Cientistas espanhóis descobrem a possível causa da doença de Hawking

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

Investigadores espanhóis poderão ter descoberto a possível causa da ALS – Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença de que padece o conhecido físico Stephen Hawking. De acordo com os cientistas, a doença poderá ser causada por uma espécie de fungo.

De acordo com um estudo de um grupo de investigadores da Universidad Autónoma de Madrid, publicado na International Journal of Biological Sciences, foram encontradas proteínas fúngicas e ADN de diferentes fungos no cérebro e no líquido encefálico de pacientes com ELA.

Segundo adianta o mesmo estudo, tal poderá indicar que a doença poderá ser provocada por diferentes formas de micoses, como a Candida albicans, a Cryptococcus spp ou a Malasezzia spp.

“Os nossos resultados sobre cortes de tecido cerebral demonstram a existência de material fúngico e corpúsculos intra-celulares, a que chamámos endomicosomas”, explica Luis Carrasco, o líder da equipa de investigadores, citado pela RT.

“Estas estruturas fúngicas podem ser detectadas por imunofluorescência, usando anti-corpos que reagem especificamente contra proteínas fúngicas”, acrescenta o professor de Biologia Molecular madrileno.

Os investigadores admitem no entanto que a teoria da origem fúngica da ALS não fica provada em definitivo com este estudo, mas poderá sê-lo com ensaios clínicos adequados em colaboração com as farmacêuticas fabricantes de anti-fúngicos.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores — as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

A maioria dos doentes que sofrem desta devastadora doença tem uma esperança de vida de 2 a 5 anos após o seu diagnóstico.

Stephen Hawking, o maior astrofísico dos nossos tempos e o mais famoso dos doentes de ALS, sobrevive-lhe há 50 anos, sendo um caso absolutamente excepcional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …