Pode ser uma das reacções mais comuns (e importantes) do planeta, mas a fotossíntese ainda esconde vários segredos e só agora os cientistas criaram uma forma de poder espreitar o seu funcionamento em detalhe.
Pode parecer um pouco estranho que, com tanta tecnologia ao nosso dispor, não se saiba ainda exactamente como é que a fotossíntese funciona, ao ponto de a conseguirmos replicar – ou melhorar.
Mas ficamos agora mais perto disso com um novo sistema de captura com um laser de raios-X que permite aos cientistas observar esse processo em detalhe.
Ainda não foi possível obter todas as respostas sobre como é formado o nosso precioso oxigénio, mas os cientistas esperam que com este novo sistema isso seja apenas uma questão de tempo.
Anteriormente, para se obterem registos idênticos era necessário “congelar” as proteínas, o que afectaria o seu comportamento.
Com este sistema a laser, as capturas podem ser feitas à temperatura ambiente, o que se torna bastante mais próximo da realidade.
Quando se descobrirem todos os segredos da fotossíntese, ficam abertas as portas à sua replicação – e não faltam inúmeras possibilidades de aplicação, que poderão por exemplo revolucionar o aproveitamento da energia solar e a geração de combustíveis.