/

Cientistas descobrem no Perú provas de antigos rituais violentos

@Krzysztof Socha

Um grupo de investigadores encontrou restos de esqueletos que apresentam feridas terríveis, ao que tudo indica, como consequência de rituais violentos, no sítio arqueológico de Pacopampa no Perú.

Os restos encontrados em Pacopampa datam do século XIII a.C. e, de acordo com os especialistas, trata-se da primeira prova de violência ritual numa sociedade do continente americano.

Pacopampa fica nas terras altas do Norte do Perú e albergava uma sociedade cuja atividade principal seria o ritual.

Essa sociedade construiu uma arquitetura cerimonial grande e desenvolveu a estratificação social sem qualquer controlo político dos excedentes de bens agrícolas, de acordo com um estudo publicado no revista americana Plos One, no inicio do mês.

Os investigadores japoneses descobriram os restos de 104 indivíduos, sendo que sete desses apresentavam lesões físicas significativas, como fraturas de crânios, faciais ou extremidades.

A descoberta sugere que os indivíduos foram atacados repetidamente, mas não terá sido com objetos afiados, aparentemente.

Um exame à pélvis de um deles põe em cima da mesa a possibilidade de que todas as vítimas teriam pelo menos 35 anos. Além disso, não se encontraram sinais de que as vítimas estivessem desnutridas.

Os investigadores sugerem que em Pacopampa os rituais estariam relacionados com a produção de água e alimentos, assim que foram descobertos sistemas de canais subterrâneos.

De acordo com os especialistas, os enterros de pessoas com feridas graves concentravam-se em lugares onde havia uma alta atividade cerimonial, pelo que se considerava que esta atividade se tornou uma das mais importantes nesta sociedade.

// RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.