/

Cientistas calcularam quanto tempo ainda resta ao Universo

8

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio e do Observatório Astronómico do Japão concluiu que o Universo não entrará em colapso dentro de 140 mil milhões de anos.

O período de tempo foi calculado como parte de uma análise abrangente dos efeitos da chamada energia escura, amplamente considerada a par da matéria escura como um catalisador para a expansão e destruição do Universo.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores observaram cerca de 10 milhões de galáxias ao longo de um ano, recorrendo a uma câmara de alta resolução desenvolvida para o teleescópio Subaru, no Havai, Estados Unidos – a Hyper Suprime-Cam.

A análise dos dados determinou que o tempo que resta até à autodestruição do Universo – cerca de 10 vezes da sua idade atual – é maior do que apontavam as estimativas anteriores, uma vez que os cientistas encontraram uma taxa de crescimento da energia escura menor do que relatado anteriormente.

Estimativas anteriores, apontavam que o Universo tinha 22 mil milhões de anos de vida.

“Esperamos estudar muitas mais galáxias e descobrir o que vai acontecer quando o Universo acabar”, revelou Chiaki Hikage, professor na Universidade de Tóquio e líder do estudo publicado nesta semana no portal científico arXiv.org.

ZAP // RT / SputnikNews

8 Comments

  1. A equipa de cientistas não teve em consideração a geringonça. A continuar o que tem feito, vai dar cabo disto tudo num piscar de olhos!

  2. Acho que os cientistas deveriam perder seu valioso tempo em pesquisar coisas palpáveis e não situações que nem nossa milionésima geração vai estar aqui para saber ….. eles nem sabem que fim vai ter a terra em que vivemos o que dirá do infinito espaço….

  3. Sabem sim quando planeta deixará de existir, e sim toda pesquisa em ciências tem valor. O diria de Galileu ficar batendo de frente com a igreja católica, se a bíblia já dizia a verade? Estaríamos na ignorância até hoje se homens não devotassem suas vidas ao conhecimento

  4. Assim também eu arriscava uns prognósticos; pois ainda falta um bocadão de tempo e não temos qualquer esperança de estarmos por cá para o confirmar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.