Cientistas criam sistema que prevê erupções vulcânicas. Poderia ter evitado a tragédia de White Island

gérard / Flickr

Vulcão Whakaari, na Ilha Branca, na Nova Zelândia

Cientistas da Nova Zelândia anunciaram que desenvolveram um novo sistema de alerta para erupções vulcânicas, e que, segundo os investigadores, poderia ter evitado a tragédia de White Island, onde 20 pessoas morreram em dezembro.

O novo sistema, anunciado esta segunda-feira e desenvolvido por uma equipa da Universidade de Auckland, usa algoritmos avançados e inteligência artificial para “aprender” os padrões gerados pelos dados e prever futuras erupções.

“Este sistema deteta os tipos de erupção que provavelmente serão fatais“, disse o professor Shane Cronin, que trabalhou neste projeto com Kempa-Liehr e David Dempsey.

Os cientistas acreditam que, tendo um sistema de alerta precoce como o que desenvolveram, a Nova Zelândia poderia ter evitado a tragédia causada pelo Whakaari, que entrou em erupção a 9 de dezembro de 2019, quando estava em estado de alerta 2 (atividade vulcânica leve) numa escala de 5.

A erupção surpreendeu centenas de turistas na ilha, onde 20 pessoas morreram.

Segundo os cientistas, a erupção foi precedida por uma forte explosão de energia sísmica, cerca de 17 horas antes de ser detetada pelos atuais sistemas de alerta.

“Acreditamos que era um sinal de que o fluido magmático fresco estava a subir e a pressionar a água presa nas rochas superficiais e depósitos soltos que enchiam os respiradouros”, disse Dempsey.

O investigador da Nova Zelândia explicou que a explosão sísmica que precedeu a erupção “é o indicador mais comum” de uma explosão iminente e que esse sinal de alerta “poderia ter sido detetado quase instantaneamente pelo sistema”, permitindo que as autoridades fossem notificadas e a tragédia evitada.

A Nova Zelândia, que tem intensa atividade sísmica e vulcânica, não possui um sistema avançado de alerta em tempo real para erupções e depende de um sistema de informações que não é atualizado com frequência.

Em declarações à BBC, Dempsey frisa que o novo sistema “não deixa de ter as suas ressalvas”. E explicou: “Quando gera um alerta para atividades [vulcânicas] suspeitas, não garante que uma erupção ocorra. No entanto, é uma melhoria relativamente ao sistema atual que não fornece avisos de curto prazo”.

Os resultados da investigação neozelandesa foram recentemente publicados na revista científica Nature Communications.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 707 casos de covid-19 e duas mortes em Portugal

Portugal registou este domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Uma das duas mortes por covid-19 registadas este domingo em …

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …