Cientistas espanhóis descobrem a possível causa da doença de Hawking

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

Investigadores espanhóis poderão ter descoberto a possível causa da ALS – Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença de que padece o conhecido físico Stephen Hawking. De acordo com os cientistas, a doença poderá ser causada por uma espécie de fungo.

De acordo com um estudo de um grupo de investigadores da Universidad Autónoma de Madrid, publicado na International Journal of Biological Sciences, foram encontradas proteínas fúngicas e ADN de diferentes fungos no cérebro e no líquido encefálico de pacientes com ELA.

Segundo adianta o mesmo estudo, tal poderá indicar que a doença poderá ser provocada por diferentes formas de micoses, como a Candida albicans, a Cryptococcus spp ou a Malasezzia spp.

“Os nossos resultados sobre cortes de tecido cerebral demonstram a existência de material fúngico e corpúsculos intra-celulares, a que chamámos endomicosomas”, explica Luis Carrasco, o líder da equipa de investigadores, citado pela RT.

“Estas estruturas fúngicas podem ser detectadas por imunofluorescência, usando anti-corpos que reagem especificamente contra proteínas fúngicas”, acrescenta o professor de Biologia Molecular madrileno.

Os investigadores admitem no entanto que a teoria da origem fúngica da ALS não fica provada em definitivo com este estudo, mas poderá sê-lo com ensaios clínicos adequados em colaboração com as farmacêuticas fabricantes de anti-fúngicos.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores — as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

A maioria dos doentes que sofrem desta devastadora doença tem uma esperança de vida de 2 a 5 anos após o seu diagnóstico.

Stephen Hawking, o maior astrofísico dos nossos tempos e o mais famoso dos doentes de ALS, sobrevive-lhe há 50 anos, sendo um caso absolutamente excepcional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …