Cientistas chegaram ao glaciar do “Dia do Juízo Final” (e encontraram água quente)

Jeremy Harbeck / NASA

Uma equipa de investigadores britânicos e norte-americanos acedeu, pela primeira vez, à base do glaciar Thwaites, na Antártida, através de um túnel de cerca de 700 metros. Na sua jornada, encontraram água quente.

Chegar a este glaciar trata-se de um passo muito importante para entender os processos que causam o derretimento acelerado deste glaciar, conhecido entre os glaciologistas como o glaciar do “Dia do Juízo Final”: a “mais importante” do mundo e a “mais perigosa”.

Os cientistas ficaram surpreendidos ao saber que as águas na linha de terra, a região onde o glaciar encontra o mar, estão 2ºC acima da temperatura normal de congelamento, uma temperatura muito mais elevada do que a habitual na região.

Através do túnel, perfurado com água quente, os cientistas enviaram vários instrumentos, incluindo um robô subaquático que chegou ao local onde o gelo encontra a terra, de acordo com o comunicado publicado esta semana no British Antarctic Survey.

O robô Icefin, equipado com câmaras e outros instrumentos e operado por controlo remoto, chegou ao ponto em que a água do mar de Amundsen colide com a parede dos Thwaites, que tem 192 mil quilómetros quadrados. Esta é a área que derrete mais rapidamente.

No local, esta tecnologia permitiu realizar medições, recolher imagens e mapear detalhadamente o processo – dados que estão a ser analisados por cinco equipas de cientistas e engenheiros instalados na região. O seu objetivo é descobrir a razão pela qual o gelo derrete e como o processo evoluirá.

“Projetamos o Icefin para poder aceder as áreas terrestres dos glaciares, lugares onde as observações são quase impossíveis, mas onde mudanças rápidas estão a acontecer”, disse Britney Schmidt, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta. Além disso, o investigador definiu Thwaites como um “ponto crítico de articulação na Antártica Ocidental”.

Keith Nicholls, oceanógrafo da British Antarctic Survey, disse: “Sabemos que as águas mais quentes do oceano estão a corroer muitos dos glaciares da Antártica Ocidental, mas estamos particularmente preocupados com o Thwaites. Estes novos dados fornecerão uma nova perspetiva dos processos que estão a ser realizados para que possamos prever a mudança futura com maior certeza”.

O glaciar, quase do tamanho da ilha da Grã-Bretanha, acelerou a perda de massa nos últimos 20 anos e os cientistas alertam que o seu colapso causaria aumento do nível do mar em pelo menos 65 centímetros. É bastante preocupante, considerando que, ao longo do século XIX, o mar subiu 19 centímetros.

No entanto, a principal preocupação dos especialistas deriva do facto de que o Thwaite reforça toda a camada de gelo do oeste da Antártica e, em caso de colapso, arrastariam uma camada maior de gelo da Antártica, que poderia elevar os mares em 3,3 metros em alguns séculos.

Este “aumento catastrófico” do nível do mar colocaria em risco muitas cidades de diferentes países, incluindo Londres, no Reino Unido, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Existe água quente na antártica, a matéria não citou. Outro ponto é que eles estão na última foto, nos paredões de gelo (a terra é plana)

    • Eu estou convencido. Até propunha que se criasse um evento anual onde isso pudesse ser discutido e aprofundado. O nome até poderia ser: The Cube Round.

  2. “Cientistas chegaram ao glaciar do “Dia do Juízo Final (e encontraram água quente)”

    “Através do túnel, perfurado com água quente (…)”

    Será que a água quente encontrada não é a mesma que foi usada para fazer o túnel?

RESPONDER

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …