Cientistas explicam porque são os bebés tão fofinhos

Ninguém resiste às bochechas fofinhas e ao sorriso enternecedor de um bebé e há uma explicação científica para isso. É um mecanismo de sobrevivência que funciona como uma das mais “básicas e poderosas forças” que molda o comportamento humano.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, dedicou-se a estudar como é que os cérebros humanos reagem perante bebés, e concluiu que estes apelam a todos os sentidos humanos para despoletar comportamentos parentais que são vitais para a sua sobrevivência.

Segundo os autores do estudo, recentemente publicado na revista científica Trends in Cognitive Sciences, “a fofice é um mecanismo de protecção muito potente, que assegura a sobrevivência a bebés que seriam, de outro modo, completamente dependentes”.

E este mecanismo não se deve limitar ao aspecto visual fofinho, mas também envolve os sons e cheiros dos bebés, destaca Morten Kringelbach, investigador do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo.

“Os bebés atraem-nos através de todos os nossos sentidos, o que seguramente ajuda a tornar a fofice uma das mais básicas e poderosas forças que molda o nosso comportamento”, salienta Kringelbach numa nota divulgada pela Universidade de Oxford.

O investigador acrescenta que este estudo é “a primeira prova científica” a demonstrar de forma clara que “a fofice ajuda os bebés a sobreviver, trazendo à tona o cuidar, que não pode ser reduzido a simples comportamentos instintivos”.

“Cuidar envolve uma coreografia complexa de comportamentos pró-sociais lentos, cuidadosos, deliberados e duradouros que acendem sistemas de prazer cerebral fundamentais que também estão envolvidos quando se comem alimentos ou se ouve música e envolvem sempre, experiências agradáveis”, explica Kringelbach.

Os investigadores detectaram que este mecanismo protector afecta tanto homens como mulheres, mesmo aqueles que não têm filhos.

“Esta pode ser uma resposta fundamental presente em toda a gente, independentemente do estatuto parental ou do género”, conclui Kringelbach.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas que grande estudo! Melhor seria que se ocupassem porque razão os adultos fazem tantas guerras onde matam milhares de bebés indefesos e inocentes e milhões morrem à fome, será por culpa deles próprios?

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …