Cientistas expõem a ameaça silenciosa das sanitas

1

As chamadas plumas de aerossol, que saem da sanita quando descarregamos a água, foram expostas num novo estudo. São possíveis fontes de patógenos perigosos.

Cada vez que você faz uma descarga na sanita, ela liberta nuvens de minúsculas gotas de água no ar à sua volta. Essas gotículas, chamadas de plumas de aerossol, podem espalhar patógenos de dejetos humanos e expor as pessoas em casas de banho públicas a doenças contagiosas.

A compreensão científica da propagação de plumas de aerossóis – e a consciencialização pública da sua existência – tem sido dificultada pelo facto de serem normalmente invisíveis.

Uma equipa de cientistas usou lasers de alta potência para iluminar essas plumas, permitindo-nos obter imagens e medir a localização e o movimento da propagação das plumas de aerossol da descarga da sanita em detalhe.

Subir em vez de descer

As sanitas são projetadas para esvaziar eficientemente o conteúdo dentro delas através de um movimento descendente no tubo de drenagem. No ciclo de descarga, a água entra em contacto forçado com o conteúdo dentro da sanita e cria um jato fino de partículas suspensas no ar.

Os cientistas descobriram que uma sanita típica gera um forte jato ascendente de ar com velocidades superiores a 2 metros por segundo, transportando rapidamente essas partículas até 1,5 metros acima da sanita oito segundos após o início da descarga.

Para visualizar essas plumas, os cientistas montaram no laboratório uma sanita sem tampa com uma válvula do tipo Flushometer encontrada em toda a América do Norte. As válvulas Flushometer usam pressão em vez de gravidade para direcionar a água para a sanita.

Os investigadores usaram ótica especial para criar uma luz laser vertical que iluminava a região do topo da sanita até ao teto. Depois de fazer a descarga com um acionador elétrico remoto, as partículas de aerossol espalham luz de laser suficiente para se tornarem visíveis, permitindo o uso de câmaras para visualizar a nuvem de partículas.

Embora os cientistas esperassem ver essas partículas, ficaram surpresos com a força do jato que ejetava as partículas da sanita.

Um estudo relacionado usou um modelo computacional de uma sanita para prever a formação de plumas de aerossol, com um transporte ascendente de partículas a velocidades acima da sanita que se aproximam de 1 metro por segundo, que é cerca de metade do que os cientistas observaram com uma sanita verdadeira.

Aerossóis e doenças

Partículas de aerossol contendo patógenos são importantes vetores de doenças humanas. Partículas menores que permanecem suspensas no ar por um período de tempo podem expor as pessoas a doenças respiratórias como gripe e covid-19 por inalação. Partículas maiores que se depositam rapidamente nas superfícies podem espalhar doenças intestinais como o norovírus através do contacto com as mãos e a boca.

A água da sanita contaminada por fezes pode ter concentrações de patógenos que persistem após dezenas de descargas. Mas ainda é uma questão em aberto se as plumas de aerossol apresentam um risco de transmissão.

Embora os cientistas tenham sido capazes de descrever visual e quantitativamente como é que as plumas de aerossol se movem e se dispersam, o seu trabalho não aborda diretamente como é que as plumas transmitem doenças.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.