Cientistas “captam” monstro com 500 milhões de anos na hora da caça

Uma equipa de cientistas canadianos conseguiu “capturar imagens” de uma espécie de animal marinho com 500 milhões de anos, descoberta recentemente nas Montanhas Rochosas, que reconstituem como o animal caçava as suas presas.

O monstro marinho pertence ao período Cambriano (de 541 a 485 milhões de anos atrás) e foi encontrado por oceanógrafos canadianos no Folhelho Burgess, nas Montanhas Rochosas, considerado uma das principais jazidas de fósseis do mundo.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na BMC Evolutionary Biology.

O verme, composto por nove tentáculos do tamanho de polegares humanos, tinha uma aparência um bocado estranha.

A equipa de cientistas, liderada por Jean-Bernard Caron, investigador do Royal Ontario Museum, criou uma animação que mostra como este animal fazia para “capturar” uma presa.

De acordo com o Science Daily, os investigadores acreditam que as garras muito curvadas nos membros traseiros poderiam permitir à criatura, tal como acontecia com outras espécies lobopodianas, que esta se ancorasse em superfícies duras e conseguisse ficar praticamente erguida.

Danielle Dufault / Royal Ontario Museum

Conceito artístico do Ovatiovermis cribatus

Conceito artístico do Ovatiovermis cribatus

Por sua vez, os dois longos pares de membros espinhosos na parte superior seriam usados para filtrar ou recolher alimentos da água e aproximá-los da boca.

Graças a esta posição, parece que o animal está sempre a bater palmas (o que, na verdade, seria o movimento perfeito para atrair vítimas), por isso, foi batizado com o nome Ovatiovermis cribatus.

Segundo o oceanógrafo Cédric Aria, investigador da Universidade de Toronto e um dos autores do estudo, “a adaptabilidade funcional desta criatura reflete-se no seu nome científico”.

Cribratus é a palavra em latim para ‘peneirar’’ e Ovatiovermis está relacionada à postura: uma criatura tipo verme que ficava em posição de ovação perpétua”, explica.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …