Cientistas explicam porque são os bebés tão fofinhos

Ninguém resiste às bochechas fofinhas e ao sorriso enternecedor de um bebé e há uma explicação científica para isso. É um mecanismo de sobrevivência que funciona como uma das mais “básicas e poderosas forças” que molda o comportamento humano.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, dedicou-se a estudar como é que os cérebros humanos reagem perante bebés, e concluiu que estes apelam a todos os sentidos humanos para despoletar comportamentos parentais que são vitais para a sua sobrevivência.

Segundo os autores do estudo, recentemente publicado na revista científica Trends in Cognitive Sciences, “a fofice é um mecanismo de protecção muito potente, que assegura a sobrevivência a bebés que seriam, de outro modo, completamente dependentes”.

E este mecanismo não se deve limitar ao aspecto visual fofinho, mas também envolve os sons e cheiros dos bebés, destaca Morten Kringelbach, investigador do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo.

“Os bebés atraem-nos através de todos os nossos sentidos, o que seguramente ajuda a tornar a fofice uma das mais básicas e poderosas forças que molda o nosso comportamento”, salienta Kringelbach numa nota divulgada pela Universidade de Oxford.

O investigador acrescenta que este estudo é “a primeira prova científica” a demonstrar de forma clara que “a fofice ajuda os bebés a sobreviver, trazendo à tona o cuidar, que não pode ser reduzido a simples comportamentos instintivos”.

“Cuidar envolve uma coreografia complexa de comportamentos pró-sociais lentos, cuidadosos, deliberados e duradouros que acendem sistemas de prazer cerebral fundamentais que também estão envolvidos quando se comem alimentos ou se ouve música e envolvem sempre, experiências agradáveis”, explica Kringelbach.

Os investigadores detectaram que este mecanismo protector afecta tanto homens como mulheres, mesmo aqueles que não têm filhos.

“Esta pode ser uma resposta fundamental presente em toda a gente, independentemente do estatuto parental ou do género”, conclui Kringelbach.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que grande estudo! Melhor seria que se ocupassem porque razão os adultos fazem tantas guerras onde matam milhares de bebés indefesos e inocentes e milhões morrem à fome, será por culpa deles próprios?

RESPONDER

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …