Cientistas descobriram um bizarro “peixe-lagarto” na Austrália

Ao longo de uma viagem de um mês, com o objetivo de explorar as profundezas dos oceanos australianos, uma equipa de investigadores encontrou criaturas tão bizarras que nos podiam tirar algumas noites de sono.

Até agora, a equipa de investigação, a bordo de um navio batizado de “Investigator”, que pertence à Marinha Real Australiana, encontrou um peixe-dragão que brilha no escuro, esponjas carnívoras, aranhas-do-mar e um peixe sem cara.

“Gelatinoso e predador”, é assim que o líder da missão Tim O’Hara descreve a criatura, conta o National Geographic. O Bathysaurux ferox foi encontrado com recurso a uma rede de feixes que segue o rasto das águas abissais do leste australiano.

John Pogonoski, da Australian National Fish Collection, reconheceu de imediato este predador raramente encontrado. “Reconheci a longa base da barbatana dorsal característica do Bathysaurus ferox”, explicou Pogonoski num comunicado de imprensa. “Os grandes olhos e dentes são características clássicas deste predador”, acrescenta.

Os Bathysaurux ferox podem crescer até aproximadamente 60 centímetros. Além da boca e dos dentes ameaçadores, têm grandes olhos negro-esverdeados.

Esta espécie pode ser encontrada em águas com profundidade entre um e 2,5 quilómetros, razão pela qual não é visto com muita frequência. Normalmente, habitam as profundezas do Oceano Atlântico e da região Indo-Oeste do Oceano Pacífico.

Abrigados nas profundezas dos oceanos, os Bathysaurux ferox são solitários e, como bons predadores que são, esperam pelo momento perfeito para surpreender as suas vítimas. Para aumentar as hipóteses de se reproduzirem, esta espécie tornou-se hermafrodita, com órgãos reprodutores quer masculinos quer femininos, para que possam acasalar com qualquer outro membro que cruze o seu caminho.

Avatar ZAP // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …