Cientistas criaram um líquido poroso com múltiplos usos (incluindo salvar a Terra)

Queen's University Belfast

-

Cientistas do Reino Unido criaram um líquido poroso com potencial para uma enorme gama de novas tecnologias, incluindo a “captura de carbono”.

O novo líquido pode dissolver quantidades invulgarmente grandes de gás, que são absorvidas nos “buracos” da substância.

Os resultados da pesquisa, desenvolvida por cientistas da Queen’s University Belfast (Irlanda do Norte) em conjunto com investigadores da Universidade de Liverpool (Inglaterra), foram publicados na revista Nature.

De acordo com Stuart James, da Escola de Engenharia Química e de Química da Queen’s University, os materiais que contêm buracos permanentes, ou poros, são tecnologicamente importantes.

“Eles são usados para a fabricação de uma ampla gama de produtos, desde garrafas de plástico a combustíveis. No entanto, até recentemente, esses materiais porosos têm sido somente sólidos. O que fizemos foi conceber um líquido especial”, descreve o investigador.

As moléculas que compõem esse líquido foram projetadas para que ele não pudesse encher todo o espaço no qual se encontra, criando “vazios”. Em seguida, os investigadores fizerem testes e confirmaram que o líquido poroso era capaz de dissolver enormes quantidades de gás.

Aplicações importantes

As primeiras experiências apontam para aplicações interessantes a longo prazo.

O projeto de investigação de três anos pode pavimentar o caminho para processos químicos muito mais eficientes e amigos do ambiente, incluindo o procedimento conhecido como captura de carbono – a captura de dióxido de carbono a partir de grandes fontes – por exemplo, uma central de energia de combustíveis fósseis – para armazená-lo e evitar a sua entrada na atmosfera.

Stuart James explica que “mais estudos são necessários, mas se pudermos encontrar aplicações para estes líquidos porosos estes poderiam resultar em processos químicos novos ou melhorados”.

“No mínimo, conseguimos demonstrar um princípio muito novo – que, através da criação de buracos em líquidos, pode-se aumentar drasticamente a quantidade de gás que ele pode dissolver“, conclui o investigador.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já existe há muito tempo um mecanismo de captura de carbono extremamente eficiente e ecológico.
    Em vez de tentar reinventar a roda, plantem-se árvores e promova-se a cobertura de solo e a formação de húmus.

RESPONDER

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cientistas descobriram o que comiam os primeiros australianos

Uma equipa de arqueólogos e anciões aborígines encontraram sobras carbonizadas de há 65 mil anos, que estão a mostrar o que comiam as primeiras pessoas a viver na Austrália. Os investigadores e anciões aborígines locais recuperaram recentemente …

Estivadores avançam para greve total no Porto de Lisboa

Os estivadores do porto de Lisboa decidiram, esta sexta-feira, convocar uma greve total, de 9 a 30 de março, face à decisão das empresas de estiva de pedirem a insolvência da A-ETPL, Associação – Empresa …

Rui Rio quer controlar contactos entre a bancada do PSD e jornalistas

A direção do PSD enviou, esta sexta-feira, um comunicado aos deputados no qual determina que os contactos com os jornalistas deverão ser efetuados de forma articulada através da assessoria de imprensa. De acordo com a revista …