Cientistas desvendam mistério do animal que faz lembrar uma meia suja

Mbari

-

Podia ser mais uma meia velha e suja no fundo do oceano mas é, na verdade, uma espécie marinha muito mais antiga do que se pensava.

O verdadeiro nome deste animal é Xenoturbella mas, graças às fortes semelhanças com uma meia suja, os cientistas decidiram batizá-lo mesmo assim.

Isto porque esta criatura consegue ser tão estranha que, durante 60 anos, os cientistas nunca conseguiram perceber o que era entre tantas espécies do reino animal.

Agora, graças à descoberta de quatro novas espécies no oceano Pacífico, os investigadores concluíram que o animal pertence a uma das classes mais antigas da vida na Terra.

“O nosso apelido para este animal era ‘meia roxa’. Se pensarmos numa meia suja desta cor, é exatamente com isto que se parece”, comentou o líder da pesquisa, Greg Rouse, citado pela BBC.

A Xenoturbella foi encontrada pela primeira vez em 1949 e desde então que os cientistas achavam que pertencia à classe dos moluscos.

“Os primeiros resultados acabaram por analisar o ADN daquilo que o animal comia”, explicou Rouse.

E é simples perceber porque será tão difícil perceber este animal. Afinal, esta ‘meia marinha’ não tem olhos, cérebro ou intestino e limita-se a ter uma pequena boca que recebe alimentos e que, por sua vez, deita fora o que não lhe interessa.

A descoberta de novas espécies no fundo do Pacífico possibilitou um estudo, agora publicado na revista Nature, mais detalhado deste animal.

Em primeiro lugar, uma nova e grande espécie, com mais de 20 centímetros de comprimento, que ficou conhecida por Xenoturbella monstruosa. O animal foi encontrado a quase três quilómetros de profundidade, no golfo da Califórnia.

De seguida, o Xenoturbella churro, assim batizado pela sua semelhança com o tradicional doce frito espanhol.

Com estas novas descobertas, os investigadores conseguiram realizar testes genéticos mais completos e perceber que estes animais formam um grupo, até então desconhecido, de organismos bilaterais.

“Confirmámos o facto de que estes animais devem ser considerados um grupo bastante primitivo”, afirmou Rouse, sublinhando que se situam quase na base da árvore da evolução.

Apesar da descoberta, a investigação ainda tem muito caminho a percorrer, uma vez que ainda pouco se sabe sobre este animal e a forma como vive.

“Nunca conseguimos ver como a espécie se alimenta”, exemplificou o responsável pela investigação.

“Estes animais apenas possuem uma pequena abertura que funciona como boca. Não têm dentes nem nenhuma estrutura de sucção capaz de rasgar um pedaço de alguma criatura bivalve mais pequena”, explicou.

A equipa espera, no futuro, resolver mais mistérios sobre esta criatura estranha das profundezas do oceano.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …