Cientistas descobrem porque é que quadros de Van Gogh perdem o vermelho

Van Gogh Museum / wikimedia

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Auto-Retrato de Vincent Van Gogh

Os quadros de Vincent Van Gogh são conhecidos pelas cores vibrantes e intensas, mas o vermelho de alguns deles tem  vindo a ficar esmorecido e a assumir um tom esbranquiçado. Um misterioso processo de degradação que um grupo de investigadores belga desvendou.

Uma equipa liderada por Koen Janssens, da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, considera ter encontrado o “elo que faltava” para explicar por completo porque é que o vermelho vibrante dos quadros de Van Gogh tem vindo a ficar branco.

O pintor holandês usava um pigmento vermelho chamado mínio, um dos primeiros pigmentos sintéticos produzidos na antiguidade, que embranquece com a exposição à luz. Um dado já conhecido cientificamente, mas que os cientistas não tinham ainda conseguido explicar.

Koen Janssens e a sua equipa examinaram os compostos químicos presentes no quadro de Van Gogh “Campo de trigo sob um céu nublado“, dispararando raios-x à pintura, e descobriram que o mínio está coberto de “produtos de degradação”, conforme sublinha o Chemistry World.

Entre esses compostos químicos, encontraram aquilo a que chamam o “elo que faltava” no processo de degradação. Trata-se de um pigmento mineral denominado plumbonacrita que terá motivado o desenvolvimento de outros químicos, fruto da sua exposição à luz.

Os investigadores alegam que a plumbonacrita nunca tinha sido encontrada “num quadro datado antes do meio do Século XX”, o que transforma a descoberta num detalhe ainda mais relevante.

As conclusões, publicadas na Wiley Online Library, podem ainda ser particularmente importante no âmbito da conservação de obras de arte que nos foram deixadas pelos grandes artistas do passado.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …