Cientistas extraem ouro e metais preciosos de fezes humanas

Um esgoto doméstico pode afinal ser uma mina de ouro

Cientistas americanos estão a investigar formas de extrair ouro e metais preciosos a partir dos esgotos domésticos. Uma nova corrida ao ouro no faroeste?

Um grupo de investigadores identificou resíduos de ouro nas estações de tratamento de esgoto americanas em níveis tais que, se fossem encontrados em rochas, justificariam comercialmente a sua extracção.

“O ouro que encontrámos foi do nível de um depósito mineral mínimo”, revelou uma das autoras do estudo, Kathleen Smith, da US Geological Survey.

“Há metais preciosos em todo o lado: nos produtos para o cabelo, nos detergentes, até nano-partículas colocadas nas meias para reduzir o mau odor”, acrescentou a investigadora.

Estes produtos acabam por ir parar aos esgotos e misturar-se com as fezes.

Os detalhes do estudo foram apresentados na reunião nacional da Sociedade Americana de Química, em Denver.

A extracção de metais a partir de resíduos também poderia ajudar a conter a libertação de substâncias tóxicas no meio ambiente.

Heather Lowers / USGS Denver Microbeam Laboratory

Os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até 12 milhões de euros em metais preciosos

Os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até 12 milhões de euros em metais preciosos

Segundo o estudo, qualquer que seja a sua origem, dejectos contendo estes metais são canalizados para as estações de tratamento de esgotos. Muitos desses metais acabam entre os resíduos sólidos que são filtrados nestas estações.

Além de ouro e prata, estes dejectos contêm metais raros como paládio e vanádio.

“Queremos recolher metais valiosos que poderiam ser vendidos, incluindo alguns dos metais tecnologicamente mais importantes, como o vanádio e o cobre, usados em ligas metálicas e por exemplo no fabrico de telemóveis e computadores”, explica Smith, citada pela BBC.

A equipa estima que 7 milhões de toneladas de resíduos sólidos saiam das estações de tratamento de esgoto dos Estados Unidos todos os anos.

Cerca de metade é usada como fertilizante, enquanto a outra metade é incinerada ou enviada para aterros sanitários.

Os cientistas estão a fazer experiências com lixiviados, as mesmas substâncias químicas que a mineração industrial usa para extrair os metais preciosos das rochas.

Embora alguns desses lixiviados tenham má reputação por afectar os ecossistemas quando são derramados no meio ambiente, Smith diz que, num ambiente controlado, poderiam ser usados com segurança para extrair metais de resíduos sólidos tratados.

Num estudo anterior, uma equipa de cientistas calculou que os resíduos de um milhão de americanos poderiam conter até 12 milhões de euros em metais preciosos.

Na nova corrida ao ouro no faroeste, a piaçaba substitui a picareta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …