Cientistas escolhem três zonas possíveis para a missão Marte 2020

Quando o rover da missão Mars 2020 aterrar em Marte, em 2021, vai iniciar o processo de perfuração da superfície do planeta vermelho para descobrir algumas condições básicas para a chegada dos humanos, em 2030.

A NASA, que ainda não escolheu o local exato de perfuração, conseguiu reduzir as suas escolhas para três, durante uma reunião com cientistas em Monrovia, na Califórnia.

O grupo consultou imagens e dados enviados pela sonda robótica Mars Reconnaissance Orbiter, antes de votar nos locais que pensam ser facilmente acessíveis e que podem conter provas que apoiem a habitabilidade de Marte.

As zonas escolhidas são: Nordeste Syrtis Major – um local muito antigo da superfície de Marte que, segundo os especialistas, costumava ter água quente -, a cratera Jezero, onde já existiu um lago marciano, e as Colinas Columbia, que estão dentro da Cratera de Gusev e já foram exploradas pelo rover Spirit, também da NASA.

O rover da Mars 2020 deve ser lançado em julho de 2020 a bordo de um foguete Atlas V 541 da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.

A sonda irá realizar avaliações geológicas do local de aterragem em Marte e determinar a habitabilidade do ambiente, além de procurar sinais de vida marciana antiga. A missão também terá como objetivo avaliar os recursos naturais e os perigos para os futuros exploradores humanos.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde as oito da manhã. O …