/

Cientistas descobrem mamífero que sobreviveu à extinção dos dinossauros

Steve Brusatte / University of Edinburgh

O Kimbetopsalis simmonsae era herbívoro e assemelhava-se a um castor.

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie de mamífero pré-histórico que sobreviveu ao evento que levou à extinção dos dinossauros.

Os restos dessa criatura grande e que se assemelha a um roedor fornecem pistas sobre como os mamíferos “dominaram” a Terra após o desaparecimento quando os dinossauros desapareceram.

Kimbetopsalis simmonsae, como foi chamada a recém-descoberta espécie, era herbívoro e se assemelhava a um castor.

A descoberta foi publicada na Zoological Journal of the Lennean Society.

O paleontólogo que liderou a pesquisa, Stephen Brusatte, da Universidade de Edimburgo, contou que o fóssil foi descoberto por uma aluna, Carissa Raymond, enquanto trabalhava numa área de prospecção no Novo México, nos Estados Unidos.

“Percebemos rapidamente que este era um tipo de mamífero totalmente novo, que ninguém conhecia antes”, disse Stephen Brusatte à BBC.

Os investigadores ficaram intrigados com os dentes do animal, que eram especializados em mastigar plantas, com complicadas linhas de pontas agudas na parte traseira e, na parte da frente, incisivos para roer.

Sarah Shelley / University of Edinburgh

Mamífero pré-histórico que sobreviveu ao evento que levou à extinção dos dinossauros

Este grupo de mamíferos, colectivamente conhecido como multituberculata, teve origem juntamente com os dinossauros, durante o período Jurássico, e prosperou durante mais de 100 milhões de anos até serem aparentemente substituídos por roedores.

“Durante o período Jurássico estes animais eram bastante pequenos”, afirmou Stephen Brusatte.

“Foi então que a colisão de um meteorito acabou com os dinossauros e de repente, em termos geológicos, este grupo de animais começou a crescer e a proliferar. Foi assim que começou a ascensão dos mamíferos. E o resultado disso é nós estarmos aqui hoje.”

Os cientistas afirmam que esta e outras descobertas ajudam a formar o cenário sobre como os mamíferos sobreviveram ao evento que causou a extinção dos dinossauros.

“Muitos mamíferos morreram, mas esse grupo específico acabou por se sair bastante bem”, afirmou o investigador. “O mundo mudou num dia. Literalmente.”

“A colisão do asteróide e os dinossauros a serem extintos. Parecia que os mamíferos estavam apenas à espera da sua vez e, assim que os dinossauros desapareceram, eles prosperaram.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.