Físicos arrefeceram um objeto para além do limite conhecido

Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST)

O cilindro que a equipa de físicos arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura.

Pela primeira vez, uma equipa de físicos conseguiu arrefecer um objeto mecânico a uma temperatura mais fria do que se acreditava ser possível.

Os especialistas conseguiram arrefecer um cilindro microscópico para cerca uma temperatura de 360 micro Kelvin, um valor 10 mil vezes mais pequeno do que a temperatura do vácuo do espaço – transformando-o no objeto mais frio de sempre.

“É muito mais frio do que qualquer temperatura que ocorra naturalmente em qualquer parte do universo”, disse John Teufel, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA em Boulder, Colorado.

No estudo, publicado na revista Nature, os cientistas revelam que o cilindro arrefecido ficou a menos de um quinto de um “quantum do valor mínimo que as leis da física diziam que as temperaturas poderiam atingir. O quantum é a energia contida num fotão.

Segundo os especialistas, a nova técnica é tão poderosa que poderá vir a ser usada para arrefecer objetos a zero absoluto – que corresponde a -273,15 °C, ou –459.67 °F e é a temperatura em que a matéria fica desprovida de quase toda a energia e movimento.

Normalmente, os físicos usam lasers para retardar o movimento dos átomos, o que amortece as vibrações térmicas que ocorrem num material e arrefece um objeto.

Quanto mais organizada é a luz laser, mais a superfície arrefece. A nova técnica eleva as coisas para um novo patamar – usa algo chamado de “luz comprimida” para arrefecer os átomos mais do que se pensava ser possível.

A luz comprimida é um tipo de luz que segue mais numa direção em relação a outra. Isso retira o ruído quântico desnecessário das partículas de luz, porque normalmente esse ruído aquece qualquer objeto que os cientistas tentem arrefecer.

O cilindro que a equipa arrefeceu tinha 20 micrómetros de diâmetro e 100 nanómetros de espessura, e foi incorporado num circuito supercondutor. Este tipo de objeto pode ser no futuro usado na criação de tecnologia super-rápida, como computadores quânticos.

Quanto mais frio o cilindro ficar, mais preciso será. Os sensores ficam mais sensíveis e a informação pode ser armazenada em maior quantidade e durante mais tempo.

BZR, ZAP // Hypescience

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já podemos usar essa “arma” contra os extra-terrestres!
    Assim quando começar a invasão apontamos-lhes o dedo ao nariz (se eles tiverem nariz) e com muita calminha e com ar de superioridade dizemos-lhes:

    Ó cowboys do espaço nem tentem, ou vão ser arrefecidos para uma temperatura de cerca de 360 micro Kelvin! AHH POIS É BEBÉ…

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …