Ventos supersónicos, chuvas rochosas e um mar de lava. Cientistas esmiúçam o estranho K2-141b

(dr)

Recorrendo a simulações computorizadas, uma equipa de cientistas fez uma série de previsões sobre o exoplaneta K2-141b, sugerindo que este é mundo estranho e extremo, onde existem ventos supersónicos e chuvas rochosas.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, este é um mundo extremo de evaporação e precipitação de rochas, com ventos supersónicos que ultrapassam os 5000 quilómetros por hora e um oceano de lava com 100 quilómetros de profundidade.

Em comunicado, os cientistas explicam que as suas previsões apontam que este mundo tem uma dimensão semelhante à Terra, bem como uma superfície. Além disso, tem também um oceano e uma atmosfera compostos pelo mesmo ingrediente: rochas.

O clima extremo previsto pelas simulações computorizadas pode mudar de forma permanente a superfície e a atmosfera deste exoplaneta ao longo do tempo.

“Este estudo é o primeiro a fazer previsões sobre as condições meteorológicas no K2-141b que podem ser detetadas a centenas de anos-luz com telescópios de próxima geração, como o Telescópio Espacial James Webb”, disse o autor principal do estudo, Giang Nguyen, um estudante da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que trabalhou sob a supervisão do professor Nicolas Cowan, da Universidade de McGil, no Canadá.

Analisando os padrões de iluminação do exoplaneta, os cientistas descobriram que cerca de dois terço deste mundo têm sempre luz, ao contrário do que acontece nos hemisférios da Terra. O K2-141b pertence a um subconjunto de planetas rochosos que orbitam muito perto da sua estrela e esta proximidade mantém o exoplaneta gravitacionalmente “fixado” numa posição,ou seja, há um mesmo lado que está sempre virado para a estrela.

O lado noturno atinge temperaturas abaixo de -200 graus Celsius, enquanto o lado diurno do planeta tem temperaturas estimadas em cerca de 3.000 graus Celsius – é quente o suficiente não só para derreter rochas, mas também para vaporizá-las, criando eventualmente uma fina atmosfera em algumas áreas do planeta.

“A nossa descoberta significa muito provavelmente que a atmosfera se estende um pouco para lá do oceano de magma, facilitando a localização com telescópios espaciais”, disse Cowan, professor do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias em McGill.

Chovem “rochas” no K2-141b

De acordo com os cientistas, a atmosfera de vapor de rocha criada pelo calor extremo deste exoplaneta sofre precipitação, à semelhança do que acontece com o ciclo da água na Terra, onde a água evapora, sobe para a atmosfera, condensa e cai sob a forma de chuva.

O mesmo acontece com o sódio, o monóxido de silício e o dióxido de silício em K2-141b. Na Terra, a chuva voltas aos oceanos, onde se evaporará mais uma vez e o ciclo da água se repetirá. Já neste exoplaneta, o o vapor mineral formado pela rocha evaporada é conduzido para o lado gelado da noite por ventos supersónicos e as rochas “chovem” de volta para um oceano de magma. As correntes resultantes fluem novamente para o lado diurno e quente do exoplaneta, onde a rocha acaba por evaporar mais uma vez.

“Todos os planetas rochosos, incluindo a Terra, começaram como mundos derretidos, mas depois arrefecem e solidificam rapidamente. Os planetas de lava dão-nos um raro vislumbre desta fase da da evolução planetária”, rematou Cowan.

Os próximos passos passaram por confirmar estas previsões: dados do Telescópio Espacial Spitzer devem ajudar a confirmar as temperaturas diurnas e noturna do planeta e o Telescópio Espacial James Webb, que deverá ser lançado em meados de 2021, deverá trazer mais informações sobre a atmosfera deste mundo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo pediu e Ferro esteve atento. Esquerda prefere um novo OE e Presidente tem um dilema em mãos

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para ir acompanhando e informando o chefe de Estado sobre a situação no Parlamento, face a um eventual chumbo do OE2022. …

Com novo Orçamento pendurado, Portugal pode ficar meio ano em duodécimos

António Costa diz que não se demite, nem com o chumbo do Orçamento, e admitiu governar o país em duodécimos até junho. Face a um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), avizinha-se um …

O óvulo humano é 10 milhões de vezes maior que o espermatozoide. Agora, já sabemos porquê

A evolução levou a que a maioria das espécies deixassem de ser isogâmicas — com gametas semelhantes entre os dois sexos — e passassem a ser heterogâmicas, o que ajuda a explicar a diferença nos …

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Senadores aprovam relatório e pedem o indiciamento de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou o relatório final, esta terça-feira, e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente. Por sete …

PM sudanês deposto levado para casa após ter sido detido em "golpe de Estado"

Países pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU não conseguem chegar a um consenso relativamente à condenação do golpe, já que alguns, como a Rússia, não o reconhecem. O primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, foi levado …