Cientistas criam novo tipo de ouro

(dr) Lawrence Livermore National Laboratory

Sob condições extremas, o ouro reorganizou os seus átomos e formou uma estrutura até então desconhecida. Quando as pressões foram “empurradas” para o equivalente àquelas que se fazem sentir no centro da Terra, o ouro ficou ainda mais estranho.

Uma equipa de cientistas do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) e do Carnegie Institution for Science usaram um laser de alta energia para aquecer ouro a temperaturas extremas e comprimiram-no a pressões tão altas quanto aquelas que se fazem sentir no centro da Terra.

Os investigadores colocaram um pequeno pedaço de plástico em frente a um pequeno fragmento de ouro e dispararam o laser de alta energia através do plástico, causando “uma explosão que envia plástico para um lado e ondas de choque na direção oposta”, explicou o principal autor do artigo científico, Richard Briggs, do LLNL.

As ondas de choque atingiram o ouro e fizeram com que se comprimisse e aquecesse em nanossegundos. Segundo o LiveScience, a equipa lançou raios-X em direção ao ouro e detetaram para onde é que os raios foram refletidos de forma a descobrir a sua estrutura.

Esta “é a primeira vez que conseguimos atingir condições de alta pressão e de alta temperatura e analisá-las usando raios-X”, disse Briggs, adiantando que a equipa foi completamente surpreendida.

Normalmente, o ouro forma uma estrutura cristalina, a que os cientistas de materiais chamam de face-centered cubic (fcc). Se imaginarmos um dado, isto significa que os átomos se posicionariam em cada canto e em cada face. Ao contrário desta nova experiência, a maior parte dos estudos realizados em ouro envolveu comprimir lentamente o material à temperatura ambiente.

Mas quando Briggs e sua equipa comprimiram o ouro a altas temperaturas, formaram aquilo a que chamaram de estrutura body-centered cubic (bcc).Se imaginarmos novamente um dado, seria como se os átomos estivessem em cada canto, com apenas um átomo no meio.

A descoberta de que o ouro pode formar esta nova estrutura pode mudar a forma como os cientistas usam o elemento como padrão em experiências de alta pressão, disse o investigador. O artigo científico foi recentemente publicado na Physical Review Letters.

A equipa descobriu que a estrutura do ouro começou a mudar de 250 para 980 gigapascal (GPa), 2,2 milhões de vezes a pressão atmosférica do planeta. Além disso, quando os cientistas comprimiram o ouro além de 250 GPa para pressões equivalentes àquelas encontradas no centro da Terra (cerca de 330 GPa), o material derreteu.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Errata para o ante-penúltimo parágrafo:
    Onde nesse parágrafo está “face-centered cubic” deve estar “body-centered cubic”.

    BCC é Body Centered Cubic (átomos em cada canto do cubo e mais um no seu centro).
    Ver por exemplo https://en.wikipedia.org/wiki/Cubic_crystal_system

    * * *

    Errata para o último parágrafo:
    Onde está “gigabytes” deve estar “gigapascal”.

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …