/

Cientistas descobriram o que nos faz verdadeiramente felizes

5

Costuma dizer-se que quando uma pessoa se sente infeliz o melhor a fazer é afogar as suas mágoas consolando-se com “caprichos” – como ir às compras, comer guloseimas ou fazer festas com os amigos. Mas não é isso que nos faz feliz – instantaneamente.

Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade Sulista de Sewanee, no Tennessee, Estados Unidos, o que na realidade torna as pessoas felizes são os actos de generosidade com outras pessoas.

De acordo com os resultados da investigação, publicados na revista Emotion, da Associação Americana de Psicologia, são os pequenos gestos de amabilidade que nos fazem sentir bem connosco próprios.

O estudo envolveu 473 voluntários, divididos em 4 grupos, que tinham que completar um conjunto de tarefas durante 6 semanas.

Um dos grupos tinha que realizar tarefas bondosas que melhorassem o mundo que nos rodeia – como por exemplo ir apanhar lixo num jardim.

Um segundo grupo tinha que realizar tarefas bondosas para outras pessoas – como pagar um café a um amigo, ou ajudar um familiar a fazer o jantar.

O terceiro grupo tinha que realizar acções sobre si próprios – como tirar um dia de folga, ou fazer exercício físico.

O quarto grupo, de controlo, não tinha tarefas atribuídas.

Os participantes preencheram questionários acerca da sua auto-satisfação antes e depois do período do estudo.

Os resultados do estudo mostraram que as pessoas que realizaram actos de bondade registaram uma melhoria assinalável no seu bem estar.

Os membros do terceiro e quarto grupos não registaram quaisquer melhorias nos seus níveis de felicidade.

“Já estava à espera de resultados que confirmassem a ideia de que as interacções sociais contribuem para o nosso bem-estar”, diz a psicóloga Katherine Nelson, autora principal do estudo, citada pelo Huffington Post.

“Mas o que achei interessante”, diz a investigadora, “é que quando centramos as nossas interacções apenas em nós próprios, não há nenhuma melhoria assinalável no nosso estado de espírito”.

“Isto é muito importante, porque as pessoas são encorajadas a oferecer-se uns miminhos quando se sentem infelizes”, acrescenta Nelson.

“No entanto, o nosso estudo conclui que a melhor forma de nos sentirmos bem, pelo contrário, é ter um gesto de amabilidade com outra pessoa”, conclui a cientista.

AJB, ZAP

5 Comments

  1. Assim fomos “programados”, para que o paraíso possa existir, e não possa faltar nada a ninguém.

    Mas depois, alguém inventou o dinheiro, e um esquema social de escravizar o mundo inteiro, e lixaram tudo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.