Descoberta na Antártida substância que mata bactéria resistente a antibióticos

IRRI Images / Flickr

-

Investigadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, descobriram um composto desenvolvido por uma esponja-do-mar da Antártida, que é capaz de matar 98% de uma super-bactéria resistente a antibióticos.

A bactéria, resistente à meticilina, chama-se Staphylococcus aureus mas é mais conhecida pelas siglas SARM (ou MRSA em inglês).

Infecções por Staphylococcus aureus são bastante comuns, especialmente em ambientes hospitalares, e em circunstâncias normais não são particularmente difíceis de tratar.

No entanto, a SARM é uma estirpe que não pode ser combatida pela maioria dos antibióticos presentes no mercado, o que significa que pode espalhar-se rapidamente por uma condição superficial, como uma infecção de pele, para uma invasiva que pode ser fatal.

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, cerca de 80 mil infecções por SARM são anualmente diagnosticadas no país e 11 mil acabam por morrer por complicações.

Até agora, não havia uma maneira eficaz de tratar essas complicações mas, graças ao novo composto, encontrado dentro da esponja Dendrilla membranosa, foi capaz de matar 98,4% das células de SARM em laboratório.

Obrigado, Antártida

Esta não é a primeira vez que compostos médicos são encontrados em organismos do oceano da Antártica.

O principal investigador do estudo, James McClintock, e a sua equipa já tinham encontrado também um composto em algas da região que luta contra a estirpe do vírus H1N1 e outro que age contra os melanomas.

A Antártida é uma região tão extrema que a vida que lá existe foi forçada a criar maneiras originais de sobreviver, incluindo alguns mecanismos de defesa potentes, como compostos tóxicos.

“As esponjas não são protegidas por cascas e não se podem mover”, diz McClintock.

Esse fator deixa-as sem qualquer defesa física contra a água carregada de bactérias em que vivem, portanto, a solução do animal é produzir toda uma gama de “compostos desagradáveis” que matam as bactérias em contacto, na esperança de manter-se livre de infeções.

Mecanismo

A equipe de McClintock conseguiu isolar um desses compostos, batizado de “darwinolide”, e mostrar que tem um enorme potencial quando se trata de combater a SARM.

Os investigadores patentearam o composto, mas ainda estão em processo de entender exatamente como funciona.

Os testes de laboratório até agora sugerem que a substância tem uma estrutura única que lhe permite penetrar no “biofilme” que a SARM usa para se proteger de outros tratamentos.

“Se esse rearranjo químico é em parte responsável pela eficácia contra biofilmes de bactérias, o composto pode ser capaz de servir como base para o desenvolvimento de outros tipos de medicamentos dirigidos por patógenos dentro de biofilmes”, explica McClintock.

O próximo passo da equipa será sintetizar o “darwinolide” no laboratório, para que não seja necessário extraí-lo de esponjas-do-mar vivas da Antártida.

Se os investigadores forem capazes de mostrar que podem usar o “darwinolide” para tratar a SARM em ambiente clínico, o novo remédio poderá salvar dezenas de milhares de pessoas todos os anos.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …