Cientistas estão intrigados com nova espécie de peixe com pernas

Um mergulhador francês deu de caras com um peixe bizarro que parece ter duas pernas para caminhar pelo oceano. Os cientistas não conseguem perceber se será uma espécie já conhecida ou outra completamente nova.

Imagine estar a fazer mergulho e ver um peixe com aquilo que aparenta ser um par de pernas. Foi exatamente isso que aconteceu a um mergulhador francês em Bali, na Indonésia, durante uma expedição noturna, conta o Mashable.

O mergulhador, Emeric Benhalassa, diz que, quando viu o peixe, suspeitou logo que fosse um “stingfish”, um dos peixes mais venenosos do mundo. No entanto, os cientistas ainda não conseguiram reunir um consenso sobre qual será esta espécie.

“O peixe veio na minha direção provavelmente por causa da luz. É estranho e bonito ao mesmo tempo”, explicou o francês à National Geographic.

As imagens mostram um peixe de cor alaranjada, com barbatanas castanhas e o que parecem ser pernas espinhosas. O ‘stingfish’ não tem pernas mas possui os chamados “filamentos corporais” que utiliza para andar entre os crustáceos e vermes.

De acordo com a National Geographic, este peixe poderá ser uma espécie já existente ou então uma completamente nova. Os cientistas mandam os seus palpites entre o que pode ser um “Minous trachycephalus”, um “Minous pictus” ou um “Minous quincarinatus”.

Porém, como vai ser difícil ter este animal nas suas mãos, os cientistas consideram que vai ser praticamente impossível fazer uma identificação exata. Ainda para mais, supõe-se que o peixe pode passar vários dias enterrado na lama.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …