Cientistas espanhóis descobrem a possível causa da doença de Hawking

lwpkommunikacio / Flickr

O físico teórico Stephen Hawking - provavelmente, o maior do nosso tempo.

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.

Investigadores espanhóis poderão ter descoberto a possível causa da ALS – Esclerose Lateral Amiotrófica, a doença de que padece o conhecido físico Stephen Hawking. De acordo com os cientistas, a doença poderá ser causada por uma espécie de fungo.

De acordo com um estudo de um grupo de investigadores da Universidad Autónoma de Madrid, publicado na International Journal of Biological Sciences, foram encontradas proteínas fúngicas e ADN de diferentes fungos no cérebro e no líquido encefálico de pacientes com ELA.

Segundo adianta o mesmo estudo, tal poderá indicar que a doença poderá ser provocada por diferentes formas de micoses, como a Candida albicans, a Cryptococcus spp ou a Malasezzia spp.

“Os nossos resultados sobre cortes de tecido cerebral demonstram a existência de material fúngico e corpúsculos intra-celulares, a que chamámos endomicosomas”, explica Luis Carrasco, o líder da equipa de investigadores, citado pela RT.

“Estas estruturas fúngicas podem ser detectadas por imunofluorescência, usando anti-corpos que reagem especificamente contra proteínas fúngicas”, acrescenta o professor de Biologia Molecular madrileno.

Os investigadores admitem no entanto que a teoria da origem fúngica da ALS não fica provada em definitivo com este estudo, mas poderá sê-lo com ensaios clínicos adequados em colaboração com as farmacêuticas fabricantes de anti-fúngicos.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também chamada de doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores — as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

A maioria dos doentes que sofrem desta devastadora doença tem uma esperança de vida de 2 a 5 anos após o seu diagnóstico.

Stephen Hawking, o maior astrofísico dos nossos tempos e o mais famoso dos doentes de ALS, sobrevive-lhe há 50 anos, sendo um caso absolutamente excepcional.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …