Físicos arrefeceram um objeto para além do limite conhecido

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST)

O cilindro que a equipa de físicos arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura.

Pela primeira vez, uma equipa de físicos conseguiu arrefecer um objeto mecânico a uma temperatura mais fria do que se acreditava ser possível.

Os especialistas conseguiram arrefecer um cilindro microscópico para cerca uma temperatura de 360 micro Kelvin, um valor 10 mil vezes mais pequeno do que a temperatura do vácuo do espaço – transformando-o no objeto mais frio de sempre.

“É muito mais frio do que qualquer temperatura que ocorra naturalmente em qualquer parte do universo”, disse John Teufel, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA em Boulder, Colorado.

No estudo, publicado na revista Nature, os cientistas revelam que o cilindro arrefecido ficou a menos de um quinto de um “quantum do valor mínimo que as leis da física diziam que as temperaturas poderiam atingir. O quantum é a energia contida num fotão.

Segundo os especialistas, a nova técnica é tão poderosa que poderá vir a ser usada para arrefecer objetos a zero absoluto – que corresponde a -273,15 °C, ou –459.67 °F e é a temperatura em que a matéria fica desprovida de quase toda a energia e movimento.

Normalmente, os físicos usam lasers para retardar o movimento dos átomos, o que amortece as vibrações térmicas que ocorrem num material e arrefece um objeto.

Quanto mais organizada é a luz laser, mais a superfície arrefece. A nova técnica eleva as coisas para um novo patamar – usa algo chamado de “luz comprimida” para arrefecer os átomos mais do que se pensava ser possível.

A luz comprimida é um tipo de luz que segue mais numa direção em relação a outra. Isso retira o ruído quântico desnecessário das partículas de luz, porque normalmente esse ruído aquece qualquer objeto que os cientistas tentem arrefecer.

O cilindro que a equipa arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura, e foi incorporado num circuito supercondutor. Este tipo de objeto pode ser no futuro usado na criação de tecnologia super-rápida, como computadores quânticos.

Quanto mais frio o cilindro ficar, mais preciso será. Os sensores ficam mais sensíveis e a informação pode ser armazenada em maior quantidade e durante mais tempo.

BZR, ZAP // Hypescience

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já podemos usar essa “arma” contra os extra-terrestres!
    Assim quando começar a invasão apontamos-lhes o dedo ao nariz (se eles tiverem nariz) e com muita calminha e com ar de superioridade dizemos-lhes:

    Ó cowboys do espaço nem tentem, ou vão ser arrefecidos para uma temperatura de cerca de 360 micro Kelvin! AHH POIS É BEBÉ…

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …