Cientistas desvendam mistério do animal que faz lembrar uma meia suja

Mbari

-

Podia ser mais uma meia velha e suja no fundo do oceano mas é, na verdade, uma espécie marinha muito mais antiga do que se pensava.

O verdadeiro nome deste animal é Xenoturbella mas, graças às fortes semelhanças com uma meia suja, os cientistas decidiram batizá-lo mesmo assim.

Isto porque esta criatura consegue ser tão estranha que, durante 60 anos, os cientistas nunca conseguiram perceber o que era entre tantas espécies do reino animal.

Agora, graças à descoberta de quatro novas espécies no oceano Pacífico, os investigadores concluíram que o animal pertence a uma das classes mais antigas da vida na Terra.

“O nosso apelido para este animal era ‘meia roxa’. Se pensarmos numa meia suja desta cor, é exatamente com isto que se parece”, comentou o líder da pesquisa, Greg Rouse, citado pela BBC.

A Xenoturbella foi encontrada pela primeira vez em 1949 e desde então que os cientistas achavam que pertencia à classe dos moluscos.

“Os primeiros resultados acabaram por analisar o ADN daquilo que o animal comia”, explicou Rouse.

E é simples perceber porque será tão difícil perceber este animal. Afinal, esta ‘meia marinha’ não tem olhos, cérebro ou intestino e limita-se a ter uma pequena boca que recebe alimentos e que, por sua vez, deita fora o que não lhe interessa.

A descoberta de novas espécies no fundo do Pacífico possibilitou um estudo, agora publicado na revista Nature, mais detalhado deste animal.

Em primeiro lugar, uma nova e grande espécie, com mais de 20 centímetros de comprimento, que ficou conhecida por Xenoturbella monstruosa. O animal foi encontrado a quase três quilómetros de profundidade, no golfo da Califórnia.

De seguida, o Xenoturbella churro, assim batizado pela sua semelhança com o tradicional doce frito espanhol.

Com estas novas descobertas, os investigadores conseguiram realizar testes genéticos mais completos e perceber que estes animais formam um grupo, até então desconhecido, de organismos bilaterais.

“Confirmámos o facto de que estes animais devem ser considerados um grupo bastante primitivo”, afirmou Rouse, sublinhando que se situam quase na base da árvore da evolução.

Apesar da descoberta, a investigação ainda tem muito caminho a percorrer, uma vez que ainda pouco se sabe sobre este animal e a forma como vive.

“Nunca conseguimos ver como a espécie se alimenta”, exemplificou o responsável pela investigação.

“Estes animais apenas possuem uma pequena abertura que funciona como boca. Não têm dentes nem nenhuma estrutura de sucção capaz de rasgar um pedaço de alguma criatura bivalve mais pequena”, explicou.

A equipa espera, no futuro, resolver mais mistérios sobre esta criatura estranha das profundezas do oceano.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …