Cientistas encontram “atalho” para curar a cegueira com células estaminais

O potencial das terapias com células estaminais é extraordinário. No entanto, há ainda um obstáculo que os cientistas estão a tentar superar: certificarem-se de que as células sobrevivam no corpo humano tempo suficiente para que funcionem.

Cientistas do Buck Institute, nos EUA, poderão agora ter encontrado precisamente uma forma de o fazer acontecer.

Num novo estudo publicado na revista Cell Stem Cell, os investigadores conseguiram registar demonstrações de restauração da visão de longo prazo através de transplantes de foto-receptores usando células estaminais humanas.

Os investigadores conseguiram evitar a rejeição do sistema imunológico das células estaminais, bloqueando as respostas imunes habituais que desencadeiam a sua rejeição pelo corpo do receptor.

Originalmente, não era claro se os foto-receptores transplantados simplesmente morriam antes de serem eficazes ou se eram desligados pelo sistema imunológico do organismo.

Deepak Lamba, autor do novo estudo, explica que os cientistas pensavam que o olho e o cérebro estavam isentos de monitorização pelas células do sistema imunológico.

Para descobrir isso, a equipe estudou uma estirpe específica de ratos, saudável, mas que não tinha um receptor de células imunes específico chamado IL2rγ. Estes ratinhos imunodeficientes sem receptores IL2 são incapazes de rejeitar células estranhas transplantadas.

Os ratos mostraram um aumento de dez vezes nas células retinais dadoras derivadas de células estaminais embrionárias humanas vivas. As células retinianas transplantadas amadureceram e integraram-se com sucesso nas retinas dos ratos.

“Isso transformou-se numa bela história de restauração de longo prazo da visão em ratos completamente cegos”, diz Lamba. “Nós mostrámos que estes ratos agora podem perceber a luz mesmo 9 meses após a injecção das células”.

Ao constatar que os transplantes nos ratinhos conseguiram sobreviver, os investigadores precisavam depois de testar se funcionavam de facto. Os foto-receptores derivados de células estaminais foram inseridos numa estirpe de ratinhos com cegueira congénita.

Medindo a resposta das suas cobaias à luz e aos centros de resposta visual dos seus cérebros, para verificar se os sinais do olho estavam a atingir as áreas cerebrais apropriadas, os investigadores observaram que os ratos podiam ver.

“Esta descoberta dá-nos muita esperança de que poderemos criar algum tipo de vantagem com as terapias de células estaminais, para que esta não seja apenas uma resposta temporária, na altura em que as células são colocadas – mas antes uma visão sustentada a longo prazo”, explica Lamba.

PARTILHAR

RESPONDER

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …