Mais sinistro que um morcego? Um morcego com duas cabeças

(dr) Nadja L. Pinheiro

Um grupo de cientistas encontrou, no Brasil, os restos mortais de um raro morcego de duas cabeças – algo que só tinha sido observado duas vezes.

Quando o investigador Marcelo Rodrigues Nogueira, viu os “gémeos” pela primeira vez, ficou “completamente atónito”, escreveu num e-mail enviado à Live Science.

“Eu já manipulei muitos morcegos na minha carreira, alguns com características morfológicas impressionantes, mas nenhum foi tão surpreendente como este”, destacou o principal autor do estudo publicado na revista Anatomia Histologia Embryologia.

Apenas dois outros pares de morcegos gémeos unidos foram relatados na literatura científica, um em 1969 e outro em 2015.

Possíveis causas

Embora não se saiba exatamente o que faz com que os gémeos idênticos nasçam unidos, o fenómeno é conhecido por ocorrer quando um ovo fertilizado se divide muito tarde. Se um ovo se separa quatro a cinco dias após a fertilização, formam-se dois gémeos idênticos separados. Mas, se a divisão não ocorrer entre 13 a 15 dias após a fertilização, o ovo fertilizado separa-se apenas parcialmente e os gémeos nascem unidos.

Os cientistas souberam da existência dos morcegos depois de os animais terem sido encaminhados para o Laboratório de Mastozoologia da Universidade Estadual do Norte do Rio de Janeiro.

Ninguém na equipa de Nogueira, que inclui os embriólogos Nadja Lima Pinheiro e Adriana Ventura, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, viu os gémeos no momento em que foram encontrados, por isso não sabem se os animais sobreviveram ou se morreram logo após o nascimento.

Os morcegos, encontrados em 2001, são gémeos siameses do tipo dicefálicos parapagos, o que significa que estão lado a lado com os seus troncos inteiros unidos. Os raios-X revelaram que as espinhas dos animais têm o formato de um “Y”, com duas colunas vertebrais separadas que se ramificam na parte inferior das costas.

As imagens de ultrassom também revelaram dois corações do mesmo tamanho, que os especialistas suspeitam estar separados.

Como a maioria dos morcegos tem apenas um filho por ninhada, também é muito raro encontrar morcegos gémeos não siameses. Durante os cinco anos em que Daniel Urban, da Universidade de Illinois, nos EUA, estudou morcegos, só conseguiu observar um único filho, que estava a voar à volta da mãe.

E é ainda mais difícil encontrar gémeos de morcegos siameses. Mas não significa que seja mais raro entre os morcegos do que nos outros mamíferos, de acordo com Scott Pedersen, professor de biologia e microbiologia da South Dakota State University, que não estava envolvido no novo estudo.

“Isto só quer dizer que os humanos descobriram morcegos siameses com menos frequência do que outros animais siameses”, destacou.

Mesmo que os morcegos siameses sobrevivam ao nascimento, é provável que morram logo depois, porque os seus corpos não conseguem sustentá-los, disse Pedersen. Os morcegos também tendem a viver em lugares inabitados por seres humanos.

E, como os morcegos têm hábitos noturnos, se os animais siameses nascerem durante o dia, o parto ocorre provavelmente num ambiente seguro para a mãe e para a sua ninhada, o que significa que as pessoas não o conseguem observar. “A mãe pode dar à luz ao ar livre, mas isso ocorre apenas durante a noite, quando os gémeos ficam escondidos pela escuridão” disse Urban.

Embora pouco se saiba sobre os órgãos dos morcegos siameses recentemente descobertos, os cientistas optaram por não usar métodos invasivos para investigar os corpos dos animais.

“É tão raro e precioso encontrar algo assim que não se pode fazer nenhum tipo de experiência destrutiva. Claro que estamos muito curiosos, mas pode haver apenas uma oportunidade para observar os animais sem danificar nada”, destacou o especialista.

“Então, pela investigação, os animais vão ficar guardados durante algum tempo, até que uma tecnologia mais recente nos permita prosseguir com a experiência sem danificar o que já temos “, adiantou Urban.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso é o Satanás agindo no mundo, mais um sinal da Besta… Dizem os antigos que o inicio do próximo Solstício é quando ele se fará presente mais uma vez. Gostaria de propor a todos os envolvidos na Cruzada, que se encontrem no local deferido anteriormente para acertarmos a guarnição antes de tudo ocorrer

  2. ZAP…
    No vosso texto refere “…um ovo fertilizado se divide muito tarde…”, “…um ovo se separa quatro a cinco dias após a fertilização…” e “…o ovo fertilizado separa-se…”… mas neste caso e nesta altura não é o ovo que se divide mas sim o embrião…
    Quando o ovo se divide dá origem a duas células e a partir desta altura designa-se por embrião… portanto o que se pode dividir a partir desta altura é o embrião e não mais o ovo…

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …