Cientistas descobrem no Perú provas de antigos rituais violentos

@Krzysztof Socha

Um grupo de investigadores encontrou restos de esqueletos que apresentam feridas terríveis, ao que tudo indica, como consequência de rituais violentos, no sítio arqueológico de Pacopampa no Perú.

Os restos encontrados em Pacopampa datam do século XIII a.C. e, de acordo com os especialistas, trata-se da primeira prova de violência ritual numa sociedade do continente americano.

Pacopampa fica nas terras altas do Norte do Perú e albergava uma sociedade cuja atividade principal seria o ritual.

Essa sociedade construiu uma arquitetura cerimonial grande e desenvolveu a estratificação social sem qualquer controlo político dos excedentes de bens agrícolas, de acordo com um estudo publicado no revista americana Plos One, no inicio do mês.

Os investigadores japoneses descobriram os restos de 104 indivíduos, sendo que sete desses apresentavam lesões físicas significativas, como fraturas de crânios, faciais ou extremidades.

A descoberta sugere que os indivíduos foram atacados repetidamente, mas não terá sido com objetos afiados, aparentemente.

Um exame à pélvis de um deles põe em cima da mesa a possibilidade de que todas as vítimas teriam pelo menos 35 anos. Além disso, não se encontraram sinais de que as vítimas estivessem desnutridas.

Os investigadores sugerem que em Pacopampa os rituais estariam relacionados com a produção de água e alimentos, assim que foram descobertos sistemas de canais subterrâneos.

De acordo com os especialistas, os enterros de pessoas com feridas graves concentravam-se em lugares onde havia uma alta atividade cerimonial, pelo que se considerava que esta atividade se tornou uma das mais importantes nesta sociedade.

// RT

PARTILHAR

RESPONDER

"Huawei das infraestruturas" compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões

A construtora portuguesa Mota-Engil anuncia que chegou a acordo com a chinesa Communications Construction Company (CCCC) para a venda de 23% das suas acções por 169,4 milhões de euros. A CCCC é considerada a "Huawei …

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …