Cientistas constroem motor com um único átomo

Johannes Roßnagel et al. / Johannes Gutenberg University, Mainz, Germany

Vista da câmara de vácuo na qual o átomo de Cálcio é aprisionado

Vista da câmara de vácuo na qual o átomo de Cálcio é aprisionado

Físicos experimentais da Universidade de Mainz, na Alemanha, liderados pelo professor Johannes Roßnagel criaram o menor motor térmico até construido: um motor que usa apenas um átomo de Cálcio.

Um motor térmico usa a diferença de temperatura entre dois meios para produzir trabalho, ao mesmo tempo que transfere calor do meio mais quente para o mais frio.

O tradicional motor de combustão interna dos automóveis é um tipo de motor térmico, e o princípio de funcionamento é o mesmo, tanto para o motor do seu automóvel, como para o motor molecular do professor Johannes Roßnagel.

O motor do professor não é exactamente novidade: Roßnagel propôs um modelo teórico em 2014, mas até agora ninguém tinha conseguido criá-lo.

A equipa do professor Roßnagel conseguiu fazê-lo aprisionando um átomo de Cálcio-40 num cone de energia electromagnética, de forma que o átomo não pudesse escapar.

Os resultados do estudo do professor Roßnagel foram publicados na revista Science.

O funcionamento da máquina envolve o uso de dois lasers, apontados às duas extremidades do cone. O laser apontando para o vértice aquece o átomo, e o outro arrefece-o com o método de Doppler.

O aquecimento “aumenta” o tamanho do átomo, forçando-o a mover-se pelo cone em direcção à base. Ao chegar à base, o átomo arrefece e move-se em direcção ao vértice.

A equipa do professor Roßnagel conseguiu tornar este processo mais eficiente colocando a frequência do ciclo de aquecimento e arrefecimento do átomo em ressonância com a frequência natural do átomo.

Johannes Roßnagel et al. / Johannes Gutenberg University, Mainz, Germany

-

O movimento do átomo produziu uma espécie de onda sonora crescente, criando energia que o professor Roßnagel conseguiu medir, e que teoricamente poderia ser aproveitada – como se o átomo fosse um pistão.

E não é aí que param as semelhanças com um motor de automóvel. A energia produzida é de cerca de 1,5 kw por kg, ou seja, na mesma escala de um motor de automóvel.

Será que dá para fazer um motor menor?

“Em teoria, sim. Podemos usar um electrão em vez de um átomo, mas do ponto de vista científico, não há diferença, já que ambos são tratados como partículas simples, e comportam-se da mesma forma”, diz o professor Roßnagel, citado pela PHYS.org.

Por enquanto, o motor é só uma curiosidade científica: tem o tamanho de um átomo, mas o equipamento para o fazer funcionar ocupa uma sala.

Mas é na realidade um pouco mais que uma curiosidade, serve para chegar a novas descobertas na ciência fundamental das máquinas térmicas.

“Não vejo uma aplicação directa para este motor. Fizemos investigação básica e tentámos chegar a uma melhor compreensão da termodinâmica das partículas simples”, explica Roßnagel.

Mas talvez essa nova compreensão venha a conduzir a motores mais eficientes.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …