Físicos arrefeceram um objeto para além do limite conhecido

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST)

O cilindro que a equipa de físicos arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura.

Pela primeira vez, uma equipa de físicos conseguiu arrefecer um objeto mecânico a uma temperatura mais fria do que se acreditava ser possível.

Os especialistas conseguiram arrefecer um cilindro microscópico para cerca uma temperatura de 360 micro Kelvin, um valor 10 mil vezes mais pequeno do que a temperatura do vácuo do espaço – transformando-o no objeto mais frio de sempre.

“É muito mais frio do que qualquer temperatura que ocorra naturalmente em qualquer parte do universo”, disse John Teufel, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA em Boulder, Colorado.

No estudo, publicado na revista Nature, os cientistas revelam que o cilindro arrefecido ficou a menos de um quinto de um “quantum do valor mínimo que as leis da física diziam que as temperaturas poderiam atingir. O quantum é a energia contida num fotão.

Segundo os especialistas, a nova técnica é tão poderosa que poderá vir a ser usada para arrefecer objetos a zero absoluto – que corresponde a -273,15 °C, ou –459.67 °F e é a temperatura em que a matéria fica desprovida de quase toda a energia e movimento.

Normalmente, os físicos usam lasers para retardar o movimento dos átomos, o que amortece as vibrações térmicas que ocorrem num material e arrefece um objeto.

Quanto mais organizada é a luz laser, mais a superfície arrefece. A nova técnica eleva as coisas para um novo patamar – usa algo chamado de “luz comprimida” para arrefecer os átomos mais do que se pensava ser possível.

A luz comprimida é um tipo de luz que segue mais numa direção em relação a outra. Isso retira o ruído quântico desnecessário das partículas de luz, porque normalmente esse ruído aquece qualquer objeto que os cientistas tentem arrefecer.

O cilindro que a equipa arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura, e foi incorporado num circuito supercondutor. Este tipo de objeto pode ser no futuro usado na criação de tecnologia super-rápida, como computadores quânticos.

Quanto mais frio o cilindro ficar, mais preciso será. Os sensores ficam mais sensíveis e a informação pode ser armazenada em maior quantidade e durante mais tempo.

BZR, ZAP // Hypescience

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já podemos usar essa “arma” contra os extra-terrestres!
    Assim quando começar a invasão apontamos-lhes o dedo ao nariz (se eles tiverem nariz) e com muita calminha e com ar de superioridade dizemos-lhes:

    Ó cowboys do espaço nem tentem, ou vão ser arrefecidos para uma temperatura de cerca de 360 micro Kelvin! AHH POIS É BEBÉ…

RESPONDER

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …

André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana. O corpo de intervenção da …

Ana Gomes promete encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para liderança do PS

A candidata presidencial Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos, que na sexta-feira se junta à sua campanha, a avançar para a liderança do PS, quando a questão da sucessão de António Costa se colocar …

Católica prevê queda do PIB de 2% este ano devido ao confinamento

Os economias da Universidade Católica de Lisboa traçaram cenários, sendo que o mais pessimista prevê uma contração de 4% este ano e o mais otimista aponta para um crescimento de 3%. A Universidade Católica de Lisboa …

Empresas podem pedir subsídios a fundo perdido a partir desta quinta-feira

As empresas mais afetadas pela pandemia podem apresentar as suas candidaturas ao Apoiar.pt, um programa de subsídios a fundo perdido, a partir desta quinta-feira. As candidaturas devem ser feitas através do Balcão 2020. Os apoios pedidos …

Centenas de pessoas deram sangue em Lisboa, mas houve quem esperasse 5 horas

Os portugueses responderam bem ao pedido da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e, em Lisboa, centenas de pessoas fizeram fila para dar sangue. Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) …

Espanhóis e portugueses interessados na nova PPP do Hospital de Cascais

O concurso internacional para uma nova Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Cascais atraiu a atenção de interessados portugueses e espanhóis. Em maio do ano passado, o Governo deu a autorização para o lançamento de um …