Cientistas desmontam teorias e mitos sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma.

Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após ano, mas os investigadores ainda não descobriram bem o que significa ser canhoto.

Então, por que é que as pessoas são canhotas? A verdade é que não se sabe. O que sabemos é que apenas cerca de 10% das pessoas em todo o mundo são canhotas — mas isto não é dividido em partes iguais entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, mas apenas cerca de 8% das mulheres o são.

Algumas pessoas perguntam-se porque não somos todos destros, mas a questão interessante é: por que é que a nossa mão dominante não é baseada no acaso? Por que é que não é uma separação de 50:50? Não é devido à direção da escrita, pois o canhoto seria dominante em países onde as línguas são escritas da direita para a esquerda, o que não é o caso. Até mesmo a genética é estranha — apenas cerca de 25% das crianças que têm dois pais canhotos também serão canhotos.

Ser canhoto tem sido associado a todo o tipo de coisas negativas. A falta de saúde e a morte prematura são frequentemente associadas, por exemplo, mas também não são exatamente verídicas.

Esta última é explicada porque muitas pessoas nas gerações mais velhas eram forçadas a trocar e a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos canhotos em idades mais avançadas.

Mitos positivos também são abundantes. As pessoas dizem que os canhotos são mais criativos, pois a maioria deles usa o “cérebro direito”. Este talvez seja um dos mitos mais persistentes sobre a lateralidade e o cérebro. Mas não importa o quão atraente a ideia de usarmos um “lado do cérebro dominante” que define a nossa personalidade possa parecer — também está errado.

Lateralização cerebral

É verdade, no entanto, que o hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo e vice-versa, e que os hemisférios realmente têm especialidades. Por exemplo, a linguagem geralmente é processada um pouco mais dentro do hemisfério esquerdo e o reconhecimento de caras um pouco mais dentro do hemisfério direito.

Essa ideia de que cada hemisfério é especializado em algumas habilidades é conhecida como lateralização cerebral. No entanto, as metades não funcionam isoladamente, pois uma faixa espessa de fibras nervosas liga os dois lados.

Curiosamente, existem algumas diferenças conhecidas nestas especialidades entre destros e canhotos. Por exemplo, é frequentemente citado que cerca de 95% dos destros têm o “hemisfério esquerdo dominante”.

Quanto aos canhotos, apenas 70% processam mais a linguagem com o hemisfério esquerdo. A razão para este número ser menor, em vez de invertido, ainda é desconhecida.

Investigadores encontraram muitas outras especialidades cerebrais, ou “assimetrias” além da linguagem, como por exemplo processamento facial, habilidades espaciais e perceção de emoções.

Como algumas dessas funções são lateralizadas no cérebro pode realmente influenciar a forma como percebemos as coisas e, portanto, podem ser estudadas usando testes de perceção simples.

Num estudo publicado no mês passado na revista Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition, foram apresentadas imagens, a destros e canhotos, de rostos que foram construídos de modo a que uma metade da cara mostre uma emoção, enquanto a outra metade mostra uma emoção diferente.

Geralmente, as pessoas veem a emoção no lado esquerdo da cara e acredita-se que isso reflita a especialização no hemisfério direito. Também foram apresentados diferentes tipos de imagens e sons para examinar várias outras especializações.

As descobertas do estudo sugerem que alguns tipos de especializações, incluindo o processamento de caras, parecem seguir o padrão visto na linguagem. No entanto, noutra tarefa que analisou os vieses naquilo a que prestamos atenção, não foram encontradas diferenças nos padrões de processamento do cérebro para destros e canhotos.

Isto sugere que, embora existam relações entre a lateralidade e algumas das especializações do cérebro, não se verifica sempre.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ser CANHOTO ou DEXTRO é o mesmo que ser o que se quer SER..ORA. COMEÇARAM a escrever e a trabalhar com a ESQUERDA, dai a esquerda foi a dominante—- sou BOMBEIRO ja na RESERVA e me HABITUEI a trabalhar com as DUAS MAOS e dai por minha iniciativa PROPRIA, embora CLARO a DIREITA foi a que mais usei em CRIANÇA E ENTAO SER –ESQUERDINO ou DIREITINO–é o mesmo desde que se nasche e nos ENSINAM e nos HABITUEEM dai o SEGREDO, na minha OPINIAOiiiiiiiiiiiiiinem maiszzzzzzzzzzzzzzz……………….
    A.G.P.

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …