Cientistas explicam por que muitos sismos ocorrem em lugares “errados”

Jiji Press Editorial / EPA

Uma equipa de cientistas norte-americanos determinou a causa que pode explicar por que motivo grande parte dos sismos registados ocorrem frequentemente em lugares “incomuns”, isto é, em zonas distantes das bordas placas tectónicas.  

A investigação, liderada por Ryan Thigpen, da Universidade de Kentucky, e Sean Gallen, da Universidade Estatal do Colorado, concluiu que a erosão causada pelos rios pode justificar este tipo de movimentos telúricos em zonas “erradas”.

No estudo, publicado neste verão na revista científica Geophysical Research Letters e que esta semana teve especial destaque na Scientif American, os cientistas sugeriram que, quando este tipo de erosão elimina muito do peso da crosta terrestre, partes desta podem mover-se mais rapidamente. E, como resultado, podem causar terremotos bastante fortes em locais que, a priori, não deveriam ter grande atividade sísmica.

A título de exemplo, os cientistas apontaram a zona leste do estado de Tennessee, que não se localizada numa borda das placas tectónicas, mas que neste mês de dezembro registou um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter.

Para a investigação, os cientistas recorreram a modelos computorizados, simulando de que forma a crosta terrestre reagiria caso lhe fossem eliminados 152 metros de pedra. Os resultados coincidiram com os terremotos produzidos na área em nos últimos 100 anos.

Eric Gaba / Wikimedia

Mapa com os limites das placas tectónicas

“Na introdução à Geologia, somos ensinados que uma grande parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectónicas, como no Japão ou ao longo da zona de falha de San Andreas”, explicou Thigpen. “Embora isso seja verdade, não explica por que motivo ocorrem terremotos frequentemente em áreas como as zonas sísmicas do leste do Tennessee e Nova Madri [no estado norte-americano do Missouri]”, acrescentou.

O investigador apontou que esta abordagem revolucionária permitiria avaliar este problema “de uma perspetiva completamente nova”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …