Cientistas constroem motor com um único átomo

Johannes Roßnagel et al. / Johannes Gutenberg University, Mainz, Germany

Vista da câmara de vácuo na qual o átomo de Cálcio é aprisionado

Vista da câmara de vácuo na qual o átomo de Cálcio é aprisionado

Físicos experimentais da Universidade de Mainz, na Alemanha, liderados pelo professor Johannes Roßnagel criaram o menor motor térmico até construido: um motor que usa apenas um átomo de Cálcio.

Um motor térmico usa a diferença de temperatura entre dois meios para produzir trabalho, ao mesmo tempo que transfere calor do meio mais quente para o mais frio.

O tradicional motor de combustão interna dos automóveis é um tipo de motor térmico, e o princípio de funcionamento é o mesmo, tanto para o motor do seu automóvel, como para o motor molecular do professor Johannes Roßnagel.

O motor do professor não é exactamente novidade: Roßnagel propôs um modelo teórico em 2014, mas até agora ninguém tinha conseguido criá-lo.

A equipa do professor Roßnagel conseguiu fazê-lo aprisionando um átomo de Cálcio-40 num cone de energia electromagnética, de forma que o átomo não pudesse escapar.

Os resultados do estudo do professor Roßnagel foram publicados na revista Science.

O funcionamento da máquina envolve o uso de dois lasers, apontados às duas extremidades do cone. O laser apontando para o vértice aquece o átomo, e o outro arrefece-o com o método de Doppler.

O aquecimento “aumenta” o tamanho do átomo, forçando-o a mover-se pelo cone em direcção à base. Ao chegar à base, o átomo arrefece e move-se em direcção ao vértice.

A equipa do professor Roßnagel conseguiu tornar este processo mais eficiente colocando a frequência do ciclo de aquecimento e arrefecimento do átomo em ressonância com a frequência natural do átomo.

Johannes Roßnagel et al. / Johannes Gutenberg University, Mainz, Germany

-

O movimento do átomo produziu uma espécie de onda sonora crescente, criando energia que o professor Roßnagel conseguiu medir, e que teoricamente poderia ser aproveitada – como se o átomo fosse um pistão.

E não é aí que param as semelhanças com um motor de automóvel. A energia produzida é de cerca de 1,5 kw por kg, ou seja, na mesma escala de um motor de automóvel.

Será que dá para fazer um motor menor?

“Em teoria, sim. Podemos usar um electrão em vez de um átomo, mas do ponto de vista científico, não há diferença, já que ambos são tratados como partículas simples, e comportam-se da mesma forma”, diz o professor Roßnagel, citado pela PHYS.org.

Por enquanto, o motor é só uma curiosidade científica: tem o tamanho de um átomo, mas o equipamento para o fazer funcionar ocupa uma sala.

Mas é na realidade um pouco mais que uma curiosidade, serve para chegar a novas descobertas na ciência fundamental das máquinas térmicas.

“Não vejo uma aplicação directa para este motor. Fizemos investigação básica e tentámos chegar a uma melhor compreensão da termodinâmica das partículas simples”, explica Roßnagel.

Mas talvez essa nova compreensão venha a conduzir a motores mais eficientes.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook está a criar (com sucesso) tecnologia capaz de ler mentes

Há cerca de dois anos, o Facebook começou a desenvolver uma tecnologia capaz de ler as mentes das pessoas. Agora, a empresa apresentou com sucesso os primeiros resultados da sua investigação. O Facebook quer disponibilizar uma …

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …