/

Cientistas encontram fóssil do cogumelo mais antigo do mundo

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, encontraram no Estado do Ceará, no Brasil, o fóssil de cogumelo mais antigo do mundo.

Segundo o estudo publicado na revista científica Plos One, o cogumelo viveu há cerca de 115 milhões de anos, quando o supercontinente Gondwana estava a fragmentar-se, e foi encontrado numa formação calcária na Serra do Araripe.

Até agora, o cogumelo fossilizado mais antigo, preservado em âmbar, tinha 99 milhões de anos e foi encontrado no Sudeste asiático.

“A maior parte dos cogumelos cresce e desaparece em poucos dias. O fato de este cogumelo estar totalmente preservado é surpreendente”, disse o paleontólogo Sam Heads, da Universidade de Illinois.

Jared Thomas

Gondwanagaricites magnificus

Gondwanagaricites magnificus

Heads descobriu o fungo ao digitalizar uma colecção de fósseis da formação geológica de Crato, no Brasil. O cogumelo encontrado tem 5 centímetros de altura, pregas sob o chapéu em vez de poros, e foi baptizado de Gondwanagaricites magnificus – “Gondwana” é o nome do antigo supercontinente e “agarikon” significa “cogumelo”.

De acordo com o especialista, o cogumelo afundou-se numa lagoa salgada foi coberto por camadas de sedimentos. Os seus tecidos foram sendo fossilizados e acabou por se transformar num óxido de ferro (goethite).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.