Cientistas descobriram cobra que era usada como arma pelos antigos gregos

Investigadores em Itália descobriram uma espécie da família das cobras que era usada pelos antigos gregos como arma nas suas batalhas.

Conhecida como Eryx jaculus, esta espécie já não era vista em território italiano há cerca de 80 anos. Porém, habitantes da Sicília testemunharam a sua presença nos últimos tempos.

Face a esta redescoberta, investigadores italianos resolveram explorar a situação, tendo chegado à conclusão que exemplares desta espécie sobreviveram em terrenos áridos em Licata, no sul da ilha.

A equipa de cientistas acredita que a cobra foi introduzida quando a ilha foi colonizada pelo povo Grego, uma vez que foi encontrada perto de dois locais onde ocorreram antigas batalhas, uma do século V a.C. e outra do século IV d.C.

Os investigadores acreditam ainda que era usada como arma durante as batalhas no mar e que era um ‘instrumento’ para destabilizar o inimigo.

“Os Gregos usavam estas cobras como projeteis, atirando-as aos navios inimigos antes de estes atacarem para instalar medo e confusão”, contou Gianni Insacco, um dos investigadores, à agência Ansa.

No total, foram encontrados durante a investigação seis exemplares desta espécie, três ainda vivos e três mortos devido a acidentes com automóveis.

Os cientistas italianos acreditam que esta espécie sempre viveu na ilha italiana mas que acabou por passar despercebida pelos seus hábitos noturnos e discretos.

Esta cobra também já foi encontrada na Grécia, sul dos Balcãs, África do Norte e Médio Oriente. Caracteriza-se por ser de pequena dimensão, com apenas 50 centímetros de comprimento, e alimenta-se de lagartos, ratos e caramujos.

ZAP / Hype Science

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.