Cientistas criam sistema que prevê erupções vulcânicas. Poderia ter evitado a tragédia de White Island

gérard / Flickr

Vulcão Whakaari, na Ilha Branca, na Nova Zelândia

Cientistas da Nova Zelândia anunciaram que desenvolveram um novo sistema de alerta para erupções vulcânicas, e que, segundo os investigadores, poderia ter evitado a tragédia de White Island, onde 20 pessoas morreram em dezembro.

O novo sistema, anunciado esta segunda-feira e desenvolvido por uma equipa da Universidade de Auckland, usa algoritmos avançados e inteligência artificial para “aprender” os padrões gerados pelos dados e prever futuras erupções.

“Este sistema deteta os tipos de erupção que provavelmente serão fatais“, disse o professor Shane Cronin, que trabalhou neste projeto com Kempa-Liehr e David Dempsey.

Os cientistas acreditam que, tendo um sistema de alerta precoce como o que desenvolveram, a Nova Zelândia poderia ter evitado a tragédia causada pelo Whakaari, que entrou em erupção a 9 de dezembro de 2019, quando estava em estado de alerta 2 (atividade vulcânica leve) numa escala de 5.

A erupção surpreendeu centenas de turistas na ilha, onde 20 pessoas morreram.

Segundo os cientistas, a erupção foi precedida por uma forte explosão de energia sísmica, cerca de 17 horas antes de ser detetada pelos atuais sistemas de alerta.

“Acreditamos que era um sinal de que o fluido magmático fresco estava a subir e a pressionar a água presa nas rochas superficiais e depósitos soltos que enchiam os respiradouros”, disse Dempsey.

O investigador da Nova Zelândia explicou que a explosão sísmica que precedeu a erupção “é o indicador mais comum” de uma explosão iminente e que esse sinal de alerta “poderia ter sido detetado quase instantaneamente pelo sistema”, permitindo que as autoridades fossem notificadas e a tragédia evitada.

A Nova Zelândia, que tem intensa atividade sísmica e vulcânica, não possui um sistema avançado de alerta em tempo real para erupções e depende de um sistema de informações que não é atualizado com frequência.

Em declarações à BBC, Dempsey frisa que o novo sistema “não deixa de ter as suas ressalvas”. E explicou: “Quando gera um alerta para atividades [vulcânicas] suspeitas, não garante que uma erupção ocorra. No entanto, é uma melhoria relativamente ao sistema atual que não fornece avisos de curto prazo”.

Os resultados da investigação neozelandesa foram recentemente publicados na revista científica Nature Communications.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …