/

Cientistas desmontam teorias e mitos sobre canhotos

1

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma.

Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após ano, mas os investigadores ainda não descobriram bem o que significa ser canhoto.

Então, por que é que as pessoas são canhotas? A verdade é que não se sabe. O que sabemos é que apenas cerca de 10% das pessoas em todo o mundo são canhotas — mas isto não é dividido em partes iguais entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, mas apenas cerca de 8% das mulheres o são.

Algumas pessoas perguntam-se porque não somos todos destros, mas a questão interessante é: por que é que a nossa mão dominante não é baseada no acaso? Por que é que não é uma separação de 50:50? Não é devido à direção da escrita, pois o canhoto seria dominante em países onde as línguas são escritas da direita para a esquerda, o que não é o caso. Até mesmo a genética é estranha — apenas cerca de 25% das crianças que têm dois pais canhotos também serão canhotos.

Ser canhoto tem sido associado a todo o tipo de coisas negativas. A falta de saúde e a morte prematura são frequentemente associadas, por exemplo, mas também não são exatamente verídicas.

Esta última é explicada porque muitas pessoas nas gerações mais velhas eram forçadas a trocar e a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos canhotos em idades mais avançadas.

Mitos positivos também são abundantes. As pessoas dizem que os canhotos são mais criativos, pois a maioria deles usa o “cérebro direito”. Este talvez seja um dos mitos mais persistentes sobre a lateralidade e o cérebro. Mas não importa o quão atraente a ideia de usarmos um “lado do cérebro dominante” que define a nossa personalidade possa parecer — também está errado.

Lateralização cerebral

É verdade, no entanto, que o hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e vice-versa, e que os hemisférios realmente têm especialidades. Por exemplo, a linguagem geralmente é processada um pouco mais dentro do hemisfério esquerdo e o reconhecimento de caras um pouco mais dentro do hemisfério direito.

Essa ideia de que cada hemisfério é especializado em algumas habilidades é conhecida como lateralização cerebral. No entanto, as metades não funcionam isoladamente, pois uma faixa espessa de fibras nervosas liga os dois lados.

Curiosamente, existem algumas diferenças conhecidas nestas especialidades entre destros e canhotos. Por exemplo, é frequentemente citado que cerca de 95% dos destros têm o “hemisfério esquerdo dominante”.

Quanto aos canhotos, apenas 70% processam mais a linguagem com o hemisfério esquerdo. A razão para este número ser menor, em vez de invertido, ainda é desconhecida.

Investigadores encontraram muitas outras especialidades cerebrais, ou “assimetrias” além da linguagem, como por exemplo processamento facial, habilidades espaciais e perceção de emoções.

Como algumas dessas funções são lateralizadas no cérebro pode realmente influenciar a forma como percebemos as coisas e, portanto, podem ser estudadas usando testes de perceção simples.

Num estudo publicado no mês passado na revista Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition, foram apresentadas imagens, a destros e canhotos, de rostos que foram construídos de modo a que uma metade da cara mostre uma emoção, enquanto a outra metade mostra uma emoção diferente.

Geralmente, as pessoas veem a emoção no lado esquerdo da cara e acredita-se que isso reflita a especialização no hemisfério direito. Também foram apresentados diferentes tipos de imagens e sons para examinar várias outras especializações.

As descobertas do estudo sugerem que alguns tipos de especializações, incluindo o processamento de caras, parecem seguir o padrão visto na linguagem. No entanto, noutra tarefa que analisou os vieses naquilo a que prestamos atenção, não foram encontradas diferenças nos padrões de processamento do cérebro para destros e canhotos.

Isto sugere que, embora existam relações entre a lateralidade e algumas das especializações do cérebro, não se verifica sempre.

1 Comment

  1. Ser CANHOTO ou DEXTRO é o mesmo que ser o que se quer SER..ORA. COMEÇARAM a escrever e a trabalhar com a ESQUERDA, dai a esquerda foi a dominante—- sou BOMBEIRO ja na RESERVA e me HABITUEI a trabalhar com as DUAS MAOS e dai por minha iniciativa PROPRIA, embora CLARO a DIREITA foi a que mais usei em CRIANÇA E ENTAO SER –ESQUERDINO ou DIREITINO–é o mesmo desde que se nasche e nos ENSINAM e nos HABITUEEM dai o SEGREDO, na minha OPINIAOiiiiiiiiiiiiiinem maiszzzzzzzzzzzzzzz……………….
    A.G.P.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.