girassóis em grandes aglomerados de objetos. O problema foi inicialmente proposto em 1960 pelos matemáticos Paul Erdős e Richard Rado.
    Agora, 60 anos depois, cientistas parecem ter começado a desvendar este problema, apesar de ainda não o terem solucionado.
    Transcrição de um artigo ZAP em Ciência & Saúde 04 de Janeiro de 2020.

    • “Veja-se a dificuldade com o mistério de uma simples flor” – Uma flor é tudo menos simples. Acontece é que você não tem a mínima noção do que é uma flor, logo não consegue sequer começar a compreender o problema em questão. No entanto é capaz de vir aqui comentar usando tecnologia inventada sabe como? Dou-lhe uma dica: não foi a rezar. Saber por quem? Outra dica: não foi Deus. E sabe que mais? Esta tecnologia, muito complexa, é mais simples que uma flor.
      Cumprimentos

      • Parabéns Senhor Osório sabe tudo! Presunção é o que não lhe falta e soberba também! Saiba ainda que eu de fato não percebo nada da flor, mas tenho noção que baste para com ela me extasiar e ser grata pela sua existência.

  11. Genesis Cap:1
    Testamento quer dizer documento.
    Documento escrito por Deus.
    Monte Sinai na arábia saudita.
    A arábia saudita está abrindo as portas, cientistas vão pra lá e estudem onde Deus baixou e escreveu nas pedras os 10 mandamentos pra Moisés. Pode ser o início do estudo da vida.

  12. Acho que esses experimentos deveriam ser simulados em lagos desaparecidos tbm, pois como muitos estudos apontam várias lagoas deixaram de existir, Lagoas que possivelmente tivessem o potencial exato para dar origem a essas moléculas orgânicas e essenciais para vida.

  13. A hipótese mais aceita, atualmente, para origem da vida é a das hidrotermais alcalinas submarinas ( William Martim/Michael Russel). Este ambiente possui muito hidrogênio, CO2 e minerais catalisadores capazes de produzir um ambiente muito favorável para produção de biomoléculas relevantes. Além do mais este ambiente produz espontaneamente gradientes de prótons capazes de energizar e acelerar as reações químicas necessárias. As bactérias e arqueas mais antigas vivem basicamente da interação do H2 e CO2 gerando acetato e metano respectivamente. Reações similares estão presentes espontaneamente nas hidrotermais alcalinas sugerindo uma continuidade entre a geoquímica deste ambiente e a bioquímica dos primeiros seres vivos. Segundo seus autores as reações de fosforilação também são induzidas e favorecidas por este ambiente. Não se sabe ainda como a vida se formou, mas o ambiente mais propício para ela ter surgido talvez tenha sido o das hidrotermais alcalinas

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …