Físicos arrefeceram um objeto para além do limite conhecido

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST)

O cilindro que a equipa de físicos arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura.

Pela primeira vez, uma equipa de físicos conseguiu arrefecer um objeto mecânico a uma temperatura mais fria do que se acreditava ser possível.

Os especialistas conseguiram arrefecer um cilindro microscópico para cerca uma temperatura de 360 micro Kelvin, um valor 10 mil vezes mais pequeno do que a temperatura do vácuo do espaço – transformando-o no objeto mais frio de sempre.

“É muito mais frio do que qualquer temperatura que ocorra naturalmente em qualquer parte do universo”, disse John Teufel, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA em Boulder, Colorado.

No estudo, publicado na revista Nature, os cientistas revelam que o cilindro arrefecido ficou a menos de um quinto de um “quantum do valor mínimo que as leis da física diziam que as temperaturas poderiam atingir. O quantum é a energia contida num fotão.

Segundo os especialistas, a nova técnica é tão poderosa que poderá vir a ser usada para arrefecer objetos a zero absoluto – que corresponde a -273,15 °C, ou –459.67 °F e é a temperatura em que a matéria fica desprovida de quase toda a energia e movimento.

Normalmente, os físicos usam lasers para retardar o movimento dos átomos, o que amortece as vibrações térmicas que ocorrem num material e arrefece um objeto.

Quanto mais organizada é a luz laser, mais a superfície arrefece. A nova técnica eleva as coisas para um novo patamar – usa algo chamado de “luz comprimida” para arrefecer os átomos mais do que se pensava ser possível.

A luz comprimida é um tipo de luz que segue mais numa direção em relação a outra. Isso retira o ruído quântico desnecessário das partículas de luz, porque normalmente esse ruído aquece qualquer objeto que os cientistas tentem arrefecer.

O cilindro que a equipa arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura, e foi incorporado num circuito supercondutor. Este tipo de objeto pode ser no futuro usado na criação de tecnologia super-rápida, como computadores quânticos.

Quanto mais frio o cilindro ficar, mais preciso será. Os sensores ficam mais sensíveis e a informação pode ser armazenada em maior quantidade e durante mais tempo.

BZR, ZAP // Hypescience

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já podemos usar essa “arma” contra os extra-terrestres!
    Assim quando começar a invasão apontamos-lhes o dedo ao nariz (se eles tiverem nariz) e com muita calminha e com ar de superioridade dizemos-lhes:

    Ó cowboys do espaço nem tentem, ou vão ser arrefecidos para uma temperatura de cerca de 360 micro Kelvin! AHH POIS É BEBÉ…

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …