Cientistas descobrem cancro contagioso entre animais marinhos

O mar está repleto de células de cancro contagiosas que se estão a espalhar entre animais e até entre diferentes espécies marinhas, de acordo com uma pesquisa que levanta dúvidas quanto à possibilidade de a doença também se tornar contagiosa nos humanos.

A investigação, cujos resultados foram publicados na Nature, detectou cancro infecto-contagioso em três tipos diferentes de mariscos. Os investigadores encontraram mexilhões, berbigões e ameijoas, das costas do Canadá e de Espanha, infectados com tumores originários de outros animais.

Esta descoberta que abre a porta à possibilidade de transmissão entre os humanos. No ano passado, um homem infectado com o VIH / SIDA morreu porque tinha um parasita com cancro a crescer dentro de si.

Para já, não há motivos para alarme. “Só é um problema se se for um molusco”, aponta Stephen Goff, professor do Centro Médico da Universidade de Columbia, nos EUA, e um dos investigadores envolvidos na pesquisa, em declarações ao jornal inglês Independent.

“Não há evidências de que os tumores dos moluscos se tenham espalhado para lá dos moluscos. Não é provável que causem problemas porque temos um sistema imunitário que funciona”, nota Goff.

O sistema imunitário dos moluscos é muito primitivo, deixando-os mais expostos a cancros infecciosos. Nos humanos, a mera presença de tumores de outros organismos leva o sistema imunitário a reagir prontamente e a atacá-los, caso esteja a funcionar devidamente.

O cancro é transmissível entre humanos em situações de mãe para o feto e entre gémeos no útero materno ou em situações de transplante de órgãos.

O que não se sabe é se esta descoberta de cancro contagioso no mar pode indiciar uma eventual evolução das células cancerígenas humanas para se tornarem também infecto-contagiosas.

A descoberta motiva necessariamente, “uma mudança de pensamento”, conforme nota Goff. “Há células contagiosas a flutuarem pelo mar que podem colonizar um hospedeiro susceptível”, atesta o professor.

“Os nossos resultados indicam que a transmissão de células de cancro contagiosas é um fenómeno generalizado no ambiente marinho, com múltiplas linhagens independentes a desenvolverem-se em múltiplas espécies”, salienta-se no estudo divulgado no jornal Nature.

Os “casos de cancro transmissível parecem superar as doenças espontâneas, pelo menos nas espécies investigadas até agora”, afirmam ainda os investigadores.

A próxima fase da pesquisa vai centrar-se no estudo dos processos genéticos envolvidos nesta transmissão infecto-contagiosa das células de cancro.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Lavada em lágrimas, primeira-ministra da Dinamarca pede desculpa pelo abate de milhões de martas

Em lágrimas, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, pediu desculpas nesta quinta-feira pela gestão da crise com as martas no país, depois de uma mutação do novo coronavírus encontrada em quintas de criação ter motivado o …

Mistério continua por resolver: um mês após o início do surto de legionella, ainda não há respostas

Há cerca de um mês que o mistério da origem da legionela continua por resolver. A doença continua a fazer mortos na região norte, mas de acordo com o Jornal de Notícias, não tem sido …

Relações "complicadas". Rússia admite abandonar projetos de cooperação com a UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, que se encontrará mais tarde com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, comentou que as relações atuais entre Moscovo e Bruxelas são "complicadas". O Governo russo está a ponderar …

Benfica tem novo central. Luís Filipe Vieira fecha contratação de Lucas Veríssimo

O Benfica deverá pagar 1,3 milhões de euros em mão e outros 5,2 milhões em quatro prestações. Lucas Veríssimo chega do Santos para a posição de defesa central. À semelhança daquilo que fez com Jorge Jesus, …

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …