Cientistas explicam por que muitos sismos ocorrem em lugares “errados”

Jiji Press Editorial / EPA

Uma equipa de cientistas norte-americanos determinou a causa que pode explicar por que motivo grande parte dos sismos registados ocorrem frequentemente em lugares “incomuns”, isto é, em zonas distantes das bordas placas tectónicas.  

A investigação, liderada por Ryan Thigpen, da Universidade de Kentucky, e Sean Gallen, da Universidade Estatal do Colorado, concluiu que a erosão causada pelos rios pode justificar este tipo de movimentos telúricos em zonas “erradas”.

No estudo, publicado neste verão na revista científica Geophysical Research Letters e que esta semana teve especial destaque na Scientif American, os cientistas sugeriram que, quando este tipo de erosão elimina muito do peso da crosta terrestre, partes desta podem mover-se mais rapidamente. E, como resultado, podem causar terremotos bastante fortes em locais que, a priori, não deveriam ter grande atividade sísmica.

A título de exemplo, os cientistas apontaram a zona leste do estado de Tennessee, que não se localizada numa borda das placas tectónicas, mas que neste mês de dezembro registou um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter.

Para a investigação, os cientistas recorreram a modelos computorizados, simulando de que forma a crosta terrestre reagiria caso lhe fossem eliminados 152 metros de pedra. Os resultados coincidiram com os terremotos produzidos na área em nos últimos 100 anos.

Eric Gaba / Wikimedia

Mapa com os limites das placas tectónicas

“Na introdução à Geologia, somos ensinados que uma grande parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectónicas, como no Japão ou ao longo da zona de falha de San Andreas”, explicou Thigpen. “Embora isso seja verdade, não explica por que motivo ocorrem terremotos frequentemente em áreas como as zonas sísmicas do leste do Tennessee e Nova Madri [no estado norte-americano do Missouri]”, acrescentou.

O investigador apontou que esta abordagem revolucionária permitiria avaliar este problema “de uma perspetiva completamente nova”.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …