Cientistas conseguem finalmente ver a fotossíntese a funcionar

Pode ser uma das reacções mais comuns (e importantes) do planeta, mas a fotossíntese ainda esconde vários segredos e só agora os cientistas criaram uma forma de poder espreitar o seu funcionamento em detalhe.

Pode parecer um pouco estranho que, com tanta tecnologia ao nosso dispor, não se saiba ainda exactamente como é que a fotossíntese funciona, ao ponto de a conseguirmos replicar – ou melhorar.

Mas ficamos agora mais perto disso com um novo sistema de captura com um laser de raios-X que permite aos cientistas observar esse processo em detalhe.

Ainda não foi possível obter todas as respostas sobre como é formado o nosso precioso oxigénio, mas os cientistas esperam que com este novo sistema isso seja apenas uma questão de tempo.

Anteriormente, para se obterem registos idênticos era necessário “congelar” as proteínas, o que afectaria o seu comportamento.

Com este sistema a laser, as capturas podem ser feitas à temperatura ambiente, o que se torna bastante mais próximo da realidade.

Quando se descobrirem todos os segredos da fotossíntese, ficam abertas as portas à sua replicação – e não faltam inúmeras possibilidades de aplicação, que poderão por exemplo revolucionar o aproveitamento da energia solar e a geração de combustíveis.

Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.